Evelyn Glennie: Música para sentir!

Evelyn Elizabeth Ann Glennie é uma percussionista escocesa. Hoje, ela é a primeira musicista no mundo a manter uma carreira como percussionista solo. Evelyn se apresenta em diversos países com orquestras, já se apresentou na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, tem mais de 30 CDs lançados e já estreou mais de 200 peças.  Além disso, a musicista tem uma missão, com a qual ela se sente muito comprometida: Ensinar ao mundo como ouvir! Glennie perdeu sua audição na adolescência.

Perder a audição fez dela uma melhor ouvinte, e é assim que ela gosta de resumir sua condição. Isso porque para Evelyn a fruição musical depende não só de ouvir, que é uma condição médica, mas sim de escutar, de sentir a música. Escutar para ela é uma ação, o receptor tem que estar disposto. A fruição da música pode ser feita pelo corpo, seja ao sentir as ressonâncias do som, ou pela visão, ao ver o movimento dos músicos, enfim, por todos os sentidos. No palco, é possível entender bem o que Evelyn promove, desde a disposição dos instrumentos, até a forma que ela se movimenta durante uma peça (ela sempre está sem os calçados para poder sentir a vibração da música no chão).

Evelyn-Glennie
Evelyn Glennie

Um outro aspecto que ela defende é o conhecimento dos instrumentos. Evelyn defende que o instrumento seja explorado, conhecido a fundo, e que todas as suas possibilidades sejam exploradas. Isso para que o músico também consiga transmitir toda a mensagem, toda  emoção, toda sensorialidade da música.

Ela quebra muito mais do que a barreira da sua perda de audição, ela desafia essa condição ao provar que o ouvido é umas das formas de se aproveitar a música. E também tira o ouvinte de seu lugar de conforto, e pede que ele se permita sentir a música com diferentes sentidos.

Em um vídeo disponibilizado pelo TED gratuitamente no Youtube  é possível entender um pouco da mensagem que Evelyn Glennie quer passar. Inclusive a descrição do vídeo é de uma forma bem direta quanto ao assunto: ouvir música envolve muito mais do que simplesmente permitir que as ondas sonoras atinjam seus tímpanos.

TED: How to truly listen

Em uma outra entrevista ao programa Harmonia, da Rede Minas, Evelyn também fala sobre a importância de se permitir sentir a música. Nesse vídeo ela também fala um pouco de sua carreira e dos seus projetos:

Programa Harmonia, da Rede Minas, com
Evelyn Glennie

É muito importante essa reflexão que Glennie apresenta. Um concerto de música clássica (ou shows e apresentações musicais) possuem, em sua maioria, uma preparação muito grande. Uma preparação que visa entregar ao ouvinte o melhor da fruição auditiva, mas que também oferece uma grande experiência sensorial. Percebe-se isso ao sentir o impacto da vibração da percussão, a reverberação som dos trompetes, ao movimento sincronizado dos músicos, ou mesmo os mais enérgicos de um maestro, a intensidade das luzes da sala, até a reação da plateia. Todos esses aspectos fazem de um concerto uma experiência musical, muito maior do que ouvir um CD com notas perfeitas.

Para conhecer mais o trabalho da percussionista acesso o site: www.evelyn.co.uk.


CLOVIS-RIBEIRO
Clóvis Ribeiro

Produtor, repórter e apresentador do programa Harmonia, da Rede Minas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui