Chick Corea & Béla Fleck: The Enchantment – Review

Os aficionados do jazz, sem dúvida, já conhecem os talentos iluminados de Béla Fleck e Chick Corea. Venerados maestros de seus instrumentos (banjo e piano, respectivamente), ambos são tão famosos quanto ganhadores do Grammy devem ser, e são conhecidos por suas explorações sonoras apaixonadas e de mente aberta, embora geralmente feitas separadamente.

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The Enchantment é a primeira colaboração completa da dupla, apesar de manterem uma agradável amizade que começou na década de 1990, quando Fleck convidou Corea – uma de suas inspirações de longa data – para tocar em dois discos do Flecktones. Chick retribuiu o favor com Fleck em seu álbum ao vivo de 2005, Rendezvous In New York.

Embora Corea e Fleck estejam agrupados sob o termo genérico “jazz”, eles tendem a ocupar campos artísticos e estilísticos um tanto diferentes, e isso é em parte o que torna esta colaboração uma surpresa tão agradável.

O trabalho de Fleck com a banda Flecktones combina música acústica e eletrônica com folk, bluegrass, funk e jazz, embora ele também já tenha tocado Debussy e Chopin no banjo. Enquanto isso, a longa carreira de Corea passou por tantas reviravoltas musicais que é difícil imaginar algo que esteja fora do alcance dele.

A chave para o sucesso do projeto reside não tanto no contraste de técnicas e estilos díspares, mas na encruzilhada onde essas qualidade se sobrepõem: mais especificamente, onde os músicos não apenas se encontram, mas transcendem alegremente nossas expectativas, o que acontece muitas vezes.

Trocando melodias e contrapontos para frente e para trás com fluidez e habilidade invejáveis, a dupla troca de papéis democraticamente, sola e acompanha com o tipo de facilidade geralmente associada a parceiros musicais de longa data.

As combinações em camadas do agitado banjo staccato de Fleck e os acordes exuberantes e sonoros do piano de Corea soam surpreendentemente bem. Talvez isso tenha algo a ver com o antigo objetivo de Fleck de criar “sons de sinos” com seu banjo, ou a propensão vanguardista de Corea de entrar no piano e dedilhar suas cordas, mas sejam quais forem as razões, os resultados são deslumbrantemente sonoros.

Béla é responsável por seis das músicas aqui, Chick por quatro (a décima primeira faixa é uma versão lúdica de “Brazil”), mas você nunca adivinharia quem compôs qual faixa, já que os arranjos entrelaçados e a forma de tocar da dupla combinam muito bem.

Quão fluido? Bem, o banjo de Fleck pode ir do bom e velho country blues do sul aos riffs de jazz intrincados em um minuto, enquanto o amor de Corea por grooves latinos e sonatas clássicas brilha no minuto seguinte.

Há algumas passagens de grande dificuldade e algumas dissonâncias necessárias, mas não há nada desconfortável ou alienante. É tudo o que uma colaboração deste calibre deve ser – talvez até um pouco mais.

De Paul Sullivan

Este artigo é publicado sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0. Leia o artigo original aqui, no site da BBC.

Lista de faixas

  • 1 Señorita
  • 2 Spectacle
  • 3 Joban Dna Nopia
  • 4 Mountain
  • 5 Children’s Song #6
  • 6 A Strange Romance
  • 7 Menagerie
  • 8 Waltse for Abby
  • 9 Brazil
  • 10 The Enchantment
  • 11 Sunset Road

Detalhes

  • Gravadora: Concord Records
  • Data: 22 de maio de 2007
  • País: EUA
  • Formato: CD
  • Catálogo: CCD-30253