Guitarra Fender Player Series Lead III Electric

Essa guitarra me conquistou no minuto em que a vi, e superou todas as minhas expectativas.

guitarra-fender-player-series-lead-iii
Encontre sua Fender Lead III na Reverb.com!
fender-lead-iii-de-costas
Fotos: fender.com

Visão Geral e Pontuação Final: 8,5

Um dos melhores lançamentos da Fender na Winter NAMM de 2020 certamente é essa Player Series Lead III na cor Purple Metallic. Sendo um relançamento da Lead Series original que foi produzida entre 1979 e 1982, a Fender apresentou apenas as versões II e III, que são os modelos com dois captadores de bobina única e de dois humbuckers, respectivamente.

Este modelo HH deslumbrante apresenta um corpo menor derivado do formato Stratocaster. O perfil em forma de C moderno é combinado com um raio de escala de 9,5″ para dar ao braço a sensação de século XXI, apesar das origens vintage. Uma ponte fixa substitui o tremolo clássico estilo Strato, e 22 trastes medium-jumbo enfeitam o braço.

Os dois humbuckers de alnico de alta saída podem ser “splitados” com o uso do segundo de dois interruptores de 3 vias. O primeiro é um seletor 3-way tradicional, que permite alternar entre o captador do braço, o captador da ponte e os dois juntos.

A 1ª e a 3ª posições do outro interruptor permitem desligar uma das bobinas do captador do braço ou da ponte, e a posição do meio desativa essa função. O escudo preto contrasta incrivelmente bem com o acabamento roxo brilhante em poliéster.

O corpo em Alder sustenta o braço de Maple com escala de Pau-Ferro, proporcionando uma sensação leve e familiar.

headstock-da-guitarra-fender-lead-iii-player-series
Detalhe do headstock, simples e eficiente. Foto: guitarsforidiots.com

Sonoridade: 8,5

Penso que a melhor parte da Lead III deve ser a variedade de timbres. Os humbuckers são fortes e incrivelmente crocantes. Conectando diretamente no meu Vox AC15, demorou apenas alguns segundos para encontrar timbres enormes de overdrive sem o uso de pedais. O captador da ponte é quente, mas nunca exagerado ou irritante, apesar de ter bastante agudos.

O captador do braço lembra a sensação de uma Les Paul, embora com menos sustentação, mas com todo o volume e riqueza. A Lead III é definitivamente mais adequada para guitarristas do espectro do rock, com os sons punk/garagem/low-fi que saem dessa fera roxinha.

Sob vários aspectos, é uma guitarra que não parece Fender, pois funciona melhor como uma guitarra elétrica cheia de fuzz do que como uma Strato/Tele estalada e cristalina.

[su_box title=”Visite a Loja Musicosmos”]

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”405,300,294,384,383,381″ order=”desc” orderby=”rand”]

[/su_box]

Os cancelamentos de bobina adicionam uma dimensão interessante. Eles levam a uma queda de volume bastante perceptível, o que me fez retirar alguns pontos. Por outro lado, muda completamente a guitarra de um modelo tipicamente de dois captadores duplos para uma guitarra muito mais parecida com uma Fender típica. Embora ela não tenha timbres tão redondos e claros, como mencionei acima, realmente é possível obter aquele excelente som de bobina única percussivo e estalado.

Apesar de ter menos definição, foi realmente fácil passar de riffs rosnantes para sons atmosféricos de ritmo em segundos. A versatilidade é realmente impressionante e divertida. Certamente não lhe dará os timbres claros que você pode esperar de uma Fender, mas será muito mais divertida do que sua Telecaster padrão.

Tocabilidade: 7,5

A parte de trás do braço da Lead III é muito confortável, sem dúvida. Ela perde pontos nas bordas dos trastes, que são muito mais ásperas do que eu esperava. Parecia muito mais um acabamento de trastes adequado para uma Squier Affinity Series do que de uma Fender Player Series, o que é bastante decepcionante.

Por outro lado, praticamente todos os outros aspectos são excelentes – ponto para a Fender. A estabilidade da afinação é incrível, e a ponte hardtail tem ótimas aparência e funcionalidade. As tarraxas dessas Fenders feitas no México sempre me impressionaram em minha longa experiência com Stratos HSS que quase nunca precisam de correção na afinação.

O braço moderno é elegante, fino e rápido, dando à Fender Lead III estacionada na minha estante de guitarras uma presença muito convidativa. Embora o fretwork precise de um retoque a ser feito por você ou por um luthier profissional, todo o restante deve ser suficiente para impressioná-lo.

Acabamento & Construção: 9,0

No que diz respeito à aparência, a Fender Lead III não falha em nenhum aspecto. O acabamento roxo metálico é simplesmente deslumbrante e definitivamente chamou a atenção de todos aqueles que passaram por ela.

A forma reduzida do corpo é familiar e peculiar o suficiente para fazer você querer uma. Além das bordas dos trastes, irritantes, parece que todo o resto foi realmente bem montado e construído. Adorei a aparência da ponte fixa, e a posição onde foram colocados os dois interruptores é genial, pois os torna super fáceis de acessar durante a performance.

Eu diria que a Lead III certamente é uma guitarra pronta para o palco imediatamente, apesar de eu definitivamente sugerir uma retífica de trastes antes de tirá-la de casa.

guitarra-e-alguns-pedais
Foto: guitarsforidiots.com

Preço: 9,0

Por cerca de US$600 (nos EUA), a guitarra Fender Lead III tem um bom equilíbrio entre preço suficientemente acessível para quem quer se dar este presente, mas caro o bastante para manter a alta qualidade. É um equilíbrio difícil de manter, e muitas dessas reedições de modelos antigos tem preços altos demais para serem apreciadas pelo público em geral – ou muito mal feitas para serem realmente divertidas.

A Fender Lead III é incrivelmente versátil, leve, confortável e um pouco estranha, que são algumas das melhores características que você pode encontrar em uma guitarra produzida em massa.

Eu também tenho que dar crédito à Fender por fazer essa guitarra como parte de sua Player (MIM) Series, pois essas guitarras mexicanas têm uma longa história de alta qualidade, preços baixos e fãs leais. Como um desses fãs, estou super impressionado com a Lead III e mal posso esperar para torná-la um integrante permanente da minha coleção no futuro.

Indicada para: Indie Rock, Garage Rock, Guitarristas que procuram uma guitarra versátil, Amantes de guitarras vintage.

Confira minha análise da Fender Player Series Lead III no Ultimate Guitar!

[su_box title=”Visite a Loja Musicosmos”]

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”405,300,294,384,383,381″ order=”desc” orderby=”rand”]

[/su_box]

Sobre o Autor

matt-dunn-guitars-for-idiots
Matt Dunn
Guitars for Idiots | Website | + posts

Jornalista de guitarra e música para Ultimate-Guitar.com e Guitarsforidiots.com, além de colaborador de Guitarniche.com e Stringjoy.com. Entre em contato para conversar sobre guitarras, encomendar uma Partcaster ou sugerir um review.

Matéria originalmente publicada em Guitarsforidiots.com, traduzida e republicada por Musicosmos sob licença de Matt Dunn. Leia o artigo original. Todos os direitos reservados.