“Groove Like Jeff”, por John Di Raimo

Estude um pouco da técnica de Jeff Porcaro neste artigo originalmente publicado na Modern Drummer e revisado por Francesco Vecchio, do Francis' Drumming Blog

Gostaria de agradecer a John Di Raimo por entrar em contato comigo, compartilhando seu artigo sobre a técnica de chimbal com uma mão como Jeff Porcaro toca em várias músicas, em particular I Keep Forgettin’, de Michael McDonald. Logo abaixo está o artigo original publicado pela Modern Drummer em janeiro de 2009.

tocar-bateria-como-jeff-porcaro-pagina-1
tocar-bateria-como-jeff-porcaro-pagina-2

Esses exercícios são muito úteis para dominar a técnica de chimbal com uma mão (single hand hit-hat), especialmente nas 95 bpm da música, o principal aspecto é o desenvolvimento de uma técnica de “down-up”, a fim de tocar limpo e permanecer relaxado. Transcrevendo o artigo:

Depois de perceber que Jeff costumava tocar semicolcheias no chimbal com a mão direita, comecei a desenvolver maneiras de praticar a tocar notas limpas e repetitivas em um ritmo tão rápido. Isso me levou a desenvolver uma técnica down-up.

Para ter uma ideia dessa técnica tipo dois-em-um, comece segurando o baqueta apenas um pouco mais alto que o paralelo à pele da caixa. A parte “para baixo” do golpe é feita quando você joga a baqueta em direção à pele do tambor com o ponto de apoio entre o dedo indicador e o polegar. A baqueta saltará naturalmente após o golpe, então você deve deixá-la voltar por conta própria (seus dedos devem se estender um pouco para permitir o rebote da baqueta).

Depois que a baqueta voltar ao seu ponto de partida, use os dedos para empurrá-la de volta para o tambor, o que lhe dará o segundo toque. Ao puxar com os dedos, o pulso deve voltar para a posição “para cima” para que você possa repetir o processo. Em geral, o pulso permanece bastante reto, movendo-se acima e abaixo paralelamente à superfície do tambor.

Como em qualquer exercício técnico, tente passar um tempo igual em cada mão. Comece devagar e suba o ritmo, lembrando que o volume não é realmente importante aqui. Mais tarde, você usará mais combinações de pulso e braço/pulso para volumes mais altos.

Nestes dois exercícios a seguir, a mão direita toca semicolcheias usando o movimento down-up, começando na caixa e depois passando para o chimbal.

O próximo passo, quando você estiver confortável, é tocar as partes da caixa e do chimbal juntas, acentuando nos tempos 2 e 4 usando a técnica de chicote (Whip Motion). Agora adicione o padrão do bumbo original para concluir o exercício.

Outra sugestão é usar o livro Progressive Steps to Syncopation de Ted Reed, lendo os exercícios da página 37 no bumbo enquanto toca o chimbal e a caixa como visto anteriormente. Lembre-se de começar devagar e gradualmente, dia a dia, aumentando as bpm.

Para tocar notas sucessivas de forma rápida e suave, você deve estar relaxado e solto. Com a prática, você poderá tocar notas sucessivas mais rapidamente e com mais controle e estará a caminho de ter um groove como de Jeff Porcaro.

Se você estiver interessado na transcrição completa da bateria para I Keep Forgettin’ a faixa está disponível para compra, keep on drumming.

Transcrição da Bateria em I Keep Forgettin’.

Biografia de John Di Raimo

John Di Raimo é baterista e educador de Montreal, Canadá. Ele escreveu artigos para a revista Modern Drummer e The Percussive Society’s Journal – Percussive Notes. É formado em Drumset e Percussion Performance no Humber College, Toronto, além de ter Bacharelado e Mestrado em Performance em Música Jazz na Universidade Concordia, em Montreal. Ele lecionou bateria por mais de dez anos no KoSA Center for the Arts em Montreal.

Contato

[email protected], Facebook: John Di Raimo

Visite a seção Bateria e Percussão de nossa Loja.

baterista-Francesco-Vecchio
Francesco Vecchio

Francesco Vecchio é baterista, percussionista, compositor e produtor musical baseado em Roma, Itália. Ele é graduado bacharel no curso de Jazz em bateria e percussão, e tem mestrado em Música para Videogames. Como músico, ele tocou em diferentes projetos musicais cobrindo diversos gêneros e estilos. Ao longo dos anos, ele compôs uma grande variedade de músicas, de eletrônica a jazz, a pop e clássica, que frequentemente tem sido utilizadas em videogames e peças publicitárias. Autor do livro de bateria Jeff Porcaro Grooves, é proprietário e fundador do excelente Francis' Drumming Blog, uma ótima de transcrições bateria, livros, exercícios e tudo relacionado à música.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui