Wayne Shorter, um dos grandes nomes do jazz, recentemente falou sobre o gênero. “Nos seis anos que estive com Miles (Davis), nunca conversamos sobre música”, disse ele à National Public Radio dos Estados Unidos. “Nunca tínhamos um ensaio. Como você ensaia o desconhecido?”
Ele está absolutamente certo. Quando feito corretamente, o jazz é um meio sem limites pelo qual a improvisação pode respirar. Na verdade, isso é encorajado.
Ao contrário de outras obras sonoras, o melhor jazz vive completamente no momento; seus músicos recebem carta branca para sentir o ritmo e ver aonde ele os leva. Este álbum de Shorter, Without a Net, é cheio de espontaneidade. Há a conversa de fundo aleatória que se estende por cima de Flying Down to Rio e o exasperado “oh my God” em Pegasus, a peça central épica do álbum, com 23 minutos.
Ouvimos o entusiasmo da multidão ao longo dessas músicas ao vivo e a exuberância da banda quando seu som se amplifica. Esses detalhes parecem pequenos dentro do contexto mais amplo do álbum, mas pontuam a sensação íntima do disco.
Por quase 80 minutos, o saxofonista – então com 79 anos – comanda seu quarteto enquanto permite que eles explorem vários terrenos melódicos. Ainda assim, a música continua tradicional em sua abordagem e lembra a era dourada do gênero.
As canções, gravadas em Los Angeles e na Europa, seguem com um abandono incontrolável, mas nunca saem do curso. Então, na verdadeira essência do jazz, Without a Net é um retorno rápido aos melhores dias da música.
Orbits é uma versão adaptada da música de 1967 de mesmo nome do quinteto de Miles Davis. Shorter tocou no original, um número alegre de batidas rápidas de bateria e acordes de piano animados. A versão de Shorter é um pouco mais sombria e metódica: acima de teclas de piano instáveis e percussão em cascata, ele infunde a melodia com preenchimentos esporádicos de trompete.
Tudo isso contribui para uma gravação excepcional, a primeira do saxofonista desde Beyond the Sound Barrier, de 2005. Aqui, Shorter está firmemente no comando, mas benevolente o suficiente para jogar como pano de fundo quando necessário. O ritmo o levou longe.
Este artigo é publicado sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0. Leia o artigo original aqui.