Nesta lição, prestamos homenagem ao cara que muitos julgam ter sido o maior guitarrista de rock que jé existiu, o senhor Eddie Van Halen. Nesta homenagem daremos ênfase a uma fase específica da história da banda, a fase do álbum “5150”, disco que colocou o Van Halen no primeiro lugar das paradas e que marcou uma mudança decisiva em sua formação com a entrada de Sammy Hagar nos vocais. Como convidado especial, trazemos o guitarrista Alberto Bergonzoni da banda cult Gli Atroci.
Eddie Van Halen por anos continuou sendo um dos guitarristas mais inovadores da história do rock. Seu impacto no mundo das guitarras, no final dos anos 70, foi revolucionário: Van Halen foi capaz de sintetizar tudo o que havia de melhor, criando uma mistura explosiva: a classe pentatônica de Clapton, a verve do fraseado de Charlie Christian e o componente mais selvagem e criativo de Jimi Hendrix.
Tudo pronunciado com velocidade e massa sonora impensáveis na época, ainda hoje fascinantes e surpreendentes em termos de timbre e execução.
Nesta lição, propomos um solo no estilo de Van Halen que presta homenagem a uma fase específica da guitarra de Eddie, a do álbum 5150, lançado em 1986. O álbum marcou uma mudança decisiva de seu som, dos trabalhos anteriores mais extremos e agressivos em direção ao hard rock.
5150 marcou também a saída de Ted Templeman, produtor que tinha trabalhado nos primeiros discos da banda. O som tornou-se mais suave, cheio de efeitos e condensado na mix, mais próximo da estética pop típica da década de 80.
O playing de Eddie se adapta e onde antes ele havia impressionado com impetuosidade e a velocidade, agora conquista pela elegância, atenção aos acabamentos e escolhas melódicas.
O álbum também marca o fim da era de David Lee Roth, substituído nos vocais por Sammy Hagar, e fez com que o Van Halen chegasse ao primeiro lugar na parada da Billboard.
Um testemunho extraordinário desse período é o vídeo ao vivo gravado pela banda durante a turnê de promoção do álbum, “Van Halen – Live Without a Net”, que fotografa Eddie Van Halen em absoluto estado de graça, em seu momento artístico e guitarrístico: uma autêntica divindade com Floyd Rose e Humbucker na ponte.
Para esta lição, temos o prazer de receber o grande guitarrista de rock italiano Alberto Bergonzoni, conhecido por pilotar as seis cordas da louca banda cult de Heavy Metal “Gli Atroci”. Aqui está o solo composto por Alberto no estilo 5150:
Deste solo, isolamos sete passagens importantes que detalhamos em transcrições dedicadas, acompanhadas pelas anotações enviadas por Alberto Bergonzoni.
Artigo originalmente publicado em Accordo.it. Traduzido e publicado por Musicosmos sob licença de Accordo. Leia o artigo original.
Visite a loja POWER TRIO de camisetas de baixa tecnologia 😉