PianOrquestra – Piano a 10 mãos

pianorquestra-DIVULGACAO-CREDITO-Renato-Mangolin
Foto: Renato Mangolin

Quem acompanha o cenário da música de concerto já deve ter acompanhado inúmeros concertos de piano, dos mais diversificados repertórios. Seja na música clássica ou na música contemporânea, e até mesmo na popular, o piano parece sempre ter seu lugar marcado. O piano é um dos instrumentos mais presentes no cenário musical. O piano é definitivamente um instrumento POP.

Nos concertos o piano é explorado quase unicamente como um instrumento de teclas, sendo que a partir da sua preparação (a adição de objetos externos que podem interferir no seu funcionamento) é possível extrair diferentes sonoridades do instrumento. Muitas peças, principalmente as contemporâneas, ainda acrescentam um elemento que também faz com que a apresentação se torne ainda mais desafiadora e interessante: exige que o piano seja tocado a quatro mãos. Isso, mesmo, duas pessoas tocando um piano ao mesmo tempo.

Mas vivemos em um mundo onde nem sempre os limites impostos são respeitados, e ainda bem!

pianorquestra-no-palco

Foi em 2003, no Rio de Janeiro, que o pianista Claudio Dauelsberg, ao ser convidado para a criação de uma trilha sonora para um espetáculo de dança, teve a ideia de usar o piano como única fonte sonora para a composição. Ao perceber o mar de possibilidade dadas pele instrumento, Claudio começou a experimentar, com alunos da UFRJ, as inúmeras sonoridades oferecidas pelo instrumento. A partir daí foi criado o PianOrquestra, uma “orquestra” construída a partir do piano.

E quando se fala em explorar sonoridades, o grupo leva isso muito a sério. O PianOrquestra realiza um trabalho que envolve quatro pianistas e uma percussionista, que buscam explorar, além das teclas e cordas, as madeiras do instrumento. Na preparação, são usadas luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico. Tudo buscando os mais variados sons.

pianorquestra-no-palco-com-5-pianistas

Os desafios para esse trabalho também são os mais variados. Além da preparação do piano, que muitas vezes acontece durante o concerto, os músicos têm que se dividir muito bem durante o espetáculo. O piano é um instrumento versátil, mas é um desafio conseguir espaço para cinco pessoas ao mesmo tempo. Outra parte imprescindível para que o trabalho dê certo é a sincronia entre os músicos. Além disso é preciso ressaltar que o piano é muito sensível, e qualquer alteração deve ser minuciosa. Tudo deve estar em perfeita harmonia para que tudo saia conforme planejado.

É muito interessante ver o trabalho do PianOrquestra. Uma equipe de cinco pessoas, com a sincronia perfeita, com um trabalho impecável e com uma sonoridade única. Em um especial, produzido pelo Harmonia, da Rede Minas, é possível acompanhar a história e o depoimento dos músicos sobre o trabalho. Depois é possível acompanhar um concerto com a participação de grandes cantoras brasileiras onde essas caraterísticas ficam evidentes.

O PianOrquestra chama a atenção pela originalidade, pelo comprometimento dos artistas e pela colaboração entre os músicos. É impossível ficar indiferente à música produzida por eles. Além de toda a originalidade da música, o grupo ainda apresenta um concerto performático, dano ainda mais emoção ao repertório apresentado.

Vida longa a esse grupo! E que esse trabalho inspire mais pessoas a desafiar os limites em busca de boa música!!!

Para conhecer mais o trabalho do PianOrquestra acesse: https://www.pianorquestra.com.br/

Use o cupom pianorquestra-musicosmos e ganhe um super desconto de 25% em qualquer dos produtos abaixo. O cupom é válido até o fim do mês de Julho de 2019. Aproveite:

CLOVIS-RIBEIRO
Clóvis Ribeiro

Produtor, repórter e apresentador do programa Harmonia, da Rede Minas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui