A arte cênica, seja qual for, requer uma boa preparação. Por trás de toda boa atuação há uma boa dose de prática individual e em conjunto. Logicamente, o âmbito musical não é uma exceção e é absolutamente necessário ensaiar para obter bons resultados na hora de fazer uma apresentação ao vivo ou realizar uma gravação.
Por diversos fatores podemos perder muito tempo e, em geral, ser pouco eficientes na hora de ensaiar. Certamente existem formas de estabelecer uma organização que permita tirar o máximo proveito do tempo de ensaio. Os parágrafos seguintes contém alguns pontos a considerar.
Deve haver uma organização que permita que os papéis e funções sejam distribuídos, deve estar definido que dirigirá musicalmente o ensaio, quem definirá o local, quem coordenará os assistentes e alguém quem ficará encarregado do sistema de áudio, entre outros papéis.
A preparação individual e em grupo é fundamental para um bom ensaio. Quanto ao grupo, é muito útil que exista uniformidade nos arranjos, estrutura das músicas, etc. Para isso é muito útil ter um sistema comum. Dependendo do estilo e tamanho do grupo, pode-se ter uma partitura para cada instrumento ou um simples sistema de tabela de cifras, ou seja, um guia que descreva a estrutura da canção com seus acordes e as indicações mais relevantes, como cortes e dinâmicas. As vozes devem ter suas tabelas à mão e a estrutura e indicações devem coincidir com as dos outros elementos do grupo.
Quanto ao individual, cada um deve ter clareza de sua parte previamente, embora o ensaio seja um espaço onde você pode esclarecer suas dúvidas.
A preparação também inclui que cada membro tenha seus elementos técnicos prontos e que exista a possibilidade de reprodução de referências auditivas do que é ensaiado.
A pontualidade é algo básico para se tirar vantagem do tempo de ensaio, o qual deve ser entendido como o período efetivo de trabalho, descontando aquecimentos, afinação, montagem, etc. Pode ser um grande desafio coordenar um horário em que todos os integrantes possam marcar este tempo em suas agendas, principalmente se a música não for a ocupação principal de todos.
Cada ensaio deve ter objetivos claros conhecidos por cada membro de antemão. Há ocasiões em que a meta é reunir-se para montar um tema novo; para praticar uma passagem difícil de um ou vários temas; ou para simular uma apresentação completa de um próximo concerto.
O ambiente de ensaio é determinante para que tudo seja ótimo. O espaço deve ser confortável e suficientemente amplo. Deve ter uma acústica minimamente tratada e é muito recomendável evitar trazer pessoas de fora, que possam causar distrações.
Por último, é muito proveitosos ter uma retroalimentação do trabalho feito. Deve-se ter uma permanente comunicação entre todos. Ter um alto grau de relacionamento entre os membros onde exista confiança suficiente para que sejam manifestados os aspectos que estão bons ou não. Gravar os ensaios é uma boa maneira de fazer análises, detectar falhas e encontrar formas de melhorar. Além disso, evita que algum momento de espontaneidade seja perdido.
Publicidade
Sobre o Autor
Carlos Severiche
Carlos Severiche é um guitarrista colombiano que viveu muitos anos na Espanha. Ele foi colaborador de muitos artistas em diferentes estilos e liderou seu próprio projeto de jazz fusion instrumental. Ele também passa boa parte de seu tempo como professor de violão em diferentes lugares. Você pode ouvir seu álbum "Sentido Común" (2012) nas principais plataformas digitais. Siga-o no Instagram e visite o site www.carlosseveriche.com.