ISA NIELSEN.
O pedal DigiTech Drop Tune tem a finalidade de abaixar o tom da guitarra proporcionalmente, de meio em meio tom, como se você tivesse afrouxado todas as cordas em meio tom, por exemplo. Ele é muito simples, tem apenas um botão de liga e desliga, com o pé, e outro botão giratório para escolher entre as opções, 1 (meio tom abaixo – figura 1), 2 (um tom abaixo), 3 (um tom e meio abaixo), 4 (dois tons abaixo), 5 (dois tons e meio abaixo – figura 2), 6 (três tons abaixo), 7 (4 tons abaixo). Também tem a opção de oitavar (uma oitava abaixo – figura 3).
A chave seletora “Momentary ON/OFF switch” Seleciona como o footswitch irá operar (o efeito será habilitado ou desabilitado apenas quando o footswitch está pressionado e sendo segurado). Selecionar essa chave para o “OFF” irá fazer o footswitch funcionar como um botão padrão de on/off switch. Eu sempre deixo no Off.
Comprei este pedal com a intenção de simular uma guitarra de 7 cordas na minha música Synthetic Inoxia (confira no spotify, a seguir) e deu muito certo, deixo na posição 5 (figura 2) para tocar o que seria equivalente, do mais grave ao agudo: (B, E, A, D, G, B) e em outra parte da música (no minuto 2:49 ) onde faço solos e preciso da corda E (Mi) aguda, desligo o pedal.
Além dessa função criativa de simular uma guitarra de 7 cordas, ele é muito prático, em situações que você quer apenas tirar uma música de tom diferente, ou quer fazer uma apresentação sem levar várias guitarras em afinações diferentes, porque mudar a afinação na hora pode ser arriscado, levando em consideração que pode desafinar e que a regulagem da guitarra ficará diferente, principalmente se for um instrumento com ponte flutuante.
Para os mais perfeccionistas, também pode ser usado um equalizador junto com o Drop Tune para timbrar as frequências graves, e deixar o som mais redondo, mas isso fica a critério de cada um.
No meu pedalboard, uso o Drop Tune posicionado na seguinte sequência da cadeia de pedais: Guitarra, afinador, Drop Tune, Wah, vintage overdrive, Distortion, amplificador. No send return estão: Send, Delay, Noise Gate, Booster. (figura 4)
O único porém do pedal é que, caso você esteja tocando com o volume do amplificador muito baixo, vai se confundir com o som da guitarra desligada – mas fora isso, é muito bom, um dos meus pedais preferidos!
Conclusão: adquiri o pedal pelo Mercado Livre, pelo preço médio de 380 Reais e para mim valeu muito a pena o investimento, levando em consideração que posso tirar qualquer música em qualquer tom, (para baixo), facilitando o dia a dia e também em apresentações. É um ótimo pedal na minha opinião.
Sobre o Autor
Isa Nielsen
Isa Nielsen nasceu em Herning, na Dinamarca, mas mudou-se para São Paulo ainda criança, onde mora desde então. Aos 14 anos começou a tocar guitarra, e logo montou sua primeira banda. Atualmente Isa Nielsen dá aulas de guitarra e está trabalhando em sua carreira solo.