![guitarra-mariposa-ernie-ball-musicman-de-frente](https://musicosmos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/mariposa-frente-1024x252.jpg)
A guitarra Mariposa, da Ernie Ball Music Man, foi criada para Omar Rodríguez-López, guitarrista do Mars Volta e At the Drive-In – um artista que há muito utiliza formas estranhas, tanto em suas guitarras quanto na música que ele faz com elas. Não é de admirar, então, que a Mariposa tenha como marca seus ângulos incomuns.
Graças às suas linhas estilizadas de asas de borboleta (“Mariposa” é espanhol para borboleta), a guitarra é um pouco Firebird e um pouco Jazzmaster/Jagmaster. Mas o corpo é menor do que qualquer um desses modelos, e consegue uma aparência única – ao mesmo tempo moderna e retrô, ou de alguma coisa no meio do caminho. Acima de tudo, é uma guitarra super-tocável que o estimula a fazer música com ela.
![guitarra-mariposa-ernie-ball-music-man-de-costas](https://musicosmos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/mariposa-verso-1024x310.jpg)
Questão de ângulo
O braço da Mariposa é feito de roasted maple (finalizado à mão com uma mistura de óleo e cera) do mesmo tipo que já apareceu em muitos instrumentos recentes da Ernie Ball Music Man, e a escala de ébano é adornada com marcadores de bloco perolados. Com seu perfil arredondado e de profundidade média, esse braço é absolutamente confortável.
Embora eu goste de braços mais largos e grossos em minhas próprias guitarras, a largura de 1 5/8″ na altura do nut significa que a Mariposa não é nem um pouco intimidadora. Os 22 trastes medium-jumbo são belamente polidos e inspiram muitos bends. E o comprimento de escala de 25,5″, com raio da escala de 10″ – além do tróculo esculpido – também ajudam a torná-la deliciosamente fácil de ser tocada.
Além da aparência, uma das primeiras coisas que você provavelmente notará ao empunhar a Mariposa é que ela é leve. O corpo feito de madeira okoume maciça de peso nitidamente mais baixo ajudam a deixar a guitarra com pouco mais de 3 Quilogramas. O recorte arredondado e generoso nas costas da guitarra também favorece o conforto.
O acabamento “pueblo pink” é um dos dois oferecidos nos modelos padrão (“dorado green” é o outro), enquanto os dois modelos Deluxe (“imperial black” e “imperial white”) ostentam hardware dourado e knobs gold hat.
O escudo é gravado a laser com um design floral e também abriga o seletor de captadores embutido de forma discreta, próximo ao cutaway inferior, para fácil acesso.
![seletor-de-captador](https://musicosmos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/detalhe-mariposa-1024x417.jpg)
Os captadores são um par de humbuckers de alta saída exclusivos da Ernie Ball Music Man (medindo 16k ohms na posição da ponte e 14k ohms na posição do braço). Eles são conectados através de controles de volume individuais equipados com o que Ernie Ball Music Man chama de “tethered tone circuit”, que significa que a atenuação de agudos ocorre quando você diminui o volume da guitarra.
Dado o quão quentes são esses captadores, suspeito que alguns guitarristas iriam preferir um controle tone convencional, para que fosse possível moldar a saída de agudos quando no volume máximo. Mas essa alternativa oferece resultados musicais interessantes, apesar de oferecer menos controle.
A ponte é de estilo moderno de dois pivôs da própria Ernie Ball Music Man, com carrinhos de aço dobrado ajustáveis individualmente e uma atraente capa chevron.
Essa tampa pode ser removida se a aparência o incomoda por qualquer motivo, mas você precisa desmontar a ponte para fazer isso e ela é um excelente descanso de mão para o palm muting. As tarraxas Schaller com botões perolados enfeitam a mão que tem o tradicional formato assimétrico da marca.
![ponte-da-guitarra](https://musicosmos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/ponte-guitarra-mariposa-1024x423.jpg)
Alternativa comercial
Os captadores de saída alta sugerem que a guitarra Mariposa é destinada ao rock, e ela entrega esses timbres com autoridade.
Testada através de um cabeçote Friedman Small Box de 50 watts e caixa 2×12, além de um Fractal Ax-FX III nos monitores de estúdio, esta guitarra peso-pena exibiu uma propensão a solos rasgados e a lindos feedbacks quando desejado.
O timbre dominante é espesso, carnudo, agressivo e brilhante, o que ajudou a Mariposa a se destacar em mixagens densas e a soar com destaque no estúdio.
Conforme já explicado, os controles de volume re-vocalizam sensivelmente os captadores quando você os diminui – e escurecem o timbre rapidamente. As mudanças de timbre são mais pronunciadas quando você está na posição intermediária, com os dois captadores ligados.
Através de uma configuração de amplificador quase limpo, a guitarra se destaca em um blues gordo e rock alternativo, mas sons fortes de solo ficam a apenas uma pitada de ganho de distância.
Embora a Mariposa seja uma guitarra visualmente agressiva, a sensação de tocar é leve e consistente – uma sensação aprimorada pela alavanca de vibrato, que é sensível e permanece impressionantemente afinada.
Eu adoraria experimentar a Mariposa com uma opção de humbucker de estilo vintage, menos quente, que acho que iria adocicar sua voz e aumentaria a versatilidade do modelo. Mas a Mariposa é perfeitamente ajustada à abordagem única e energética de Rodríguez-López, e uma audição de seu e trabalho pode lhe dizer muito sobre o quão bem a Mariposa pode funcionar por si só.
O veredito
A Mariposa tem um design criativo, original e poderoso. É relativamente cara, mas não mais do que muitas guitarras elétricas de butique que oferecem pouco em termos de qualidade extra, timbre, tocabilidade e/ou estilo original.
No geral, é mais um trabalho muito bem feito da Ernie Ball Music Man, e uma guitarra que muitos alternativos menos convencionais ficarão ansiosos para colocar as mãos.
Dave Hunter
Dave Hunter é escritor e músico que trabalhou nos EUA e no Reino Unido. Ele é o autor de The Guitar Amp Handbook, The British Amp Invasion, Guitar Effects Pedals, The Fender Telecaster, The Gibson Les Paul e uma dúzia de outros livros, além de colaborar regularmente com várias revistas de guitarra. Dave também lidera a banda A Different Engine, e mora em Portsmouth, NH, com sua esposa e seus dois filhos.