Um guitarrista a distância

Já pensou em ser um músico de estúdio em gravações do mundo todo sem sair de sua cidade? As plataformas de gravação online podem te levar até este admirável mundo novo.

Um profissional da música pode desenvolver sua carreira em muitos campos. Na verdade, na grande maioria das vezes fazemos trabalhos diferentes dentro do negócio da música.

Não é estranho encontrar um músico tocando à noite em um bar com sua banda cover e na manhã seguinte vê-lo ensinando música a crianças da pré-escola, à tarde em um estúdio fazendo algumas gravações e à noite no ensaio de seu grupo.

Se você é um músico em tempo integral, vale a pena procurar por alternativas que gerem renda. Uma delas é fazer sessões de gravação online, ou seja, gravar seu instrumento ou voz para alguém à distância pela Internet.

Eu tenho tido gratas experiências ao gravar minha guitarra para pessoas em várias partes do mundo e tenho tido bons resultados. Quero dividir com vocês algumas recomendações do que aprendi ao fazer esse tipo de atividade.

A primeira coisa é saber onde encontrar trabalhos desse tipo. Já faz algum tempo existem plataformas para encontrar qualquer tipo de trabalho disponível on-line, como, Fiverr, Upwork, Freelance, etc.

Existem também sites exclusivamente dedicados a atividades musicais, como Session Exchange, Airgigs, SoundBetter, entre outros. Na maioria das plataformas, basta criar um perfil e oferecer os serviços que desejamos.

Há muitos colegas músicos fazendo esse tipo de trabalho, então você tem que ter uma boa qualidade no que oferece. Não é recomendado para um iniciante. É necessário ter certo conhecimento e domínio das ferramentas de produção musical para poder usá-las adequadamente.

Você deve ter pelo menos um computador equipado com um programa sequênciador ou DAW (Digital Audio Workstation) e uma interface de áudio em seu home studio. Ainda que saibamos tocar bem, é essencial saber cuidar, entre outras coisas, dos níveis de entrada de sinal para que o resultado seja de boa qualidade. Seja captando o som do amplificador através de um microfone ou com efeitos virtuais diretamente para o DAW.

É bom ser específico no que é oferecido. Que tipo de guitarras você tem, como elas serão gravadas e, muito importante, quais estilos podem ser abordados. Ajuda muito a encontrar algo único e atraente para oferecer.

Você também deve ser específico no que é necessário para fazer seu trabalho de gravação online. É bom solicitar desde o início as informações mais detalhadas possíveis daquilo que o cliente procura. Ele, por sua vez, deve nos enviar as faixas guia com as informações relevantes, como tempo, estilo, etc., que nos permite ajustar corretamente nossa estação de trabalho.

Embora o cliente possa enviar suas faixas no formato de áudio mp3 ou MIDI, devemos enviar o trabalho no melhor formato possível, como o WAV. Esses arquivos são de tamanho considerável, portanto, recomenda-se o uso de armazenamento na nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox.

Algumas plataformas, como Airgigs, têm capacidade de armazenamento suficiente para esse tipo de arquivo.

A disponibilidade de um sistema de pagamento e cobrança é essencial. O mais usado é o PayPal. É necessário conhecer o sistema de cada plataforma de trabalho porque o PayPal não está disponível em alguns países. Embora existam alternativas, dependendo do país.

Concluo ressaltando a importância da sensibilidade que se deve ter para poder intuir o que o cliente tem em mente e recomendo que ofereça revisões do trabalho e uma garantia de satisfação.


Nossos comerciais:

carlosseveriche
Carlos Severiche

Carlos Severiche é um guitarrista colombiano que viveu muitos anos na Espanha. Ele foi colaborador de muitos artistas em diferentes estilos e liderou seu próprio projeto de jazz fusion instrumental. Ele também passa boa parte de seu tempo como professor de violão em diferentes lugares. Você pode ouvir seu álbum "Sentido Común" (2012) nas principais plataformas digitais. Siga-o no Instagram e visite o site www.carlosseveriche.com.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui