O violão e sua mística permanecem

O violão ainda gera um fascínio sobre os amantes da boa música, mesmo depois de todas essas décadas de nossos ouvidos sendo bombardeados por música de guitarra elétrica e sons eletrônicos, que adoramos. Os guitarristas amam tocar com os sons de timbres estranhos, de efeitos digitais, de distorção. O violão tem apenas o timbre dado a ele pela madeira da qual é feito e pela habilidade e inspiração do músico. Então vamos lembrar alguns solos de violão e nos violonistas que os fizeram populares.

Se você não conhece o nome Erik Mongrain, você vai encontrar alguns exemplos de seu talento em sites de vídeo na Internet – ouça o solo chamado Air Tap para ter uma ideia. Foi-lhe dado um violão quando tinha quatorze anos, e ele aprendeu a tocá-lo de ouvido. Enquanto aprendeu e experimentou com o instrumento, ele descobriu a técnica de deitar a guitarra em seu colo, percutindo as cordas e corpo para produzir música. Se você procurá-lo na Web você vai encontrar arquivos PDF de sua música e tutoriais sobre suas técnicas. 

Paco de Lucia levou ao mundo uma nova onda de flamenco na década de 1970 e abriu o caminho para toda uma geração de guitarristas flamenco que foram inspirados por sua paixão por escalas orientais e influências de jazz. Entre dos Aguas foi uma improvisação iniciada durante uma sessão de gravação, porque o LP na qual Paco e seus músicos estavam trabalhando ficara curto. A rumba resultante foi um hit em todo o mundo e estabeleceu Paco como uma força a ser levada em conta mesmo fora dos limites da música folclórica espanhola.

De volta na década de 1990 MTV decidiu persuadir Guitar Hero Eric Clapton a tocar algumas músicas sem os adornos fornecidos por uma guitarra elétrica e amplificador. O álbum resultante ganhou o Grammy Awards, deu à carreira de Clapton um renascimento e reinventou a canção Layla como um belo momento acústico. O solo em Layla está longe do tema original concebido por Duane Allman, que fez da canção um hino do rock.

Paco-de-Lucia-em-Arles-França
Paco de Lucia em Arles (França) em um show com John McLaughlin. CC 2.0

No final da década de 1960 Mason Williams surpreendeu escrevendo e executando um solo de violão que se tornou um hit e permaneceu popular por décadas desde então. A melodia foi chamada de Classical Gas, e é impressionante para a sua simplicidade e apelo popular. Classical Gas nasceu em uma época em que os instrumentais como The Lonely Surfer, A Walk In The Black Forest e Love Is Blue foram hits de destaque para os músicos que eram até então desconhecidos. Mas apenas Classical Gas retém a capacidade de atrair a atenção dos ouvintes.

Fazendo seu próprio som

Então, se você toca violão e gostaria de aprender a tocar alguns solos, você pode usar a World Wide Web para aprender mais sobre as técnicas de solo para violão acústico.

Uma maneira fácil de começar é a técnica Clawhammer usada em canções folclóricas, técnica que vem do banjo, ou você pode aprender a improvisar suas próprias melodias usando o menor pentatônica ou escala “Blues”.

Se você tem um bloqueio sobre como começar a improvisar ou compor suas próprias músicas, comece com uma rima popular, tradicional, que você conheça muito bem, e adicione notas a ela e a mudar as coisas ao redor da melodia principal para produzir algo original. Comece reproduzindo a linha vocal e então você ficará livre de padrões de escala tediosos, e certamente fará algo agradável aos ouvidos. Isso é um ótimo começo.

Licença Creative Commons
Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.