Posicionamento de monitores para iniciantes

livro-de-monitores-no-estudio

Onde e como você coloca os alto-falantes no estúdio é algo fundamental para que se obtenha a resposta de frequências mais precisa e uma melhor imagem estéreo. Idealmente, você deve posicionar-se de modo que seu local de audição e os dois monitores formem um triângulo equilátero. Em outras palavras, as distâncias entre dois dos três objetos (sua cabeça e cada um dos monitores) devem ser as mesmas.

Se você não tiver uma fita métrica à mão ao configurar este triângulo, um pedaço de corda ou até mesmo um cabo de guitarra serve. Embora existam algumas medidas recomendadas para o triângulo, é mais importante que cada lado tenha o mesmo comprimento.

Os monitores de estúdio são projetados para serem escutados no eixo, por isso também é importante garantir que os monitores estejam apontando diretamente para a sua cabeça ou para o espaço logo atrás dela. As frequências altas são mais direcionais do que as frequências mais baixas e você não ouvirá as frequências altas com precisão se estiver ouvindo alto-falantes que estejam apontados para longe de seus ouvidos.

Quanto à altura, o ideal é que os tweeters estejam na mesma altura das orelhas quando você estiver sentado, normalmente a cerca de 120-140 cm do chão.

O renomado engenheiro Carl Tatz recomenda que as caixas acústicas nearfield sejam posicionadas a 171,5 cm de distância entre elas, mas mesmo ele concorda que este é apenas um ponto de partida. A maioria das mesas de estúdio tem cerca de 120 cm de profundidade e esta distância coloca a ponta do triângulo equilátero logo atrás da cabeça do ouvinte na posição de mixagem. Essa geometria cria uma imagem estéreo natural e o som parece vir da sala, e não dos próprios alto-falantes.

posicionamento-dos-falantes-no-estudio

Falantes e paredes

Tente posicionar seus monitores de forma que fiquem longe de paredes e cantos para evitar os reflexos, que podem criar uma curva de resposta desigual devido ao comb filtering e reforço ou cancelamento de frequências baixas. Às vezes, as opções de posicionamento são limitadas e os alto-falantes tem que ser colocados perto da parede logo atrás deles.

Por esse motivo, muitos monitores fornecem configurações de EQ integradas chamadas de Whole-Space (posicionamento longe de qualquer parede), Half-Space (para colocação perto da parede) e Quarter-Space (para posicionamento perto das quinas do cômodo).

Alguns monitores também oferecem opções de EQ adicionais, que podem personalizar ainda mais o som dos alto-falantes para compensar as deficiências no ambiente de audição.

Mantenha a simetria em mente. Portanto, os alto-falantes esquerdo e direito devem estar equidistantes de suas respectivas paredes laterais.

Qualquer distância além de 60 cm reduz drasticamente os problemas de graves causados por reflexos na parede à sua frente. Por outro lado, os estúdios profissionais geralmente posicionam seus monitores contra a parede, com a face dos alto-falantes alinhada com a parede atrás deles. Este posicionamento elimina os problemas de cancelamento de graves que afetam os alto-falantes colocados próximos a uma parede.

Subs

Os subwoofers são inerentemente não direcionais, mas ainda precisam ser posicionados corretamente para otimizar sua resposta na sala. Um truque para ajudar a encontrar um bom local para um subwoofer é colocá-lo temporariamente na posição de escuta e rastejar pela sala para descobrir onde os graves soam melhor. Em seguida, coloque seu subwoofer lá.

Seu subwoofer pode ter um controle de corte de frequência ou crossover. Deve ser ajustado para corresponder aos seus monitores principais específicos. A ideia dos subs é tirar dos alto-falantes principais menores o trabalho duro de criar frequências baixas – e se o crossover for muito baixo, talvez abaixo de 70 Hz, alguns monitores principais ainda podem ter dificuldade em lidar com as frequências mais baixas restantes.

Por outro lado, os subs não são feitos para lidar com nada além de graves, então se você definir seu crossover muito acima de 100 Hz, você pode realmente acabar com uma imagem de áudio um tanto desarticulada, pois seu cérebro será capaz de localizar o som que vem de seu subwoofer.

Desacoplamento

Pode ser necessário desacoplar os alto-falantes do pedestal ou da mesa em que estão apoiados. Caso contrário, a mesa ou os suportes vibrarão e absorverão ou amplificarão efetivamente certas frequências. Almofadas de isolamento de alto-falante ajudam a mitigar vibrações e ressonâncias absorvendo as vibrações antes que possam ser transferidas para o suporte.

Almofadas de isolamento simples e baratas podem ser feitas de espuma densa, como o Auralex Mopad, enquanto os isoladores multicamadas, como o Recoil Stabilizer, da Primacoustic, fornecem ainda mais isolamento. Outros isoladores mais sofisticados, como os da IsoAcoustics, podem usar sistemas de mola não ressonantes e fornecer bom isolamento, bem como ajuste de altura.

No mínimo, tirar as caixas da mesa e colocá-las em suportes independentes fornecerá uma quantidade básica de isolamento e você não sentirá as vibrações do alto-falante em sua superfície de trabalho.

Conclusão

Por meio do posicionamento e do isolamento cuidadosos do monitor, você garantirá que o que está ouvindo é o som mais preciso que seu sistema de alto-falantes pode produzir. Uma vez que sua configuração esteja otimizada, você pode empregar a correção eletrônica da sala, como o Sonarworks Reference 4, para realmente dar os toques finais em seus monitores. Além disso, certifique-se de verificar nosso artigo sobre técnicas de tratamento acústico para obter o máximo do seu espaço acústico.

Este tutorial é um trecho do eBook de configuração de estúdio da Sonarworks. Baixe uma cópia (em inglês) GRATUITA do e-book Sonarworks Successful Studio Setup aqui!

de Eli K

Artigo originalmente publicado no site MusicPlayers.com – Traduzido e reproduzido por Musicosmos com autorização de MusicPlayers.com – Todos os direitos reservados. All Rights Reserved. Leia o artigo original em inglês.

Sobre o Autor

music-players-autor
MusicPlayers.com
Website | + posts

MusicPlayers.com é a revista on-line para músicos sérios. Sua missão é fornecer a músicos sérios as análises mais aprofundadas e bem escritas de instrumentos musicais e ferramentas de gravação de nível profissional, além de oferecer entrevistas com artistas de destaque, tutoriais detalhados e uma comunidade on-line para os músicos. Visite MusicPlayers.com.