Ratt, Dokken, White Lion, Def Leppard, Cinderella, Winger, Ozzy, Poison, Whitesnake, Lita Ford, Vixen, a lista vai longe. O som das bandas de metal farofa dos anos 80 é inconfundível e eterno. Filmes, música, moda, você escolhe. Claro, o hard rock nunca morreu. Só ficou mais pesado. E as guitarras de hard rock continuaram evoluindo.

Então, você quer arrasar. Você quer tocar um stratocaster mas deseja um melhor acesso aos trastes superiores – e quer 24 deles! Você quer um braço mais fino e plano, além de captadores mais fortes. Bem, a Fender tem a resposta para você – de novo. Construída para a velocidade e com aparência matadora, a Fender Heavy Metal (HM) Strat traz de volta as boas lembranças do final dos anos 80 e início dos anos 90 (supondo que você já era nascido naquela época) e da ascensão das super-strats.

Esta é uma reedição legal e inesperada de uma guitarra clássica da Fender, e há muito o que apreciar, mesmo que você não esteja mais usando um penteado mullet. As especificações foram projetadas para satisfazer sua necessidade de velocidade, e a HM Strat vem em quatro cores muito legais que homenageiam aquela época: Frozen Yellow, Flash Pink, Ice Blue e Bright White.

Mas será que essa guitarra é mais do que apenas um rostinho bonito?


CategoriaPesoNota
Recursos20%4-estrelas-musicplayers
Usabilidade25%3-estrelas-musicplayers
Sonoridade25%tres-estrelas-e-meia-musicplayers
Documentação & Suporte10%3-estrelas-musicplayers
Preço20%3-estrelas-musicplayers
NOTA GERAL = 3,3 ESTRELAS
3,6 estrelas ou mais: Excelente, Prêmio WIHO
3 estrelas ou mais: Vale a pena considerar
2 estrelas ou mais: Adequado a necessidades específicas
1 estrela ou menos: Não recomendado

Recursos

Os principais recursos da Fender HM Strat incluem um fino braço em maple de perfil em C, uma exclusiva escala de 25,1″, raio de escala de 17″ com 24 trastes jumbo, ponte Floyd Rose Special, tarraxas Gotoh, knobs com o logotipo “F” e um logotipo “Strat” muito legal no headstock. Todo o hardware e botões são pretos, exceto o switch para cancelamento de bobina e o jack de saída, ambos cromados.

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Esta Stratocaster é feita com um corpo leve de basswood, adequado para estilos musicais de alto ganho. O corpo apresenta um perfil mais delgado do que o corpo típico de uma Strato, e o contorno do tróculo facilita o acesso aos trastes superiores em comparação com uma Stratocaster típica. O revestimento é um tipo de verniz uretano brilhante. A parte traseira do corpo inclui uma placa de fixação preta com um logotipo legal da Fender e o número de série, além de capas de plástico pretas para as cavidades. O conector da guitarra está na lateral do corpo (e não na frente, como nas típicas Stratos).

A guitarra possui configuração HSS da seguinte maneira: um captador humbucker HM de alto ganho na posição da ponte com um switch para cancelamento de bobina localizado próximo ao controle Tone inferior e dois captadores HM de bobina única nas posições do meio e do braço. Há um seletor de captadores de cinco posições padrão, mas com a divisão de bobina do humbucker, são sete opções de timbres diferentes.

Existem três botões padrão stratocaster que são Volume, Tone (braço/ meio) e Tone (ponte). A lateral dos botões pretos tem um revestimento texturizado de borracha, a parte superior dos botões exibe o logotipo “F” da Fender e a base dos botões possui números brancos de 1 a 10.

A HM Strat é equipada com um sistema de alavanca Floyd Rose Special double-locking. Esta Floyd Rose Special é uma versão autêntica de um sistema Floyd Rose licenciado, fabricado na Coréia do Sul exclusivamente para a Floyd Rose. Ela mantém os recursos e o design da Floyd Rose original, mas usa carrinhos em liga de zinco em vez de aço e um bloco de sustentação em liga de zinco em vez de latão. O braço da alavanca é rosqueado na ponte e não usa molas nem buchas de nylon. Para mais informações, clique aqui.

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O braço de maple parafusado é revestido com um verniz uretano liso acetinado e apresenta perfil de formato C fino com raio de escala de 17″ (432 mm) e nut Floyd Rose Special com trava de 42,1mm de largura. A escala é de maple ou rosewood, dependendo da cor da guitarra, e possui comprimento menor especial de 25,1″ (638 mm), 24 trastes jumbo de fácil acesso e a escala da guitarra também é revestida com verniz uretano acetinado.

O braço é um pouco mais largo do que a maioria das Stratocasters. As marcações da escala são bolinhas pretas nas versões com escala em maple e brancas na versão de rosewood.

A HM Strat tem o headstock no clássico formato pré-CBS com tarraxas Gotoh pretas blindadas. A frente do headstock é preta brilhante com um logotipo “Strat” prateado sublinhado com a mesma cor do corpo.

A guitarra é fabricada no Japão, na mesma fábrica que produzia a HM Strat original, e inclui um gig bag de luxo. A guitarra é vendida equipada com cordas Fender USA 250L Nickel Plated Steel de bitola 0,009 a 0,042.

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Usabilidade

Esta Fender HM Strat é feita para rock e velocidade, e não decepciona. O corpo de basswood é leve, mas a guitarra permanece bem equilibrada. O braço acetinado é liso e a escala um pouco mais larga do que o normal é muito confortável de tocar. O raio de escala de 17″ permite uma ação baixa de cordas para riffs rápidos. No entanto, as bordas dos trastes estavam um pouco ásperas, e ficamos um pouco surpresos por isso vir de uma guitarra japonesa.

É claro, de que adiantaria uma guitarra roqueira estilo anos 80 equipada com ponte Floyd Rose se ela não permanecesse afinada após algumas alavancadas radicais? Ficamos agradavelmente surpresos ao perceber que a guitarra manteve-se afinada, por mais agressivo que fôssemos com a alavanca. A principal reclamação é que, a menos que o parafuso da alavanca esteja realmente apertado, ela fica frouxa. Além disso, os microafinadores da ponte Floyd Rose não giraram com suavidade e dificultaram um pouco a afinação perfeita que se espera deles. Se isso foi devido ao revestimento dos botões ou se apenas faltou um pouco de lubrificante, não importa, de qualquer forma não é o ideal.

Os botões Volume e Tone tem uma boa firmeza e o revestimento emborrachado é um detalhe bem-vindo. Diferentemente da maioria das Stratos, o curso do volume soa mais linear e só cai realmente nas posições mais baixas, em vez da típica grande queda de volume no início do curso, do 10 até 9 ou 8.

Sentimos que o interruptor de coil tap estava posicionado em um local um pouco estranho e seria mais confortável se estivesse mais afastado ou acima dos botões.

Sonoridade

Infelizmente, devido à pandemia atual, não foi possível levar a guitarra a um show ao vivo ou a um ensaio em grupo, mas isso não nos impediu de aproveitar ao máximo, mesmo nesses momentos difíceis (como você pode ver no vídeo), no espaço de nosso home studio.

Só é apropriado testar essa guitarra com aquilo para o qual ela foi projetada: rock. E foi isso o que fizemos. Depois de aplicar o tratamento capilar apropriado, começamos a tocar com o nosso amplificador Blackstar Studio 20 e ligamos a guitarra no canal sujo com ganho até o talo. Os captadores HM são bastante brilhantes, então começamos com a configuração do ISF no modo britânico que, juntamente com o alto-falante Weber Blue Dog, equilibrou-se bem com esses captadores – enquanto ainda mantiveram-se articulados.

Em seguida, tocamos no canal limpo (que é um canal muito amigável para pedais) e passamos a guitarra através de um pedal Friedman BE-OD. Este pedal vai do overdrive ao máximo ganho. E, novamente, fomos capazes de obter ótimos ritmos suaves abafados e solos limpos harmonicamente ricos. Confira a demo de Ethan Brosh e todos esses timbres estão lá.

E que música dos anos 80 estaria completa sem algum delay e chorus? Com um pouquinho de delay do nosso Dunlop MXR Carbon Copy e um chorus de um Dunlop Hendrix Univibe, esquecemos temporariamente que estávamos em 2020.

Os captadores são muito silenciosos no canal limpo no amplificador. Mas como você pode ouvir no vídeo de demonstração, são bastante barulhentos em regulagens de alto ganho. Surpreendentemente, até o captador humbucker da ponte foi ruidoso. A única posição silenciosa foi a posição 4 (combinação entre meio e braço) que é a menos provável de ser usada nesta guitarra e com um amplificador de alto ganho.

Depois de usar um amplificador valvulado, tocamos a HM Strat através de algumas das predefinições do nosso software de modelagem Line 6 Helix Native Amp. É escolher e tocar. Alguns de nossos sons favoritos são as configurações de fábrica “PV Panama” – modelada a partir de um Peavy 5150 – e “Cali Rectifier” – modelada a partir de um amplificador Mesa Boogie. Amplificadores no estilo Plexi também soaram ótimos.

Uma guitarra de alto ganho não se destaca se não for possível obter ótimos timbres limpos. Depois de esmerilhar no rock dos anos 80, tivemos que garantir que os timbres de Stratocaster com single-coil não decepcionariam. E embora você não vá gravar seu próximo álbum de blues com esta guitarra, nós definitivamente conseguimos funkear.

Esta guitarra parece um pouco deslocada com um Fender Champ ou Fender ’57 Deluxe? Sim, mas isso não nos impediu de fazê-lo. Soou como uma Strato vintage? Não. Mas ninguém pegaria essa guitarra se quisesse um som de Strato vintage. Para timbres limpos em uma balada rock no estilo dos anos 80, ela se encaixa perfeitamente, especialmente quando tocada com alguns efeitos.

Os botões Tone proporcionam um escurecimento agradável e gradual, e são utilizáveis ​​durante todo o curso. Fechá-los totalmente nos deu uma boa qualidade vocal, sem a necessidade de um pedal wah.

Documentação e suporte

A maioria das informações pode ser encontrada no site da Fender, mas no momento não há instruções específicas para este modelo, nem para o ajuste e manutenção adequados da ponte. Também não havia manual da guitarra ou da Floyd Rose incluídos no bag. Felizmente, uma simples pesquisa no Google ou no YouTube fornece as informações necessárias para quem não está acostumado a regular guitarras com um trêmolo Floyd Rose.

Todas as guitarras Fender possuem 2 anos de garantia limitada.

Preço

A Fender HM Strat é vendida por US$ 1.199,00 e deve estar disponível no momento em que você lê esta resenha. É um preço razoável por uma guitarra tão única com o nome Fender.

Fender HM Strat Frozen Yellow
Fender HM Strat Flash Pink
Fender HM Strat Bright White

De Matt Abrams

Matt Abrams, nativo de Wisconsin, toca guitarra há mais de 30 anos. Atualmente baseado em Phoenix, AZ, Matt é membro da banda The Flippin Switches. Visite facebook.com/theflippinswitches para obter informações adicionais.

Artigo originalmente publicado no site MusicPlayers.com – Traduzido e reproduzido por Musicosmos com autorização de MusicPlayers.com – Todos os direitos reservados. All Rights Reserved.

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