Nascido em Norristown, Pensilvânia, em 1º de dezembro de 1951 e batizado John Francis Anthony Pastorius III, Jaco Pastorius é considerado um dos maiores e mais influentes baixistas da história até hoje. Sua morte prematura em 21 de setembro de 1987, aos 35 anos, vítima das consequências de um brutal espancamento cometido por um segurança de uma boate em Fort Lauderdale deixou órfã uma legião de fãs.

Jaco começou sua carreira em 1970 no grupo O Las Olas Brass que fazia covers de James Brown, Aretha Franklin e Otis Redding. Em 1974 passou a tocar com o guitarrista Pat Metheny gravando seu álbum de estreia “Bright Size Life” de 1976 em formação de trio que contava também com o baterista Bob Moses. Podemos também destacar naquele ano a participação de Jaco no álbum Hejira de Joni Mitchell.

Também em 1976, Jaco lança seu primeiro álbum solo pelo selo Epic que contou com participações especiais como o pianista Herbie Hancock. Neste álbum podemos destacar as faixas “Continuum” e “Portrait of Tracy” onde ele executa em seu Fender Jazz Bass fretless temas que se tornaram clássicos para todos os baixistas desde então . Há também neste álbum uma versão épica de “Donna Lee” de Charlie Parker num duo de Jaco com o percussionista Don Alias.

Weather Report

Jaco pastorius 871976 marcou também a entrada de Jaco para o lendário grupo de jazz fusion Weather Report, liderado pelo tecladista Joe Zawinul e pelo saxofonista Wayne Shorter. Jaco gravou algumas faixas do álbum do grupo “Black Market” naquele mesmo ano mas o grande sucesso de vendas do grupo viria em 1977 com o lançamento do álbum “Heavy Weather” onde se destaca a faixa “Teen Town” de autoria de Jaco onde o contrabaixo faz a melodia que se tornou um clássico para todos os amantes do instrumento até os dias de hoje. Os registros de Jaco com o Weather Report se seguiram com os álbuns “Mr. Gone” de 1978, “8:30” gravado ao vivo em 1980 e “Weather Report” de 1982. Em 1981 Jaco gravou seu segundo álbum solo “Word of Mouth” que começa com a emblemática “Crisis” que revela todo o momento de crise pelo qual passou Jaco com sua separação de sua primeira esposa Tracy e seu envolvimento com as drogas.

Em 1982 Jaco deixa o Weather Report para seguir em carreira solo com a sua Word of Mouth Big Band. A partir daí a vida de nosso bass hero se tornou um verdadeiro calvário entre internações causadas por conta do transtorno bipolar e do alcoolismo.

Sua biografia “Jaco: The Extraordinary and Tragic Life of Jaco Pastorius” escrita por Bill Milkowski reúne relatos e fotos da vida desse genial artista.

Aos contrabaixistas em especial deixo aqui como exemplo da genialidade e imensa criatividade de Jaco Pastorius a transcrição de sua de linha de baixo para “4AM” gravada no álbum “Mr. Hands” do pianista Herbie Hancock. Até a próxima!


Publicidade

Curso Tony Franklin’s Fretless Bass Foundations

Tony Franklin, o “Fretless Monster”, tocou com Jimmy Page, Paul Rodgers, John Sykes, Carmine Appice, David Gilmour, Kate Bush, Whitesnake, Kenny Wayne Shepherd, Donna Lewis, Gary Hoey, Pat Travers e uma série de outros artistas e bandas top. Ele já gravou em mais de 150 álbuns, participou de inúmeros programas de TV e ajudou a Fender a projetar seu amplamente aclamado violão Signature Fretless Precision Bass. Estamos felizes em receber Tony na família TrueFire com seu primeiro curso, Fretless Bass Foundations!


Transcrição:

4AM 1

4AM 2

4AM 3

4AM 4

baixo sire
Alex Rocha

Bacharel em Música pela Universidade Estácio de Sá, Alex Rocha é baixista, compositor, arranjador e produtor musical.

Fez parte da banda do cantor Emílio Santiago de 2003 até 2013 tendo gravado seus DVDs “O Melhor das Aquarelas” em 2005 e “Só Danço Samba Ao Vivo” de 2011, premiado com o Grammy Latino como o melhor álbum de samba em 2012. Seu primeiro CD  solo ”Boas Novas” (Niterói Discos/2003) obteve excelentes resenhas da crítica especializada e foi co-produzido pelo baixista Arthur Maia.

Em 27 anos de carreira, Alex Rocha acompanhou artistas como Victor Biglione, Wagner Tiso, Celso Blues Boy, Bibi Ferreira, Itamara Koorax, Pery Ribeiro, Zé Renato, Leila Pinheiro, Fred Martins e Nico Rezende, e também grandes músicos da cena do jazz internacional, como Eddy Palermo, Phil DeGreg, Jeff Kunkel e Mark Lambert entre outros.

Na Rede Globo de Televisão participou do programa Gente Inocente entre 2000 e 2002, gravando inúmeras trilhas musicais veiculadas pela emissora.

Participou de festivais como: Festival Internacional de Blues do Circo Voador (1993); Nescafé in Blues (SP- 1994); Búzios Jazz & Blues 2000; Festival de Jazz & Blues de Fortaleza -2001; Tribulaciones Jazz Festival (Buenos Aires/2001); Ipatinga Jazz Live (2004 e 2008); Baltimore Waterfront Festival (E.U.A.- 2006); Curitiba Jazz & Blues Festival (2008); Festival de Jazz da Savassi, e Rio das Ostras Jazz & Blues em 2011.

Apresentou-se com seu grupo no 3º Niterói Musifesfest em setembro de 2006 recebendo como convidado especial Toninho Horta. Em 2009 gravou o CD “Aventura” do tecladista José Roberto Bertrami, lançado pela gravadora inglesa Farout Recordings, indicado ao Grammy Latino. No ano 2011 lançou o CD ”Cachet!” pelo selo Niterói Discos, em parceria com o guitarrista Marcelo Frisieiro. Em 2012 participou da gravação do programa “Som Brasil - Clube da Esquina” da Rede Globo de Televisão acompanhando Milton Nascimento, Lô Borges e Wagner Tiso. No mesmo ano passou a colaborar como colunista da revista Bass Player Brasil. No ano de 2014 participou do festival MIDEM em Cannes, França acompanhando o Andrea Dutra Quarteto  e o Cláudio Dauelsberg Trio.

Desde novembro de 2015 acompanha o cantor Daniel Boaventura em shows pelo Brasil. Também faz parte do Osmar Milito Trio e do quinteto liderado pelo pianista e cantor Nico Rezende no show em Tributo a Chet Baker trabalho esse que teve um DVD lançado em fevereiro de 2017 pelo selo Fina Flor.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui