A PRS conseguiu de novo com esta guitarra novinha em folha, a recém-anunciada nova integrante de sua linha mais acessível!
Visão Geral e Nota final: 8,9
A PRS pegou uma das minhas 10 guitarras favoritas lançadas em 2019 e a tornou ainda melhor em 2020. Anunciada pela PRS este mês, conheça a guitarra PRS SE Hollowbody II Piezo. Este instrumento pega a nossa amada linha acessível Hollowbody II e adiciona sob a ponte um captador piezo projetado pela PRS em parceria com a LR Baggs.
Essa novíssima SE Hollowbody II Piezo apresenta topo e fundo em Maple laminado de 5 camadas e laterais de mogno. Além disso, o Maple possui um veneer de maple figurado – a minha veio em um impressionante acabamento Peacock Blue Burst.
O braço de mogno é coberto por uma escala de ébano com incrustações de pássaros “Old School”. Esta guitarra possui escala de 25″ de comprimento, com 22 trastes em um perfil largo e gordo do seu braço que parece realmente sólido e convidativo. O hardware de níquel inclui o Piezo stop tail ajustável e tarraxas projetadas pela PRS.
Os humbuckers PRS 58/15 “S” adornam a frente da guitarra e são controlados por um seletor de três vias e potenciômetros de volume e tone.
A SE Hollowbody II Piezo também possui 2 jacks de saída, um para os captadores magnéticos já mencionados rotulado como “mag” e um que é rotulado como “mix/piezo”. Essa segunda saída permite que você misture o captador piezo usando o terceiro botão de controle, permitindo passar o sinal de totalmente humbucker a totalmente piezo, passando por tudo o que há no meio do caminho.
Timbres: 9
Fiel à sua base SE Hollowbody II, esta versão Piezo não decepcionou. Embora ainda seja cara, esta guitarra entrega a sensação e o timbre de uma custom shop PRS a um preço muito mais apetitoso. Os dois humbuckers podem ir de um rosnado silencioso a solos faiscantes com facilidade, e os timbres complementam bem o braço rápido, já que este não é uma guitarra shredder, sendo mais adequada para riffs de blues, jazz, pop e rock clássico.
Os acordes soam lindamente e, embora não sejam tão cristalinos com overdrive, o timbre tem uma incrível qualidade que permite ir do ritmo ao solo facilmente.
O captador de braço é particularmente divertido de tocar com um slide, enquanto o da ponte tem mais pegada e brilho que se destacam na mixagem.
Se os sons elétricos são tudo o que você poderia querer em uma guitarra PRS clássica, o piezo é a cereja do bolo. Eu não tenho muita experiência com captadores piezo, mas a guitarra PRS SE Hollowbody II Piezo rapidamente me conquistou com seus timbres e sons articulados. Parece que há todos os tipos de sons acústicos que eu gostaria de usar no palco, e eu amo que essa guitarra faça o trabalho de duas. Especialmente com esse botão de controle de volume piezo, você pode passar de elétrico para acústico na mesma música apenas diminuindo o volume.
Como você pode ouvir no Ultimate Guitar, ela tem um timbre cristalino e claro com esse piezo que deve deixar pouca dúvida sobre a utilidade desta guitarra. Clique no vídeo do Instagram abaixo para uma demonstração de som!
https://www.instagram.com/p/CByYuUZHefl/
Tocabilidade: 9
O braço deste modelo SE Hollowbody II Piezo é grosso, mas extremamente confortável. Talvez parecesse maior porque testei o braço ultrafino da Sabre ao mesmo tempo, mas eu pessoalmente gosto muito da sensação dessa PRS.
A guitarra passa uma incrível sensação de ser desgastada e amaciada, mas sem sinais de dano ou desgaste no braço. A estabilidade da regulagem também é excelente, mesmo sem o uso de tarraxas com trava.
A guitarra PRS SE Hollowbody II Piezo é sem dúvida para profissionais, um excelente instrumento para uso ao vivo graças ao conforto, versatilidade e estabilidade de afinação.
Acabamento e Construção: 8,5
O acabamento Peacock Blue Burst é maravilhoso e fiquei incrivelmente impressionado quando abri o case, sem saber o que estava sendo emprestado a mim. Notei alguns pontos muito pequenos no acabamento em volta dos furos-f, mas não encontrei nenhuma outra falha nessa guitarra.
A sensação, a estabilidade de afinação e a qualidade do som são insanas, é realmente uma guitarra muito bem feita, de cima a baixo. Uma das coisas que mais me impressionou nessa SE Hollowbody II Piezo foi o quão boa ela é de tocar. É uma guitarra que, sob muitos aspectos, é melhor do que a soma de todas as partes, o que quero dizer é que, se você não olhar o preço, poderá confundir com uma PRS custom shop feita nos EUA.
Valor: 9
Embora eu ache que alguns possam estar corretos ao apontar que US$ 1.500 é muito dinheiro para uma guitarra de fabricação oriental, essa PRS simplesmente tem a qualidade de uma guitarra de fabricação americana.
É uma guitarra incrível, muito versátil, especialmente se você é do tipo de guitarrista que usa timbres acústicos e elétricos ao vivo.
Como alguém que prefere Stratos e Teles, a sensação e o som que saíram desse PRS me convenceram de que ela poderia ser minha nova guitarra principal.
Embora a Gibson / Fender sempre tenham seu legado histórico, não há dúvida de que a Paul Reed Smith está na vanguarda da melhoria da engenharia e design de guitarras. Este SE Hollowbody II Piezo é uma prova disso, e acho que realmente vale a pena cada centavo.
Sobre o Autor
Matt Dunn
Jornalista de guitarra e música para Ultimate-Guitar.com e Guitarsforidiots.com, além de colaborador de Guitarniche.com e Stringjoy.com. Entre em contato para conversar sobre guitarras, encomendar uma Partcaster ou sugerir um review.
Matéria originalmente publicada em Guitarsforidiots.com, traduzida e republicada por Musicosmos sob licença de Matt Dunn. Leia o artigo original. Todos os direitos reservados.