Combinando configurações de captação exclusivas com especificações top de linha, a Squier Contemporary Stratocaster Special é uma guitarra para ter na sua coleção.
Apresentada no início de 2021, Squier e Fender expandiram drasticamente sua popular Contemporary Series de guitarras. E as novidades são ainda mais estranhas do que antes, para o deleite de muitos de nós. A Contemporary Stratocaster Special é uma modificação rara no esquema de 3 captadores que domina o mercado desde o seu lançamento. Embora haja muitos recursos notáveis nesta Strato de baixo custo, o mais legal pode ser a nova configuração de captador que coloca o sigle-coil “SQR” – que normalmente ficaria no meio – bem ao lado do captador da ponte, sendo que todos os três captadores são inclinados. A chave de 5 posições funciona assim:
- Posição 5: captador do braço
- Posição 4: braço + meio + ponte
- Posição 3: meio e braço em paralelo
- Posição 2: captador do meio
- Posição 1: ponte e meio em série
Outras características premium dignas de nota incluem o braço de Roasted Maple de perfil C com 22 trastes Jumbo. Por US$ 450 (nos EUA), essa é uma especificação bastante impressionante. A ponte moderna de 2 pivôs parece muito diferente das guitarras Squier baratas com as quais estamos acostumados, adicionando um pouco de usabilidade bem vinda.
E se isso ainda não o convenceu, há um tróculo esculpido para facilitar o acesso aos trastes mais altos. Para finalizar, as outras especificações importantes incluem corpo de poplar com acabamento em poliuretano brilhante e raio de escala de 12 polegadas.
Timbres: 7,0
Existem poucas guitarras nesta faixa de preço que reúnem tantos sons únicos em um único pacote. Esta não é uma Strato da maneira que você a conhece, mas ainda é um instrumento fenomenal de qualquer maneira que você aborde. O captador do meio, por si só, é um som muito legal. É estridente e brilhante, mas tem um pouco mais de corpo do que você jamais conseguiria em outra posição de captação intermediária de Stratocaster. Ele soa ótimo com algum ganho leve para aquele som punk/rock/pop de garagem que sempre foi um dos meus favoritos. Acionar os três captadores envolvidos também faz uma combinação estranha, mas útil, que rendeu alguns timbres de guitarra base realmente interessantes. Estou muito ansioso para gravar isso e colocar em uma mixagem dobrando algo que tenha feito com minhas outras Strats.
No geral, porém, este é um instrumento de som divertido com uma impressão digital sonora muito útil e única. Esta Squier também é razoavelmente versátil quando você precisa que seja. Aceitou todos os tipos de efeitos muito bem e pode ser facilmente transformada em uma Stratocaster muito mais convencional com algumas das posições clássicas ainda disponíveis.
Tocabilidade: 6,5
O braço de Roasted Maple tem uma aparência ótima e proporciona uma experiência suave ao toque em toda a extensão. Isso se deve em parte aos contornos suaves, bem como à abordagem moderna de braço Strat com perfil em forma de C.
Então, por que uma nota um pouco mais baixa? O trastejamento foi um problema real para mim neste instrumento. Não era impossível de tocar, especialmente em um ambiente ao vivo com alto volume, mas apenas tocando no meu apartamento, eu esperava menos ruído. O acabamento dos trastes parece bom e passa boa sensação, então é provavelmente o resultado do tensor precisando de um pequeno ajuste.
É de se esperar que o preço um pouco elevado desta Squier – em comparação com as outras da mesma marca – traria junto uma regulagem melhor. Em vez disso, parece que eles usaram o dinheiro para preencher a folha de especificações, mas deixaram um pouco a desejar no lado de controle de qualidade das coisas. O que não é um problema importante para a tocabilidade, porque uma regulagem rápida de um técnico deixará tudo pronto para as corridas! Mas é algo que definitivamente impede uma pontuação alta, apesar da grande estabilidade de afinação, uma boa ponte e um braço incrível.
Acabamento e construção: 8,0
Apesar do zumbido irritante dos trastes, quase tudo o mais na Contemporary Stratocaster Special é de primeira qualidade. O acabamento parece quase perfeito, certamente excepcional para o preço. E a inclusão da pintura do headstock combinando com o acabamento do corpo é uma grande coisa para mim. Ajuda a dar à guitarra um visual completo e uma atitude que eu realmente amo.
A escolha de trastes jumbo, Roasted Maple e fiação exclusiva estão realmente fazendo a diferença aqui, e com razão. Esta é uma dos Squiers mais legais que já toquei e não é necessário falar muito mais do que isso.
Além disso, não há hardware instalado incorretamente, nenhum zumbido real de captação ou chiado fora do comum – ou seja, nada a reclamar além do zumbido dos trastes.
Custo/Benefício: 8,0
Considerando tudo, parece um instrumento de grande valor e uma compra recomendável.
A Squier Contemporary Stratocaster Special é peculiar o suficiente para que você não possa obter algo semelhante em nenhum outro lugar, mas também eficaz o suficiente para que você realmente queira tocá-la em qualquer cenário. A folha de especificações também dá a isso um potencial incrível de modificações, já que você tem uma estrutura de Stratocaster excelente para construir algo ao redor.
O resto da linha Contemporary da Squier foi igualmente bem recebido, então espero que ela seja expandida ainda mais nos próximos anos.
Se você está procurando uma Strato que seja muito mais do que apenas uma cópia barata, esta pode ser a guitarra para você. Eu acho que comparativamente, superaria muitos modelos Ibanez ou Yamaha na faixa de preço em termos de tocabilidade e timbre. Eu gostaria que ela inspirasse alguns modelos PRS SE mais legais no futuro também.
Recomendo fortemente esta guitarra. Fender e Squier superaram as expectativas com esta Contemporary Stratocaster Special!
Confira o preço: Amazon.com, Reverb.com (podem render comissão para o autor do artigo)
Leia o artigo original aqui.
Sobre o Autor
Matt Dunn
Jornalista de guitarra e música para Ultimate-Guitar.com e Guitarsforidiots.com, além de colaborador de Guitarniche.com e Stringjoy.com. Entre em contato para conversar sobre guitarras, encomendar uma Partcaster ou sugerir um review.
Matéria originalmente publicada em Guitarsforidiots.com, traduzida e republicada por Musicosmos sob licença de Matt Dunn. Leia o artigo original. Todos os direitos reservados.