A Telecaster é uma guitarra muito peculiar. Seu timbre rasgado e agudo, mas ao mesmo tempo com brilho, ganha a simpatia da maioria dos guitarristas, especialmente do Country, Folk e do Rock.

O timbre mais marcante e usado da Telecaster é o twang. Significa agudo. E realmente, são as frequências agudas que ganham ênfase nessa guitarra. Especialmente no captador da ponte, onde o twang fica bem evidente. Esse timbre é muito usado em solos de country.

Esse timbre da Telecaster deve em grande parte à sua madeira. O Ash tem como principal característica o favorecimento de freqüências agudas. Mas a sua parte elétrica, especialmente os captadores, foram projetados com essa finalidade. De ter uma voz realmente mais aguda.

Mas a Telecaster também tem o Jazzy. Um timbre bem aveludado, conseguido no captador do braço. Onde a Telecaster muda totalmente sua característica. Entregando uma voz suave e menos aguda. Não chega a ter a força e o brilho do captador da ponte da Stratocaster. Mas tem sua beleza e proporciona uma versatilidade interessante a este modelo.

O Twang e o Jazzy, fazem da Telecaster uma guitarra diferenciada, muito querida pela maioria dos guitarristas. Uma opção maravilhosa de timbre e um xodó para muitos. A famosa “Teleca”, para os íntimos.

Temos como principais usuários de Telecaster: Keith Richards, do Rolling Stones, Bruce Springsteen, Albert Collins etc..

Veja um vídeo sobre o Twang e o Jazzy no meu canal do YouTube.

Curso online de guitarra:

7 passos para você criar solos incríveis na guitarra.

Trabalho autoral:

Você também pode se interessar por:

anserson-paiva-a-essencia-da-guitarra
Anderson Paiva

Cantor, compositor, guitarrista, professor de guitarra & violão, colunista de música e produtor de jingles.

Toca guitarra e canta desde os 15 anos de idade. Suas maiores influências sempre foram os grandes mestres da guitarra e as grandes bandas das décadas de 60 e 70.

Toda a influência do Rock Clássico, do Blues e do instrumental, ele trouxe para suas composições, assim como também para seus métodos de ensino.

Participou do Festival de música e ecologia de Ilha Grande em 2019, com a música "É uma ilha, Ilha Grande". (Clipe no canal do YouTube) Composição selecionada entre quase 400 de todo o país para se apresentar ao vivo na categoria "Ecologia".

Ao longo da sua experiência de mais de vinte anos como guitarrista e professor, desenvolveu um método simples e direto de fazer o aluno que já toca guitarra aprimorar a criatividade e o sentimento.

Este método está no curso online 7 Passos para Você Criar Solos Incríveis.

Seu canal no YouTube traz todo um conteúdo aprofundado sobre o universo da guitarra. Com muitos tutoriais, documentários e um curso de guitarra gratuito sobre o estilo do mestre Jimi Hendrix, "Licks Between Chords".

Tem também um trabalho autoral, onde além de compositor, atua também como cantor e guitarrista. Está disponível em todas as plataformas digitais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui