Então você começou a tocar guitarra e parece que seus ídolos são inalcançáveis, não é mesmo? Pois saiba que isso não é verdade.

Da mesma forma que você, eles também passaram por essa fase. E é a força de vontade e perseverança que vão te fazer chegar lá. Sabemos que são necessárias horas de dedicação, que nem sempre temos tempo ou disposição para cumprir, mas quando você consegue algo especial, a sensação é de que todo esforço valeu e vale a pena, todas as horas de estudo e dedicação, de ensaios, bandas que não deram certo, valeram a pena e te fizeram crescer.

Estudar qualquer assunto sempre será tempo bem investido, e como todo bom investimento, você vai ter frutos disso, então imagine que você está plantando uma árvore, existe um processo, faz parte da natureza e com o nosso desenvolvimento é a mesma coisa. Queremos resultados cada vez mais rápidos, e lamentavelmente com o mínimo de esforço, mas a partir do momento que você entende e aceita as leis universais, isso irá facilitar sua compreensão, seus sentimentos, acalmar a ansiedade e saber que esse processo existe para todos.

Esses dias eu recebi uma mensagem no Facebook de um rapaz, e ele disse que estava desanimado com a guitarra e queria saber o que ele precisaria fazer para superar isso. Não se culpe, ficar desanimado acontece. Você precisa cuidar da saúde e fazer sempre o melhor para estar em dia com o corpo e a mente. A atividade física também é muito importante. Sem falar que as guitarras de Mogno são pesadas, rs.

Se você for tocar em uma banda, precisa estar com a saúde em dia, porque pegar aviões, estradas, é muito cansativo, apesar de muito recompensador, é preciso cuidar da saúde pensando nos 40, 50 , 60 anos de idade. Outra coisa muito importante, é vencer o medo. Praticamente todos os meus alunos falam a frase “é muito difícil”, antes mesmo de saber o que devem aprender. Claro, exige esforço, mas pensar que é difícil só vai tornar as coisas mais difíceis.

Mas como mudar esse pensamento? Primeiro, quantos guitarristas existem? Vários, certo? Se fosse algo tão difícil, não existiria nenhum. Se os outros podem fazer, você também pode. Pense, é fácil. Divida em pequenas partes, aprenda um compasso, vá aos poucos, comece praticando 15 minutos. Faça com amor e não por obrigação. Pense, no seu sonho, o que você realmente quer, e o que você precisa para alcançá-lo. Faça uma lista de 20 coisas que você pode fazer para alcançar seu objetivo, com todos os objetivos que você tiver. Vou dar um exemplo, se você quer aprender uma música, escute, veja várias pessoas tocando, dívida pedaço por pedaço, aprenda um compasso de cada vez, com calma e atenção. Imagine você tocando essa música inteira.

Pense nos benefícios que aprender essa música vai trazer, aprenda da maneira que for conveniente, de ouvido, por tablatura ou partitura, não importa, tire os empecilhos e faça da maneira que definitivamente vai te trazer resultados. E mais uma coisa, invista em você, o dinheiro que você investe em você, volta em maior quantidade.

É preciso cuidar da mente e das emoções. Limpe, jogue fora objetos que tem lembranças desnecessárias e deixe apenas o que você realmente gosta. Li outro dia no Instagram, a vida é muito curta, viva com quem você ama e quem ama você de volta. Perdoe, esqueça e siga em frente. O seu diferencial, todos os dias fazer o que você já faz, melhor. E o sucesso:

  1. necessidade do que você faz
  2. a sua habilidade em fazê-la
  3. a dificuldade em te substituir

Quando for praticar, procure estar confortável, em uma boa cadeira, bem disposto.  Desligue o celular, Facebook, TV, etc…

Enquanto estiver estudando, estudar pensando em fazer melhor a todo momento, e não apenas executar – SE SUPERAR.

Existe o ditado que fala que chuta uma árvore e caem vários guitarristas, mas isso não importa, porque nenhum dos outros é você mesmo… e você é muito importante, acredite!

Isa-Nielsen
Isa Nielsen

Isa Nielsen nasceu em Herning, na Dinamarca, mas mudou-se para São Paulo ainda criança, onde mora desde então. Aos 14 anos começou a tocar guitarra, e logo montou sua primeira banda. Atualmente Isa Nielsen dá aulas de guitarra e está trabalhando em sua carreira solo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui