Curso de gaita blues com Annie Raines

A Gaita Blues é empolgante, mas poucas coisas no mundo são mais chatas do que um gaitista ruim atrapalhando a jam, certo? Tipicamente, este personagem não sabe o quanto é ruim, mas como a gaita (ou harmônica) é um instrumento que cabe no bolso, ele não perderá nenhuma chance de estragar o ensaio, a jam session, a festa de aniversário do sobrinho. Mas você caro leitor, que tem musicalidade e senso crítico, sabe que tocar gaita minimamente bem não é tão simples. Não basta soprar a de maneira mais ou menos coordenada para se dizer um gaitista. É preciso estudar.

O site True Fire tem um curso que pode ser o que você procura para evoluir na sua habilidade como gaitista, mesmo que seu instrumento principal seja outro. O objetivo deste curso, segundo o pessoal do True Fire é nada modesto: você finalmente vai aprender a tocar uma harmônica de blues matadora.

O curso é ministrado pela gaitista Annie Raines e se chama Harmonica Blueprint, e é todo em inglês. É preciso entender um pouco do idioma para aproveitar as aulas.

Os clássicos

Não há um fanático por blues no planeta que não tenha tocado uma harmônica uma vez ou outra e tentado mandar ver em um solo, ou pelo menos uns riffs. Na verdade, é quase impossível ouvir caras como Paul Butterfield, Sonny Terry, Junior Wells, Howlin ‘Wolf, Sonny Boy Williamson ou Little Walter e resistir à tentação de pelo menos tentar. E se os heróis da velha guarda não te tocarem, não há dúvida de que você pode pegar a febre da música dos Stones, Doors, Led Zeppelin, Blues Travellers, Huey Lewis, Aerosmith, J. Geils ou qualquer uma das centenas de outros blues-rockers clássicos e contemporâneos.

Sendo assim, por que tantas harmônicas colecionam poeira nas prateleiras? Simples: é mais difícil de tocar do que parece e uma instrução realmente eficaz é bastante escassa. Tornando as coisas ainda mais desafiadoras, você não consegue ver o que um gaitista está fazendo e isso torna difícil aprender observando seus movimentos. Pensando nisso, a professora Annie Raines se entrincheirou com os geeks da tecnologia para finalmente produzir o curso em vídeo interativo de gaita blues por excelência.

Quer saber mais? Clique aqui e vá até o site do TrueFire.

O curso é um dos mais profundos e amplos cursos de gaita blues já publicados, mas o mais importante, a sua eficácia como um sistema de ensino é inquestionável – finalmente, você vai ver, ouvir e entender claramente os meandros da harmônica do blues.

Não é brinquedo

A harmônica não é um instrumento de brinquedo e o Blues Harmonica Blueprint não é um curso de gaita-de-boca-para-crianças. Raines fornece muita informação no que provavelmente é um dos trabalhos mais abrangentes do ramo. No entanto, o material é apresentado de forma clara e concisa.

Raines começa com uma orientação abrangente do instrumento, anatomia, empunhadura, embocadura, sopro, escalas, bends, acordes e muito mais. Uma vez que você tenha um controle sobre os fundamentos, Annie mostra um clássico riff de blues ensina como desenvolver um controle claro e limpo de notas solo. Você começará então a trabalhar com escalas, graus e intervalos. Clássicas batidas de blues e técnicas de respiração vêm em seguida, tornando-o bem preparado para começar a soprar alguns blues.

Fazendo música

Você aprenderá ritmos no estilo Sonny Terry, shuffles, marcha blues, acordes e acentos, um boogie de John Lee, blues de 12 compassos, escala de blues, todas as variedades de bends, tercinas com blue notes, wolf calls, boogie basslines, vibrato, trêmolo, bloqueio de língua e todas as técnicas e truques da harmônica.

Na seção final do curso, Raines ensina uma gama impressionante de blues, todos com notação visual, equipando-o com um repertório garantido para conquistar admiradores e não espantar os ouvintes. Seus amigos de banda agradecerão e não mais farão cara feia quando você sacar a gaita do bolso.

Annie Raines

Annie Raines nasceu em 1969 em Boston e cresceu no subúrbio de Newton, Massachusetts. Ela pegou a gaita de blues aos 17 anos e fez sua estreia no palco no 1369 Jazz Club, em Cambridge, alguns meses antes de sua formatura do ensino médio. Entusiasmada com as gravações de Muddy Waters, Little Walter Jacobs, Big Walter Horton e Sonny Boy Williamson, ela se tornou uma presença constante nas jams de blues da área de Boston. Uma das poucas mulheres gaitistas, Annie tocou no circuito de clubes da Nova Inglaterra com bandas locais e viajou para Chicago, onde conheceu e tocou com muitos dos seus ídolos musicais, alguns dos quais se tornaram fãs e amigos de Annie: James Cotton a chama de “James Cotton Junior” e o pianista de Muddy Waters, Pinetop Perkins, disse “ela toca tão bem que dói!”

Em 1992, Raines juntou-se ao mestre Country Blues Paul Rishell (e autor do curso Country Blues da Truefire, Dirt Road Blues – também vale a pena conhecer). Em turnê internacional em festivais, clubes e salas de concerto, e workshops e seminários, Rishell & Raines conquistaram fãs leais. Eles já ganharam diversos prêmios, tocaram e gravaram com Susan Tedeschi, John Sebastian, Pinetop Perkins e Rory Block. Visite o site: www.paulandannie.com para saber mais.

Vale a pena?

Atenção guitarristas, baixistas, pianistas e demais músicos! Já toca blues no seu instrumento? Depois de se familiarizar com as técnicas de respiração e com o layout básico dos acordes e notas, você ficará surpreso com a rapidez com que será capaz de tocar na gaita blues aquilo que você já sabe no seu instrumento.

Vá ao site TrueFire.com, do qual a Musicosmos é afiliada, e assista alguns vídeos deste curso gratuitamente antes de decidir se vale o investimento. Não espere milagre, nem mesmo que seja fácil. Dominar a harmônica como os mestres do blues é para poucos e você precisará, no mínimo, praticar muito antes de se sentir seguro para tocar em público. Se você já aprendeu algum instrumento antes, sabe como é o processo. Não é fácil, mas vale o esforço.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui