A leitura de partituras à primeira vista pode ser uma das partes mais desafiadoras de ser um músico. No entanto, é uma parte importante da capacidade de tocar seu instrumento corretamente e é uma habilidade que precisa ser desenvolvida constantemente. Destacamos três dicas que o ajudarão a ler suas músicas de piano com muito mais rapidez.
Estude a peça
Antes de começar a tocar uma peça, você deve sentar-se e estudá-la minuciosamente para poder ler as notas mais rapidamente quando for tocá-la. Reserve um momento para se sentar e digerir a música que apresentada a você. Observe o ritmo da música e siga sua estrutura. Identifique todas as partes nas quais você acha que pode ficar preso.
Ler à primeira vista é muito mais do que acertar as notas. Você também precisa tomar cuidado para observar qualquer tipo de instrução musical e mudanças dinâmicas que o compositor tenha usado. Lembre-se sempre de observar a fórmula de compasso e o andamento da peça, pois eles também podem mudar dentro da partitura. Mostrar que você pode se adaptar rapidamente a diferentes anotações certamente impressionará qualquer pessoa que esteja ouvindo.
Se você tiver permissão para fazer qualquer tipo de marcação em sua partitura antes de tocar, sugerimos que o faça. Por exemplo, você pode marcar os trechos da música que sejam particularmente complicados. Você pode evoluir muito mais rapidamente na leitura da partitura com esses lembretes visuais para ajudar nos momentos importantes.
Uma outra coisa que sugerimos neste momento é que você repasse mentalmente toda a partitura, do começo ao fim. Pense nisso como uma primeira execução mental. Se possível, tente cantarolar junto com a melodia e batucar junto com o ritmo da música. Isso o ajudará a ter uma ideia melhor de toda a canção e pode ajudar a acelerar drasticamente a leitura à primeira vista. Na verdade, há uma série de perguntas que você deve fazer a si mesmo para aprender sobre a peça, de modo a desenvolver a velocidade de leitura.
- O que acontece no final da canção para gerar o final dramático?
- O que a melodia principal está fazendo ao longo da peça?
- Você notou um padrão ou uma série de padrões que se repetem regularmente ao longo da partitura?
- Existem seções definidas ao longo da peça que podem ajudá-lo a setorizar a música mais facilmente?
Conheça os ritmos, marcas de tonalidade e escalas
Não existem duas partituras iguais, e é por isso você deve ter a habilidade de ler todos os tipos com rapidez. Uma coisa que cada peça terá em comum é o ritmo. Antes mesmo de tentar ganhar velocidade na leitura de partituras, certifique-se de estar totalmente familiarizado com todos os ritmos mais comuns. Isso o ajudará a estar pronto para ler mais rapidamente quando chegar a hora.
Outra coisa que é útil para se tornar um instrumentista melhor é memorizar todas as marcas de tonalidade. Esteja sempre ciente de quaisquer acidentes bemóis ou sustenidos que surgirem para que a partitura possa ser lida mais rapidamente. Isso pode levar algum tempo no início, mas depois de um tempo, ajudará você a acelerar enormemente o processo de leitura de partituras.
Compreender e memorizar escalas pode ajudá-lo a acelerar a leitura de suas partituras. É porque seus dedos podem desenvolver uma memória muscular para os sustenidos e bemóis para cada armadura de clave. Também ajudará na colocação das mãos e no dedilhado. Suas mãos saberão automaticamente o que estão fazendo e para onde devem ir, então a leitura das partituras fica muito mais rápida quando você conhece essas coisas.
Outra habilidade que você pode querer praticar mais para fazer as partituras serem lidas mais rapidamente é aprender a ler antecipadamente. Esta é uma técnica na qual você lê as notas que vêm a seguir enquanto toca as anteriores. É uma habilidade comum que muitos músicos usam, mas realmente requer muita consciência e prática de sua parte para dominá-la. Você também pode tentar tocar em posições diferentes para que seus dedos não se acostumem a tocar as mesmas notas repetidamente.
Pratique sem qualquer tipo de rede de segurança
É fácil usar certas redes de segurança quando você começa a ler partituras. Esse tipo de comportamento geralmente vêm de quando somos iniciantes e queremos tornar o aprendizado mais rápido. Por exemplo, uma coisa comum que muitos músicos fazem é olhar para as próprias mãos enquanto tentam ler a música. Qualquer que seja sua rede de segurança particular, é melhor começar a praticar sem ela. Quanto mais você puder ler sozinho sem esses pontos de apoio, mais rápida será sua leitura de música.
Partituras são caixinhas de surpresas e você nunca sabe o que vai encontrar. Pode ser algo animado e jazzístico ou então algo realmente lento e melódico. Nesses momentos, pode ser fácil entrar em pânico, especialmente se você nunca tocou determinada peça antes e precisa tocá-la de primeira.
Para evitar qualquer tipo de preocupação ao ler sua partitura, é importante se familiarizar com todos os gêneros e estilos de música. Isso inclui partituras e ritmos em diferentes gêneros. Quando você tem uma nova partitura à sua frente, ter esse conhecimento significa que você pode entrar na peça relaxado e pronto para começar. Não haverá muita coisa que você não tenha visto, então ler partituras não só se torna mais rápido, mas também será muito mais fácil.
Ler sua partitura de piano rapidamente pode ser o objetivo final, mas não comprometa a precisão da leitura apenas por questão de velocidade. É realmente uma habilidade que pode levar uma vida inteira para ser aperfeiçoada. Quanto mais você praticar a leitura de partituras, mais rápido ficará, mas isso não acontecerá imediatamente. Tente não se concentrar nos erros que você cometer, especialmente durante as apresentações. Não há necessidade de parar, voltar e se corrigir. Continue e, depois de terminar, anote os lugares com os quais você teve dificuldade. Continue tocando o melhor que puder e continue colocando suas habilidades de leitura de partituras em teste para que você possa se aprimorar e acelerar sua leitura a longo prazo.
Sobre o Autor
Instrumentio.com
Instrumentio.com ajuda músicos e compositores a escolher seus instrumentos musicais, fornecendo análises detalhadas, comparações e as melhores listas de vários instrumentos.