O amplificador Kemper de Paul Davids

Paul Davids é um guitarrista holandês que mantém um canal no YouTube muito bem sucedido, e que se destaca pela qualidade da edição e do texto, sem exibicionismo. Com quase um milhão de inscritos no momento em que escrevemos este artigo, vale a pena conhecer.

Neste vídeo, Paul demonstra seus sons preferidos no amplificador Kemper, estes presets são chamados de profiles. Mesmo sem fluência em inglês é possível entender o essencial nos vídeos deste canal, mas publicaremos abaixo a tradução de algumas passagens para ajudar você com este vídeo, se necessário. Antes disso, falemos um pouco do Kemper Profiler.

O Kemper é um amplificador que copia o som de outros amplificadores. Ele não imita, ou simula, como outros amplificadores digitais. Sua tecnologia, batizada de Profiling, literalmente copia o comportamento de qualquer amplificador disponível. Grosso modo, você pode pegar seu amplificador favorito e ligar ao Kemper, assim ele irá copiar todos os detalhes do funcionamento do circuito daquele amplificador em particular, direto do original. E estes sons podem ser distribuídos em arquivos digitais chamados de profiles. Você pode adquirir, por exemplo, o som do Twin de Danny Gatton, do Bassman de Stevie Ray Vaughan ou qualquer outro amplificador clássico que tenha sido “copiado” – se houver alguém disposto a compartilhar, é claro.

Voltando ao vídeo, Paul Davids tem um Kemper e elegeu seus timbres preferidos. Assista e acompanhe a tradução livre, a seguir.

YouTube

[0:23] Olá, obrigado por se juntarem a mim. Meu nome é Paul Davids e hoje vou compartilhar com vocês o meu atual TOP 5 Profiles da Kemper.

[0:28] Eu quero fazer esse vídeo já faz um tempo. Do dia em que eu peguei um Kemper até o dia de hoje fazem exatamente 2 anos que eu o comprei. Eu uso bastante pra tocar ao vivo ou no estúdio e é um ótimo equipamento para se ter.

[0:47] E eu acho que chegamos no ponto onde os amplificadores digitais são… tão bons de som quanto os originais.

Claro que a experiência em um quarto é muito diferente…

Você não pode compará-los diretamente.

Mas o som das gravações são… são incríveis.

[1:01] E é por isso que eu quero mostrar a vocês o meu TOP 5 profiles no momento. São profiles que eu uso bastante nos meus vídeos, então se você vem assistindo o meu canal, as chances são de aproximadamente 100% que você já tenha ouvido o Kemper antes.

Meu TOP 5…

Número 5

[1:13] Tenho que dizer que esta lista não está particularmente em ordem, exceto pelo último, o Número 1 é definitivamente o meu favorito e também o profile que eu mais uso.

Então, Número 5 é um profile de um Fender Deluxe Black Face 1969 feito pelo And44. (Agora chamado de TAF – Fan D’Lux BF 1969 by And44, Factory Pack)

E o som limpo soa, assim… [1:34]

(Eu estou usando o output principal em Stereo direto na minha placa de som RME Fireface UCX. Audio gravado no Ableton Live)

É uma ótima base. Bom pra usar com vários efeitos.

[2:12] Yeah, esse é o som limpo. Nada de errado com ele.

Número 4

[2:19] Falando de som limpo, este é um que eu uso bastante. É basicamente o meu profile favorito de som limpo no amplificador. É um Matchless JJ 3-, feito pelo Michael Britt. (Agora chamado de Matchless JJ 3 de M. Britt Profile Pack 1 / Michael Britt Free Rig Pack)

Então esse é o Matchless Amp, o som tem um estilo Britânico…

É bem forte e direto. É bom pra praticamente qualquer coisa e eu gosto especialmente do final “crocante” do som.

[3:48] E esse é o som com um Chorus e um Delay, tudo vindo direto do Kemper. Eu não estou usando pedais no momento.

Certo, próximo profile é o…

Número 3

[4:00] E este definitivamente é o profile com o maior ganho que eu uso. Eu geralmente uso este pra melodias rasgadas ou partes de ritmo pesadas.

É o 3P Plexi & Timmy, denovo feito pelo Michael Britt. (Agora 3P Plexi & Tim on 6 2- do M. Brit Profile Pack 1)

Este é pago, mas se você gastou tanto dinheiro nesse amplificador, porque não gastar um dinheirinho extra pra fazê-lo soar incrível em vez de apenas bom?

[4:22] Esse é ele…

Com bastante delay porque esse é o meu principal som melódico na vida mas ele é também excelente para parte de ritmos pesadas.

Provavelmente eu usaria a minha Les Paul pra isso mas… yeah…

[5:47] Com mais ganho.

[6:05] Rock & Roll.

Número 2

[6:10] O número 2 é novamente um som de ganho alto. É chamado de Marshall Rock-, e de novo feito por Michael Britt.

[6:23] Esse é bem mais transparente que o anterior e eu uso esse para tocar ritmos de rock na maioria das vezes ou melodias principais de ganho “baixo”, porque encaixa na mix um pouco melhor.

Ótimo pra tocar rock clássico.

E eu mudo esses profiles sempre um pouquinho pra deixar eles certos e um pouco melhores porque não tem muito grave no final desse som. Talvez se você ouvir ele sozinho acabe colocando um pouco mais de graves pra deixá-lo um pouco mais completo, mas geralmente para tocar com uma banda é melhor cortar o final grave um pouco.

Bacana.

Som incrível.

Kemper Profile Número 1

[7:40] E agora o número um. Meu profile favorito de todos os tempos, A razão pela qual eu preciso do Kemper. E de novo foi feito pelo Michael Britt e se chama Matchless SC30 R2-.

É um profile de um amplificador Matchless SC30 que basicamente tem o estilo de som do Vox Ac30, mas é bastante “quebrado” e soa incrível.

É uma perfeita quantidade de ganho pra tocar basicamente qualquer coisa e se você quiser pode diminuir o volume um pouquinho…

[9:09] E aumentando o volume de novo…

Você deve ser um fã desse som para gostar dele e eu gosto muito dos agudos brilhantes no topo do som…

Eu mataria por um som como esse mas eu acho que se você tivesse o verdadeiro amplificador montado na sua frente e com o volume alto como esse, você ficaria surdo em alguns segundos porque soa muito alto na vida real.

Eu tive uma vez um Vox Ac30, um que foi soldado a mão, e eu provavelmente conseguiria ter o som parecido com esse mas era muito muito mais alto. E uma coisa que eu odeio são amplificadores muito altos, eu não me sinto confortável tocando neles, talvez por uma questão de geração.

Excelente som.

[10:32] Então esses são os meus TOP 5 Profiles da Kemper “no momento”. Claro que eu uso diferentes profiles, mas estes são os que eu sempre uso. De qualquer forma, espero que este vídeo te dê algumas respostas sobre as perguntas referentes ao Kemper.

Felicidades, tenham um ótimo dia e vejo vocês na próxima vez. Adeus.