A incrível escola de música Artist Works

Ensina à distância com grandes astros da música

Artist works é uma escola de música exclusivamente online que eleva o nível do jogo.

Aprender música pela Internet já não é novidade e há toda uma nova geração que aprendeu, pelo menos parcialmente, em vídeos online – gratuitos ou pagos. Há uma profusão de tutoriais disponíveis no Youtube, cursos em plataformas de assinatura e até mesmo lições por Skype – diversas formas de cursar uma escola de música no interior da sua própria casa.

Um dos maiores canais de música no Youtube brasileiro, por exemplo, é o canal do multi-instrumentista Fabio Lima. Confira, caso você não conheça. Outro bom exemplo é o canal do pianista e professor Felipe Scagliusi. Ambos oferecem lições gratuitas e curso pago de música. São ótimos professores, e há muitos outros canais semelhantes no Brasil e no mundo – há opções inteiramente gratuitas, aproveite. Ou seja, tem muito material por aí.

Há, no entanto, uma escola especialíssima que você pode cursar de dentro da sua casa. Estamos falando da Artist Works, com sede nos Estados Unidos e alunos em todo o globo. O que faz esta escola ser tão especial é o seu time de professores. Você gostaria de estudar guitarra com o Paul Gilbert? Baixo com John Patitucci? Harmônica com Howard Levy? Saxofone com Eric Marienthal? Estes são músicos do primeiro time mundial, e você pode ter aulas com eles.

Há um ponto importante. Naturalmente, as aulas são gravadas – como videoaulas comuns. Mas o diferencial da Artist Works está no que eles chamam de Video Exchange Learning. É uma plataforma exclusiva que podemos resumir assim: você assiste à aula e o professor propõe um exercício ao final do conteúdo. Você estuda bastante e grava um vídeo tocando o exercício, ou improvisando, conforme o caso. O professor assiste sua performance lá onde ele estiver (pode ser em uma turnê pelo Japão, por exemplo) e ele mesmo grava um vídeo especialmente para você, comentando seu desempenho e dando orientações. Você só saberá o quanto isso é empolgante e estimulante quando receber um vídeo de Paul Gilbert, por exemplo, falando diretamente com você, comentando seu desempenho e elogiando seu progresso (geralmente eles são rigorosos mas também gentis e empolgados, para não desanimar o aluno com críticas duras demais ou com comentários desanimados). Esse é o ponto. Para quem aprendeu a tocar nos anos 80, com vídeo aulas em VHS de alguns destes mesmos professores, é uma oportunidade maravilhosa que os alunos de hoje em dia possuem. O preço fica em torno de 30 dólares por mês, muito menos do que vale, se você puder pagar.

Os professores não improvisam o conteúdo em frente às câmeras, é visível que cada curso é muito bem estruturado, bem planejado e bem gravado. As aulas fluem bem e nenhum conteúdo fica mal explorado ou esquecido. Isso é algo que diferencia este curso de boa parte das aulas disponíveis na internet, muitas delas são apenas uma reunião de vídeos sem nenhum planejamento que os una em sequência. E os cerca de 35 professores não são apenas ótimos músicos, mas também professores experientes.

Não vamos nomear todos os professores. Se tiver curiosidade vá até www.artistworks.com e dê uma checada. Há algumas aulas disponíveis gratuitamente para quem tiver interesse em conhecer o sistema. Mesmo sendo óbvio, lembre-se que é necessário algum entendimento de inglês para compreender as aulas, mas não é necessário ser fluente – a maioria dos professores tem uma pronúncia alta e clara. Um inglês macarrônico já dá conta do recado.

A escola é uma criação de David Butler, experiente programador e um dos responsáveis pela implantação do AOL, provavelmente o primeiro gigante da internet. Como músico amador e estudante, David criou aquilo que ele imaginou que seria a escola online ideal, incluindo o feedback exclusivo através de vídeo. Diria que ele acertou na mosca.

Desnecessário dizer, mas é bom deixar claro que este post não é pago nem patrocinado. Realmente acreditamos que a Artist Works fornece uma experiência única a um preço perfeitamente razoável. É ideal para quem sempre vem adiando o dia de voltar a estudar, a se dedicar um pouco mais para se desenvolver no instrumento. Embora muitos cursos iniciem em conceitos bem básicos, não recomendamos para iniciantes sem nenhuma experiência. Um pouco de conhecimento prévio é necessário para que se aproveite ao máximo o conhecimento de professores tão especiais.

Em breve falaremos de outros cursos online. Se tem uma sugestão, escreva-nos por favor. E aproveite para se inscrever na lista de e-mails.

Licença Creative Commons
Este trabalho de Musicosmos, está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui