A IK Multimedia lançou há alguns meses a série iRig Keys 2 de teclados controladores MIDI portáteis. Estes novos modelos dão sequência à família iRig Keys da IK, já bem conhecida dos que produzem áudio em casa, com equipamentos portáteis – especialmente com aparelhos da Apple, os companheiros naturais da série.

A cada novo lançamento, a linha se aproxima um pouquinho mais de equipamentos de nível profissional, sem perder o foco na usabilidade facilitada e na alta portabilidade. Esses teclados controladores oferecem novas maneiras de conexão e controle, compatibilidade atualizada, além do visual renovado que causa ótima impressão.

Qualquer teclado de preço baixo – como estes iRig Keys 2 – não deve possuir teclas comparáveis a instrumentos mais caros, e isso já é esperado. Mas se você pretende comprar um, há algumas características mínimas que devem ser observadas, como o tamanho das teclas, quantas oitavas abrangem e, claro, se são sensíveis à velocidade (não espere teclas com peso neste tipo de equipamento, naturalmente).

O iRig Keys 2 Pro oferece 37 teclas de tamanho normal sensíveis à velocidade e as 37 teclas do iRig Keys 2 são menores, mas também sensíveis à velocidade, perfeito para ser carregado por aí ou ficar estacionado na mesa de um estúdio caseiro apertado.

As pequenas teclas do iRig Keys 2 podem incomodar tecladistas mais acostumados a teclados de tamanho padrão, especialmente pelo mínimo espaço entre as teclas pretas, mas para quem produz música e quer portabilidade, este inconveniente é suportável.

Cada modelo é equipado com uma variedade de controles de desempenho do painel superior, além de MIDI IN / OUT para usá-lo como um controlador MIDI independente.

Conectividade com dispositivos móveis

Além de oferecer compatibilidade com laptops e desktops, esses controladores MFi ultrafinos se conectam diretamente ao iPhone / iPad e à maioria dos modelos Android.

Há também uma saída de áudio dedicada para conectar alto-falantes ou fones de ouvido, especialmente útil para proprietários de novos modelos de iPhone, que não tem uma saída de áudio – embora possam ser usados fones conectados via bluetooth.

Mais controle

A conexão MIDI incorporada permite que os usuários controlem equipamentos independentes, como o UNO Synth e o UNO Drum da própria IK Multimedia, outros sintetizadores, baterias eletrônicas e muito mais. Quando usados com um computador ou dispositivo móvel, os controladores iRig Keys 2 também podem atuar como interface MIDI – muito conveniente.

Cada teclado controlador pode ser alimentado pela porta USB de um computador ou dispositivo móvel, por fonte de alimentação ou bateria. Como consome pouco, ele pode ser usado na sua estação de trabalho, em estúdio ou sala de aula, durante uma apresentação, uma viagem ou mesmo ao ar livre.

teclado-controlador-portatil-irig-keys-2-em-uso
iRig em ação: suficientemente portátil?

Painel superior

Há o mínimo de controles e botões no topo dos teclados, mas as funcionalidades necessárias estão todas aqui. Há as rodas de modulação e pitch bend, controle de volume, botões de oitava acima/abaixo, um codificador de inserção de dados e outros botões.

Como destaque, configurações personalizadas podem ser programadas em quatro botões de função atribuível. Isso expande enormemente as possibilidades.

Todos os botões e controles tem aparência robusta e a percepção ao toque mantém a sensação de qualidade e firmeza. Nesta faixa de preço há equipamentos que parecem que vão desmontar na sua mão (não que isso aconteça, estamos falando de sensações).

Com esses controles, você pode entrar no modo de edição que permitirá acessar a transposição do teclado, níveis de sensibilidade ao toque, troca de canais MIDI e criar atribuições personalizadas para os 4 botões personalizáveis já citados.

Tudo funciona muito bem e é particularmente útil poder salvar as alterações em Sets (8 no total) que podem ser acessados instantaneamente posteriormente.

Para expressão musical adicional, o painel traseiro também possui uma entrada de pedal externo.

Compatibilidade

Ambos os modelos do iRig Keys 2 funcionam perfeitamente com iPhone, iPad e Mac/PC e são compatíveis com a maioria dos dispositivos Android.

A conexão funciona sem dificuldades, mas há algo fora do lugar aqui: se você usa equipamentos Apple mais recentes, vai precisar providenciar adaptadores USB compatíveis, a depender da conexão presente no seu próprio aparelho, algo bem estranho já que a IK Multimedia divulga os equipamentos como “Made for iPod, iPad, iPhone”.

Uma nova saída de fone de ouvido único pode ser usada para prática ou composição em silêncio, especialmente útil se o seu iPhone não tiver saída de som.

A saída de áudio também pode ser usada para conectar alto-falantes dedicados, garantindo um som tão bom quanto o equipamento de amplificação e falantes que você utilizar.

Programas incluídos no iRig Keys 2

Os controladores iRig Keys 2 vêm com o SampleTank 4 SE, que oferece mais de 2.000 sons e ritmos para a criação faixas.

Também estão incluídos aplicativos gratuitos, como o SampleTank FREE para iPhone e iPad, o iGrand Piano FREE para iPhone, iPad e Android e o iLectric Piano FREE para Android.

Não devemos esquecer que a série iRig Keys 2 é compatível com centenas de outros aplicativos de música populares, de diversos fabricantes, e oferece inúmeras possibilidades para estudo, prática, composição ou performance ao vivo.

Conclusão

Para produção caseira ou se a portabilidade for importante, não há nada que desabone os novos iRig Keys 2, da IK Multimedia. A principal diferença entre ambos os modelos está no tamanho das teclas e, consequentemente, na portabilidade.

Mas a qualidade geral de montagem e funcionalidades colocam estes equipamentos como uma das primeiras opções em teclados controladores pequenos.

O preço de pouco mais de US$100 (nos EUA) não chega a ser um trocado quando convertido para Reais, com todos os custos aqui do Brasil. Mas comparando com os concorrentes, é um bom preço pelo que entrega.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui