Teclado-Novation-SLMkIII-sobre-fundo-branco

O SL MkIII da Novation representou um grande avanço em relação às versões I e II que o antecederam, e também em relação à maioria dos outros teclados MIDI no mercado, porque não é apenas um hardware controlador de DAW e um instrumento virtual, é também um teclado MIDI e USB de 8 pistas e Control Voltage Sequencer.

A ideia por trás do SL MkIII é que todos os três – o controlador de DAW, o controlador de Hardware e o sequenciador – fiquem sob  uma só interface e se misturem em um único centro de controle. Esse tipo de integração tem o potencial de mudar o jogo em relação ao que se espera de um controlador de DAW ou MIDI.

O SL MkIII entrega o que promete? Vamos dar uma olhada. (vídeo narrado em inglês)

Evolução dos teclados controladores

No início, os teclados MIDI eram simplesmente teclas pretas e brancas com uma saída MIDI DIN projetada para controlar os mecanismos de som MIDI. Ao longo dos anos, esses controladores evoluíram e o SL MkIII é a tentativa da Novation de consolidar o máximo dessa evolução em um só lugar.

No SL MkIII, essa saída DIN única foi multiplicada para duas saídas DIN, MIDI over USB, e dois conjuntos de saídas de controle de nota, gate e mod control voltage, bem como uma saída de clock.

A maior mudança, porém, é a inteligência embarcada, com a inclusão de sequenciador e arpejador. O sequenciador tem oito faixas polifônicas (ou partes, como Novation as chama), e permite até 8 pistas de parametrização ou sequenciamento de movimento.

O SL MkIII tem diferentes graus de integração com o Ableton Live, o Pro Tools, o Cubase, o Logic, o Reaper e o Reason. Nesta análise e no vídeo que o acompanha, concentro-me na integração com o Ableton Live.

Por fim, uma outra maneira de ver os controladores ficarem mais inteligentes é ter a capacidade de carregar modelos de hardware pré-configurados, para que você não precise mapear botões para os canais corretos manualmente. O SL MkIII permite que você mantenha na memória 64 dessas configurações de hardware, e é muito fácil criar outras usando o Components Software da Novation. Cada modelo pode conter uma configuração personalizada para 16 codificadores, 16 botões, 8 faders, 16 pads sensíveis à pressão, a mod wheel e três pedais.

O teclado tem dois modos – pode ser uma única parte dedicada ou dividido em zonas para controlar várias partes ou instrumentos.

Os 16 pads sensíveis à pressão no centro têm múltiplas funções. Se você está controlando o Ableton, eles formam uma visão da grade da sessão. Com o botão de alternância GRID, eles podem se comportar como blocos sensíveis à pressão. Quando você está sequenciando, a grade 8 × 2 permite controlar steps, padrões ou sessões.

Novo-Teclado-Controlador-Novation

Sequenciando

A unidade básica de sequenciamento do SL MkIII é um padrão – que tem até 16 steps (intervalos/notas), cada parte ou trilha pode ter até 8 padrões – que você pode alternar manualmente ou em cadeia, e todos os padrões, juntamente com as informações gerais de configuração em sessões – e você pode ter até 64 delas.

O sequenciador do SL MkIII herda muitos dos sequenciadores Novation Circuit, que são conhecidos por sua facilidade de uso e os expande de uma forma que mantém essa facilidade. A unidade básica de sequenciamento é um padrão, que pode conter até 16 steps. Você pode seguir a sequência segurando um dos 16 pads e pressionando uma ou mais notas no teclado, e o teclado acende para mostrar a nota que você sequenciou. Se preferir, você também pode gravar sua sequência ao vivo, embora pelo menos no momento, as notas sejam divididas para a grade.

Quando um padrão estiver feito, você poderá editar a velocidade e o gate de cada step e também de cada nota pressionando o botão Options. Você não pode, no momento, ajustar milimetricamente o ponto de início de um step. Se você observar a evolução do Circuit Sequencer, esse recurso foi adicionado mais tarde, então não ficarei surpreso se também aparecer aqui em algum momento, mas agora não há.

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Pattern playback

Depois de colocar no lugar as notas desejadas, você pode reproduzir o padrão em sequência e ajustar o andamento e o balanço geral – se o padrão não estiver rodando, pressionar um step fará as notas soarem. Os padrões têm alguns recursos interessantes de reprodução: você pode ter um padrão tocando para frente, para trás, em pingue-pongue ou aleatoriamente. Você pode definir suas posições de início e parada para torná-lo menor que 16 etapas.

Finalmente, uma das características mais interessantes e únicas do SL MkIII é a capacidade de alterar a taxa de sincronização de um padrão específico. Você pode definir uma taxa de sincronização diferente para cada um dos 8 padrões de uma parte musical.

Sequenciamento de Parâmetros

Além das notas, você também pode sequenciar até 8 controles de parâmetros por faixa ou parte. Para sequenciar um parâmetro, é necessário ativar a gravação enquanto o padrão não está sendo reproduzido, clicar no step que você deseja alterar e adicionar o parâmetro. Apertar o botão de gravação enquanto um padrão está sendo reproduzido permite que você altere os parâmetros da sequência em tempo real. Você pode mudar os parâmetros ou a seqüência não apenas nos botões, mas em qualquer um dos pads, faders, pitch e mod wheels e até mesmo com pedais conectados na parte de trás – dentro dos limites das 8 faixas de parâmetros totais.

Encadeamento e gerenciamento de padrões

Um nível acima da visualização de steps está a visualização Padrões (Patterns), que é uma janela com oito padrões em duas das oito partes por vez. Você pode encadear padrões mantendo o primeiro padrão em uma cadeia e, em seguida, tocando no último e, em seguida, eles repetem uma seqüência longa. A combinação Shift-Pattern gira a grade para a visualização “Expandida”, que mostra dois padrões por vez, em todas as 8 partes.

Um nível acima dos padrões estão as sessões, que armazenam todo o estado do controlador. Você pode armazenar até 64 sessões e alterar sua cor usando os controles, mas renomeá-las precisa ser feito com o software.

Templates de controle de hardware

Os modelos (templates) de controle de hardware são mapeamentos MIDI predefinidos para todas as duas fileiras de botões, pads, faders, botões programáveis, mod wheel e pedais conectados ao controlador. O SL MkIII possui 64 modelos que são facilmente designáveis para qualquer uma das partes. Carregando um modelo, o controlador é mapeado imediatamente para controlar o seu instrumento de hardware, assumindo, claro, que há um modelo para ele que está mapeado corretamente.

Há cerca de 20 templates incluídos na versão atual do firmware e, presumivelmente, a comunidade de usuários criará muito mais durante o ciclo de vida do produto.

Atualmente, você não pode criar, alterar ou salvar modelos no controlador em si. Você precisa usar o software Components da Novation para isso, mas, depois que eles são carregados, a mudança de um para o outro é perfeita.

Teclado-Novation-costas

Suporte para Digital Audio Workstation

A última grande característica do SL MkIII é o seu suporte a DAW, e as capacidades podem variar um pouco de DAW para DAW. Depois de apertar o botão InControl, toda a parte superior do controlador muda para o modo DAW. Você não está mais controlando o sequenciador ou o hardware externo, mas sim o projeto que está ativo na sua DAW. No entanto, os mapeamentos de teclado continuam os mesmos, com base no que você decidiu controlar.

A grade de 8 × 2 se presta muito bem para controlar a visualização Session do Ableton Live – a grade é uma visão da grade da sessão e você pode movê-la da maneira que quiser ao pelo grid. A parte mais impressionante da integração é como você pode ver os parâmetros dos dispositivos na tela. Trocar dispositivos é muito fácil – você aperta o botão de opções e usa os pads para selecionar os diferentes dispositivos, e os botões do codificador são mapeados automaticamente para o dispositivo ativo.

Uma coisa que você precisa entender é a existência de dois clocks, ou dois controles do sequenciador – um transport para o sequenciador interno e outro para o DAW, quando você clica em InControl. Você precisa decidir se quer usar apenas um deles ou, potencialmente, se quiser, pode usar os dois. Eu achei que a sincronização de transport e tempo do Ableton para o MkIII funcionou muito bem, mas o contrário não é tanto, pelo menos usando a versão beta de pré-lançamento do firmware. Estou assumindo que o Novation funcionará no futuro, mas, por enquanto, se a sincronização for importante para você, execute-os separadamente ou com o Ableton comandando.

Arpeggiator

Além das três funções principais mencionadas anteriormente, sequenciamento, templates de hardware e suporte a DAW, o SL MkIII possui alguns recursos interessantes incorporados. O arpeggiator integrado pode ser sempre atribuído à parte ativa ou bloqueado para uma parte específica das 8 disponíveis. O arp tem sua própria taxa de sincronização, você pode trancá-lo e pode desabilitar as etapas nos padrões arp para criar padrões rítmicos usando a grade do bloco. É claro que dado um arpejador e oito partes no total, obviamente seria desejável pelo menos mais um … não há nenhuma palavra da Novation se isso acontecerá ou mesmo se é possível, mas pode-se esperar, certo?

Zonas

Outro recurso interessante do SL MkIII é a capacidade de dividir o teclado em zonas. Por padrão, o teclado inteiro controla uma parte ou instrumento. Mas, se você ativar Zones, poderá dividir o teclado e usar várias partes dele para controlar diferentes instrumentos simultaneamente. Cada zona é codificada por cores de acordo com o que foi atribuído à sua parte e você tem vários controles diferentes por zona. Você pode dividir o teclado da maneira que desejar, sobrepor zonas e escolher quais zonas são impactadas pela afinação e mod wheel, bem como pedais conectados ao controlador. Você pode conectar até três pedais ao SL MkIII.

Escalas

O SL MkIII também suporta modos de escala que permitem usar as luzes como guias para as várias escalas, ou acrescentar notas em uma das escalas e transposições, ou ignorar notas que não fazem parte da escala selecionada.

Prós e Contras

Vou começar com os contras – não encontrei muitas falhas no hardware – tudo parece muito sólido. Existem versões de 49 e 61 teclas do SL MkIII – pessoalmente eu preferiria uma versão menor. Há versões menores dos outros teclados da Novation, por isso, pode-se pensar que uma versão menor virá em algum momento no futuro, mas não recebi nenhuma indicação disso da Novation quando perguntei. Meu pedido pessoal é que, se eles criarem uma versão menor, por favor, façam uma com mini-teclas para que possamos obter um pouco mais de notas do que apenas duas oitavas.

No lado do firmware, você pode desejar ter outros recursos diferentes, mas se minha lista de desejos fosse considerada aqui, as coisas que gostaria de ver são: a capacidade de transpor sequências, criar modelos no controlador em vez de em um computador, e a capacidade de renomear sessões e modelos no controlador, em vez de apenas no software. Também gostaria de ver a gravação ao vivo não quantizada e a capacidade de marcar precisamente o ponto inicial dos steps.

Finalmente, em termos de controle de DAW, e não tenho certeza se o Ableton permite que fornecedores terceirizados o façam, seria ótimo ver os níveis do mixer na tela, sem mencionar, já que temos uma tela de alta resolução, mais recursos do tipo Push 2, como por exemplo, as capacidade de fatiar samples no controlador.

Os Prós são bastante óbvios e foram descritos ao longo deste artigo – se você quer uma combinação de sequenciador, hardware e controlador de DAW, o SL MkIII é o único no jogo, e é muito bom nisso. O sequenciador é poderoso e fácil de usar, os templates de hardware são abundantes e o controle de DAW com as telas onboard é intuitivo e rápido.

Alternativas

Se você esta avaliando se o novo SL é para você, dê uma olhada no Native Instruments Komplete Kontrol, no Arturia Keylab e no Push 2 da Ableton. Uma comparação detalhada está fora do escopo deste vídeo, mas em geral, cada um oferece uma integração mais estreita com seus respectivos pacotes de software e bibliotecas de sons, mas, por outro lado, não possuem os templates de hardware e sequenciamento de hardware autônomos que o SL MkIII tem.

Resumo

Em resumo, se você estiver procurando por um controlador que possa manipular uma configuração híbrida com instrumentos eletrônicos de hardware e seu DAW em um único local central, o SL MkIII de fato muda o jogo para os controladores e define um novo marco pelo qual futuros controladores serão julgados. O MkIII é uma afirmação ousada sobre o que um controlador pode fazer e deve ser um concorrente sério se você estiver considerando um novo teclado controlador.


Traduzido e publicado com a permissão de Loopop. Confira seu livro “Electronic Music Ideas, Tips and Tricks” em http://www.patreon.com/loopop. Todos os direitos reservados. Visite o canal do YouTube aqui.

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