Transcrição de bateria: Simon Phillips em Dave’s Gone Skiing, do Toto

foto-de-Simon-Phillips
Foto: Luca Fiaccavento – CC-BY-SA

Em 1991, a banda Toto voltou ao estúdio e gravou seu oitavo álbum Kingdom of Desire. A banda estava planejando uma turnê para o final do verão de 1992.

Um mês antes do lançamento de Kingdom of Desire (1992), Jeff Porcaro infelizmente faleceu de um ataque cardíaco. Sua perda foi lamentada pela banda, pela família de Jeff, pelos fãs e pela comunidade musical mundial. Seu legado ainda é celebrado, inspirando milhares de bateristas.

A banda decidiu tocar adiante a turnê de Kingdom of Desire, selecionando um novo baterista para substituir Jeff. Eles estavam procurando por um baterista que colocasse seu estilo próprio no som do Toto. Steve Lukather sugeriu o baterista de rock/fusion Simon Phillips, que havia tocado com Jeff Beck, Santana, Jimmy Page, Peter Gabriel, Joe Satriani e muitos outros artistas.

Phillips gentilmente aceitou a tarefa de se juntar à banda na turnê iminente.

O futuro da banda era incerto. Na verdade, muitas pessoas acreditavam que a Kingdom of Desire Tour seria a última turnê do Toto. A banda, a fim de homenagear a memória de Jeff e respeitar a vontade dos fãs, decidiu continuar a tocar, convidando Simon Phillips a se juntar a eles permanentemente.

Em 1993, Toto começou a trabalhar em estúdio em um novo álbum. Tambu foi lançado em 9 de maio de 1995 e foi o primeiro com Simon Phillips. Seu estilo e perfeccionismo na bateria foram muito apreciados pela banda e pelos fãs, e ele continuou gravando e tocando com a banda até 2014, quando saiu para tocar outros projetos.

Tambu foi bem recebido pelos fãs pelas diferentes sonoridades – em comparação com o catálogo do Toto. A faixa instrumental “Dave’s Gone Skiing” é uma composição fusion, que alterna compassos 9/8, 7/8 e 4/4. A técnica open-handed de Phillips é um tesouro de combinações e novas soluções rítmicas.

Na seção do solo, ele cria um grande clímax tocando um padrão de bumbo duplo, além do órgão Hammond de David Paich. A bateria precisa de Simon Phillips cria uma química perfeita com a banda, contribuindo para um desempenho geral preciso. No Tambu, ele também gravou teclados adicionais e loops de bateria.

Em 2006, Paich declarou ao Inside MusiCast que Simon Phillips tocava essencialmente como um baterista, enquanto Jeff Porcaro abordava suas partes de bateria mais como um compositor.

Aqui está a transcrição da bateria de Simon Phillips em “Dave’s Gone Skiing”. A partitura completa de bateria (5 páginas) está disponível gratuitamente para download e inclui a notação de bateria.

Foi um desafio transcrever essa música, em um futuro próximo vou considerar adicionar as indicações de mão direita e esquerda. Tudo de bom!

partitura-de-bateria-simon-phillips

[su_box title=”Visite a Loja Musicosmos:”]

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product” taxonomy=”product_tag” tax_term=”172,909,955,910,899,174″ order=”desc” orderby=”rand”]

[/su_box]

Sobre o Autor

baterista-Francesco-Vecchio
Francesco Vecchio
Website | + posts

Francesco Vecchio é baterista, percussionista, compositor e produtor musical baseado em Roma, Itália. Ele é graduado bacharel no curso de Jazz em bateria e percussão, e tem mestrado em Música para Videogames. Como músico, ele tocou em diferentes projetos musicais cobrindo diversos gêneros e estilos. Ao longo dos anos, ele compôs uma grande variedade de músicas, de eletrônica a jazz, a pop e clássica, que frequentemente tem sido utilizadas em videogames e peças publicitárias. Autor do livro de bateria Jeff Porcaro Grooves, é proprietário e fundador do excelente Francis' Drumming Blog, uma ótima de transcrições bateria, livros, exercícios e tudo relacionado à música.