Por ocasião do 60º aniversário da guitarra Gibson Les Paul Standard, lançada em 1959, a Gibson lançou em 2019 o modelo Custom Shop 60th Anniversary 1959 Les Paul Standard.
Reedição
De acordo com as informações da empresa americana, todos os detalhes dos instrumentos originais foram reproduzidos fielmente, partindo dos contornos escaneados com leitura a laser e indo até a composição dos plásticos. Na verdade, a Gibson tem feito as reedições da Les Paul cada vez melhores e vem atendendo às especificações originais há muitos anos, mesmo que seja um pouco impróprio falar de especificações rigorosas quando se trata de instrumentos construídos com os métodos disponíveis na década de 1950.
Na minha experiência pessoal, devo dizer que todos os modelos Gibson Custom Shop testados nos últimos vinte anos, mais ou menos atendendo às características mencionadas acima, eram instrumentos de qualidade excepcional.
O ponto mais fraco e passível de melhoria costuma ser a captação padrão, que poderia ser réplica mais precisa do PAF (desde que uma réplica precisa do PAF seja realmente o que se deseja).
Desta vez, a Gibson parece ter acertado isso também, oferecendo aos novos modelos um par de Custombuckers em AlNiCo 3 que são corretamente não parafinados, embora sejam enrolados com um fio plain enamel que, na realidade, é um polysol “pintado”, conforme verificamos em um teste.
Amplificador e guitarra
Graças à disponibilidade gentil da loja Sergio Tomassone em Roma, tivemos a oportunidade de experimentar um exemplar do novo modelo Custom Shop no acabamento Green Lemon Fade; a guitarra foi exibida na feira NAMM Show, como evidenciado por uma etiqueta nas costas da mão.
Foi também uma oportunidade para fazer um teste com uma guitarra Les Paul da nova administração da Gibson, agora dirigida por James Curleigh após o fracasso da gerência de Henry Juszkiewicz, apesar de seu mérito pelo renascimento da marca desde meados dos anos 80.
Para a ocasião, a Tomassone também nos ofereceu um grande amplificador, que em breve será testado aqui: um cabeçote Morgan AC20 conectado a uma caixa Friedman 2×12″ com alto-falantes Celestion Vintage 30.
Construção e acabamento
A guitarra Les Paul 1959 60th Anniversary testada é linda à primeira vista, com acabamento em nitrocelulose, brilhante, leve, envelhecido e muito agradável sob os dedos. O peso é de 4 quilogramas: aceitável, mas já pegamos exemplares Custom Shop muito mais leves.
O corpo é composto por um bloco de excelente mogno sólido (obviamente sem cavidades), coberto com duas lâminas de belo maple figurado. Para esse instrumento, a Gibson declara usar cola animal original (high glue), que também é fiel ao que era usado na época para a colagem dessa madeira, mas certamente dividirá especialistas e luthiers na qualidade da colagem em comparação com produtos mais modernos. Estamos falando de uma guitarra de reedição, então tudo bem…
O braço é feito de uma única peça de mogno com escala de rosewood indiano, bonito e compacto; alternativamente, com outros acabamentos, está disponível também o rosewood boliviano, também chamado de pau-ferro.
Os 22 trastes medium jumbo são instalados e polidos com perfeição, obviamente ladeados pelo acabamento do filete na lateral da escala. Os marcadores são os clássicos de trapézio em celulóide.
O raio de curvatura da escala é de 12″. O perfil do braço é definido pela Gibson como Authentic ’59 Medium C-Shape e é realmente confortável, de espessura consistente sem atingir as proporções gigantescas de um ’57 ou ’58, mas ainda sendo espesso, embora rápido.
Pessoalmente, me senti perfeitamente à vontade, especialmente nas técnicas de blues, rock clássico ou hard rock. O recesso muito leve do braço sob a escala contribui para a sensação de conforto. No entanto, a ação padrão do exemplar de teste poderia ser aprimorada, como exemplificam algumas dificuldades de execução acima do traste 10. As cordas padrão são 0.010, 0.013, 0.017, 0.026, 0.036, 0.046.
O capotraste mede 43 mm e é de nylon. O comprimento da escala da guitarra é típica: 24 3/4 “.
Hardware e plásticos
As peças metálicas são niqueladas. Há excelentes tarraxas no estilo Kluson, com operação suave e progressiva, bem superiores às similares adotadas nos modelos normais de série. A ponte é uma ABR-1 e o cordal é de alumínio: tudo em nome do vintage, da leveza e da rapidez na propagação do som.
A tampa do compartimento do seletor de captadores é gravada com o logo de diamante para marcar que essa Les Paul pertence à série comemorativa do 60º aniversário.
As especificações vintage valem também para botões, escudo, placa do jack e acabamento do seletor.
Parte elétrica
Quanto aos componentes elétricos, nesta Les Paul STD 60th Anniversary, além dos captadores AlNiCo 3 não parafinados acima mencionados, os capacitores são reais de papel e óleo (PIO, Paper In Oil) do tipo Luxe. Os potenciômetros individuais de tone e volume são CTS logarítmicos de 500 kOhm (áudio).
A Les Paul Standard Custom Shop 60th Anniversary 1959 exala qualidade e classe por todos os poros. Agora é hora de ouvir como ela soa com o amplificador disponível para nós.
Qualidade de timbres
Tendo experimentado exemplares de Les Paul de diferentes anos e séries, toda vez que me vejo avaliando uma Custom Shop, percebo que, mais do que pontos fortes e fracos, precisamos falar de nuances tonais entre um exemplar e outro, porque a qualidade do som é sempre alta ou mesmo excepcional em comparação com os instrumentos de série padrão.
Não há dúvida de que as madeiras são perfeitamente selecionadas para fins sonoros, bem como para aparência e peso adequados. Toda a plenitude sonora do mogno está presente nesta guitarra e todas as frequências úteis estão bem representadas, com calor geral e suavidade dinâmica sob os dedos.
A presença do topo de maple mantém a quantidade certa de agudos, brilhantes, mas nunca ásperos. Os graves estão presentes, ligeiramente contidos, e não tão ringing e snappy quanto gostaríamos, mas isso também é uma questão de ajuste de cordas e captadores.
A beleza é que essas qualidades não estão disponíveis apenas nas primeiras 9 ou 10 casas, como de costume, mas se estendem ainda mais pela escala, sem pontos mortos, sempre dando plenitude e riqueza harmônica às notas e acordes além da casa 12.
A sustentação é excelente, não há dúvidas! Essas qualidades de timbres e dinâmicas, já milagrosamente presentes no instrumento ainda novo, deverão melhorar ainda mais ao longo dos anos, com o uso. Por favor, ela é feita para ser tocada!
Som roqueiro
Certamente, podemos dizer que os Custombuckers são beneficiados pela ausência de parafina; eles produzem um som um pouco mais verdadeiro, soam um pouco mais abertos e profundos do que parentes de construção moderna, enquanto o AlNiCo 3 dá uma resposta equilibrada, quase igual ao AlNiCo 5 – mas com menos médios – e quase tão suave quanto o AlNiCo 2 – mas com melhores graves. Os agudos são peculiares, doces e penetrantes ao mesmo tempo.
Dou um gás no pré-amplificador e me vejo com um som britânico clássico entre os dedos. Com este amplificador, o som distorcido da nossa guitarra Gibson Les Paul já está cheio e agressivo, sem recorrer a boosters e overdrives: para fazer blues-rock, rock clássico e hard rock, você não precisa de mais nada, os acordes crocantes são ricos e ressoam com muitas cores.
Experimente todas as posições do seletor de pickups. Em particular, não percebemos sons “embaçados” no captador de braço, embora ele seja mais contido do que o captador da ponte (8,2 kOhm versus 7,5 kOhm), que é brilhante, mas que também soa cheio e com bons médios, sem causar feedback exagerado nos solos. Difícil largar uma guitarra desse nível depois de testá-la…
Os controles de volume e tone são eficientes, com o upgrade apreciável dos capacitores PIO, mais doces e mais arejados do que o falso Bumblebee anteriormente usado (que na verdade eram excelentes Wesco de especificações militares modernas revestidos com uma capa imitando o bumblebee, como comprovamos no vídeo a seguir).
Conclusão
Defeitos? Como dito, estamos julgando rigidamente os mínimos detalhes. Mas para um instrumento que atinge valores acima de 5.000 euros, devemos ser exigentes: se você tem mão pesada, pode haver uma ligeira tendência áspera nos agudos, que o controle de equalização corrige facilmente; possivelmente haverá feedback com alta distorção, e isso é natural com esses novos captadores; um peso um pouquinho menor também não faria mal.
Em conclusão, esta é uma esplêndida guitarra Gibson Les Paul da Custom Shop.
Construção, acabamento, timbre, captadores, nada foi deixado de fora na tentativa de dar o máximo ao guitarrista apaixonado e perfeccionista.
Dito isto, além da melhor abertura sonora dos Custombuckers com ímãs de AlNiCo 3 não parafinados, temos uma qualidade geral que está no nível de outras Gibson Les Paul da divisão Custom Shop, do presente e do passado.
Fabrizio Dadó
Artigo originalmente publicado na revista Axe Guitar Magazine nº 19 – Traduzido e reproduzido por Musicosmos com autorização de Edizioni Palomino, Rome (Itália) – © Edizioni Palomino – Todos os direitos reservados.
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