Discoteca básica do Steely Dan: review dos álbuns Aja e Can’t Buy a Thrill, dois dos melhores discos da banda.
Can’t Buy a Thrill, 1972
O título do álbum de estreia de Steely Dan pode vir de It Takes a Lot to Laugh, It Takes a Train to Cry, de Bob Dylan, e o nome da banda, de um consolo no livro Naked Lunch, mas Can’t Buy a Thrill, gravado em Los Angeles, com os melhores músicos de sessão que o dinheiro poderia comprar, parece de alguma forma apenas remotamente relacionado ao rock’n’roll.
Um ouvido distraído pode confundir essa mistura de mambo muzak, música latina, swing e jazz com uma banda lounge – os protagonistas Walter Becker e Donald Fagen estiveram brevemente no grupo pop Jay & the Americans e até escreveram um música para Barbra Streisand. Mas por baixo das melodias encantadoras e grooves sublimes estão as letras tão ácidas, embora oblíquas, como… bem… as de Bob Dylan, enquanto a música é maravilhosamente impactante e sutil.
Ficou mais claro nos anos seguintes, mas mesmo neste estágio inicial é possível dizer que o Steely Dan, os titãs do pop de estúdio dos anos 70 junto com a 10cc, eram menos uma banda e mais um par de nova-iorquinos desterrados – tanto que já foram chamados de Larry David e Jerry Seinfeld do pop – cujo trabalho era reger seus muitos músicos.
Aparentemente eles tinham tudo resolvido ao enésimo grau – nenhuma pausa ou toque de flugelhorn estavam fora do lugar. Como acontece com todos os álbuns de Steely Dan até Gaucho, dos anos 1980, muito do rédito por essa atenção aos detalhes deve ir para o produtor Gary Katz.
Tão completamente bem resolvido é Can’t Buy a Thrill que mal podemos acreditar que é a estreia deles. O crooner amargo e nasal Fagen não é o único vocalista – o tenor doce de David Palmer pode ser ouvido pela primeira e última vez em um álbum do Steely Dan, assumindo a linha de frente em Dirty Work e na requintada Brooklyn (Owes the Charmer Under Me). O baterista Jim Hodder e Fagen fazem um dueto em Midnight Cruiser – a própria definição de agridoce – mas em outros momentos Fagen domina, então o modelo Steely Dan está em vigor: canções bem construídas com ganchos deslumbrantes, letras inteligentes e enigmáticas, vocais que oferecem oportunidade de críticas provocativas para quem quiser.
Os singles Do It Again e Reelin ‘In the Years são tão belamente elaborados quanto qualquer chiclete de rádio AM, enquanto Only a Fool Would Say That é a quintessência do Dan: doce, mas mordaz; fácil de ouvir, mas tão cáustico quanto qualquer dissecação do sonho americano .
Paul Lester
Faixas de Can’t Buy a Thrill
- Do It Again
- Dirty Work
- Kings
- Midnite Cruiser
- Only a Fool Would Say That
- Reelin’ in the Years
- Fire in the Hole
- Brooklyn (Owes the Charmer Under Me)
- Change of the Guard
- Turn That Heartbeat Over Again
Aja, 1977
Se alguma vez um álbum realmente valeu a pena, esse foi Aja, o sexto álbum do Steely Dan. Lançado no final de 1977, quando metade do mundo parecia estar afundado na onda disco e a outra metade estava pulando em uma roda de pogo, então veio um álbum que exalava sofisticação, usando todos os truques que o tecladista e vocalista Donald Fagen e o guitarrista Walter Becker haviam refinado na primeira década juntos.
Na sequência de The Royal Scam, de 1976, qualquer noção de que o Steely Dan fosse “uma banda” tinha desaparecido, com o grande fluxo de mais de 40 músicos altamente qualificados criando texturas para a visão musical de Becker e Fagen. Como resultado, há uma verdadeira masterclass em solos descontraídos e compassos estranhos, tudo sob uma superfície altamente bem acabada.
Na época do lançamento do álbum, Fagen disse: “Escrevemos da mesma forma que um escritor de ficção escreveria. Basicamente, estamos assumindo o papel de um personagem e, por esse motivo, pode não soar pessoal.” Becker acrescentou: “Não somos The Lovin’ Spoonful. Não é uma música divertida.” É verdade – as sete faixas são como mini obras de ficção, sem preocupação com a duração ou com as convenções do rock.
Aja foi (e é) um trabalho muito influente. Na Escócia, Ricky Ross ouviu a música Deacon Blues e deu o nome à sua banda em homenagem a ela, enquanto Peg é amplamente conhecido por causa do sample de De La Soul em Eye Know. A alegre Josie e a sublime faixa-título são outros destaques em um disco quase ao ritmo de bossa-nova. É impossível ouvir esse álbum sem pensar no sol de LA, embora as letras de Fagen sejam frequentemente nostálgicas, irônicas e amargas; pouco adequadas a um grupo batizado em homenagem a um – aham – consolo citado em Almoço Nu, de William Burroughs.
Para completar a sensação de que você está segurando um velho álbum de jazz em suas mãos, a edição original veio em uma capa dobrada com uma nota do presidente da ABC Records Steve Diener e a crítica reverencial de “Michael Phalen”: “Na opinião deste escritor, Aja sinaliza o início de uma nova maturidade e um tipo de profissionalismo sólido que é a marca de um artista que chegou lá.” Phalen na verdade era, é claro, Becker e Fagen.
Para enfatizar sua importância, em 2011 Aja foi considerado pela Biblioteca do Congresso como “culturalmente, historicamente ou esteticamente importante” e adicionado ao Registro Nacional de Gravações dos Estados Unidos. Com ou sem tal comenda, Aja continua sendo uma obra notável.
Daryl Easlea
Faixas de Aja
- Black Cow
- Aja
- Deacon Blues
- Peg
- Home at Last
- I Got the News
- Josie
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