A Charvel japonesa de Guthrie Govan

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Top de ash, braço de roasted maple e captador personalizado: Guthrie Govan apresenta e toca sua nova guitarra signature feita no Japão com um vídeo oficial produzido pela Charvel.

Não há dúvida de que Guthrie Govan é um dos guitarristas mais interessantes das últimas duas décadas. Seu estilo de improvisação, assim como seu talento para a composição – e até mesmo a atenção dada ao arranjo – merecem ser objeto de estudo de gerações inteiras de músicos de todos os estilos e formações musicais. É por isso que sua mudança da Suhr para Charvel, depois de quase dez anos, imediatamente chamou a atenção para sua nova guitarra.

Desde então, Guthrie tem colaborado de perto com a gigante americana em busca de um instrumento que melhor do que qualquer outro possa casar com sua abordagem tão pessoal: muito aguardada pelos fãs e anunciada no decorrer de 2021, a San Dimas made in Japan oficializada no início de 2022 parece estar chegando para ficar.

O estilo superstrat de corte duplo assimétrico do formato San Dimas sempre acompanhou Govan, assim como a preferência por acabamentos quentes em tons naturais de madeira. No caso da MJ San Dimas SD24 CM, a escolha dos materiais recai sobre basswood para o corpo e freixo para o tampo, coberto por um acabamento burst que deixa os veios profundos claramente visíveis na parte frontal, fazendo-os desaparecer num denso marrom escuro que muda para preto nas bordas.

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O braço de maple tratado a altas temperaturas com reforços de grafite no interior é um must para Govan desde sua primeira Charvel, e se mantém com a produção japonesa, na qual a junção braço-corpo se dá com quatro parafusos, sem placa de metal e com tróculo recortado na lateral para facilitar o acesso aos últimos trastes.

O raio composto de 12 a 16 polegadas e os trastes jumbo de aço são dois aspectos fortemente desejados pelo guitarrista, e andam de mãos dadas com uma série de medidas expressamente projetadas para infundir o modelo com confiabilidade e eficiência totalmente profissionais.

É o caso da escolha das tarraxas com trava da Gotoh e do trabalho cuidadoso realizado no nut GraphTech TUSQ XL para otimizar a estabilidade de afinação mesmo durante o uso intensivo da alavanca, uma ponte com travamento Charvel instalada em um recesso no corpo. Providenciais são as marcações Luminlay para maior visibilidade no palco e os números na base dos botões para permitir que o músico ajuste-os com maior precisão, principalmente no estúdio, onde pode acontecer que um fragmento musical tenha que ser repetido e é necessário um timbre o mais próximo possível daquele da tomada original.

Govan é conhecido pela variedade de timbres que ele produz apenas brincando com ajustes e botões, e esse detalhe se torna central em seu trabalho.

Como esperado de um fanático por versatilidade sonora como Guthrie Govan, a eletrônica planejada para a MJ gira em torno de uma configuração HSH, com três captadores Charvel especialmente projetados para as especificações do artista – ligados a um seletor de cinco vias para obter soluções de timbre originais.

Na primeira posição fica acionado apenas o humbucker na ponte, na segunda o captador central é misturado com a bobina interna da ponte, na terceira são adicionadas as duas bobinas externas da ponte e do braço, na quarta o o captador central é mixado com a bobina externa do captador do braço e na última posição você tem o captador do braço sozinho no modo humbucker.

Um pequeno interruptor entre os botões de volume e tone cancela uma bobina nas posições da ponte e do braço.

No site da Charvel, a guitarra pode ser vista mais de perto, com ficha técnica completa e fotos em alta resolução neste link. No vídeo que se segue, Guthrie Govan apresenta, descreve e toca sua MJ San Dimas SD24 CM.

Artigo originalmente publicado no site Accordo.it – Traduzido e reproduzido por Musicosmos, com autorização.

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