Pedal Fender Drive Competition Series

Pedal de Overdrive para guitarra de baixo custo que é da Fender!

Se você é um guitarrista, certamente precisa de um pedal de overdrive. Se você não é rico, precisa que este pedal seja barato. De preferência que seja de uma marca consagrada mundialmente pela excelência de seus produtos – pois isso é quase uma garantia de qualidade. Sendo assim, considerando que você não seja um guitarrista rico e cheio de pedais caros de boutique, este pedal Fender Drive Competition Series é algo que você vai querer conhecer.

Embora seja fabricado por um gigante da indústria musical, este Fender Drive não é um pedal muito conhecido. E sabendo que a Fender não colocaria seu nome em produtos duvidosos, vamos matar sua curiosidade sobre este pequeno overdrive.

pedal-fender-overdrive

A Fender é conhecida por suas guitarras e amplificadores. Curiosamente, não tem muita tradição na fabricação de pedais de efeito. Ao longo dos anos eles eventualmente tentaram entrar neste mercado, nem sempre com sucesso.

Houve exceções, como o cultuado fuzz Blender. Mas a Fender nunca teve uma linha de pedais extremamente populares – o que é curioso, visto que seus amplificadores fazem parte do imaginário guitarrístico e o “overdrive Fender” é um clássico.

Recentemente a fábrica anunciou que essa postura estava para mudar, e que a Fender volataria para ficar no mercado de pedais compactos lançando uma série de pedais cheios de recursos e preços condizentes. Um exemplar desta nova linha é o Pedal Fender Full Moon Distortion, leia o review.

Antes disso, porém, a Fender discretamente lançou a série Competition de pedais. São equipamentos simples e de baixo custo – talvez para testar o mercado, talvez para ampliar a gama de produtos. Mas nós é que ganhamos com isso.

[su_box title=”Visite a Loja Musicosmos”]

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”405,300,294,376″ order=”desc” orderby=”rand”]

[/su_box]

Como é o pedal Fender Drive Competition Series?

Fabricado na China, chama a atenção o preço do pedal. Afinal, ainda que seja chinês, é um Fender – e já passou o tempo de confundir fabricação chinesa com baixa qualidade.

Aquela frustração de quando recebemos um produto barato – que tem a aparência e soa como algo barato – não se repete aqui.

O pedal tem uma aparência simples, sim – mas não de baixa qualidade. Visualmente ele é austero e bem acabado, seus knobs são firmes e aparentam robustez. O mecanismo do footswitch é leve, mas também firme e silencioso. Não é um pedal de boutique, mas não fará feio no seu pedal board.

O primeiro contato com a caixinha evidencia que a Fender economizou na embalagem. Não que seja tosca, é apenas uma embalagem simples se comparada com produtos semelhantes outras marcas como Boss ou NIG. Parece que a Fender economizou neste aspecto, e apenas neste.

Não há mais nada que denuncie tratar-se de um pedal de baixo custo, ao menos visualmente. O nome “Competition Series” vem do grafismo aplicado a esta série de pedais, lembrando carros de corrida antigos – de gosto duvidoso na nossa opinião, mas bem feito.

Os controles são exatamente aqueles que você esperaria encontrar em um pedal de overdrive, sem absolutamente nada de inovador (Tone, Gain, Level). Se isso é um defeito ou uma qualidade, você decide. Para nós, é perfeitamente bom.

Em termos sonoros o pedal também não apresenta nada de novo. Mas isso é definitivamente uma qualidade. É um pedal de overdrive e pronto, sem dúvidas.

O Ibanez TS-9, provavelmente o pedal mais copiado do mundo, é uma boa referência em termos de timbre para este Fender. Não é exatamente um clone do TS-9, ou qualquer outro Tube Screamer, mas trafega na mesma seara.

Como referência, pense no drive de pequenos amplificadores Fender, como o Champ, entre outros.

O Fender Drive é bom? Vale a Pena?

Como se nota, a Fender colocou no mercado um pedal convencional de boa qualidade e ótimo preço. E aí está o ponto. Ele rivaliza no preço com produtos de qualidade inferior, embora não seja um overdrive sofisticado.

Note que sempre enfatizamos que este pedal Fender não tem nada de inovador nem estranho. É importante ter isso em mente, este é um overdrive clássico.

A não ser que você tenha os ouvidos de um Eric Johnson, famoso por sua sensibilidade aos timbres, não há nada de ruim em como este pedal soa. E você poderá ter uma ideia disso logo a seguir.

Pedimos ao guitarrista argentino Frederico Tarquini que gravasse um loop de guitarra direto na mesa, sem efeitos. E passamos o som pelo overdrive da Fender. O resultado é esse:

O primeiro trecho do áudio apresenta o som do amplificador, com o pedal desligado. O segundo trecho, já com o pedal ligado, tem todos os controles em 50% do curso. No último trecho, o controle gain vai para 75%, assim como o level. Na foto abaixo você pode ver os controles em detalhes.

pedal-fender-drive-competition-series

O pedal pode fornecer um boost quase limpo, se isso for do seu interesse, mas o seu forte está nas distorções de baixa e média intensidade.

Pode fornecer um bom aumento de volume no momento do solo, junto com a distorção. Ou seja, faz o que um overdrive de ganho médio deve fazer. Sons de maior ganho também estão disponíveis, mas o pedal nunca soa como um distortion super agressivo.

Em nossa opinião, faz falta um pouquinho de graves, dependendo da guitarra utilizada – mas isso pôde ser corrigido no amplificador.

Sons de blues-rock a la Stones saem com facilidade do amp se antes passarem pelo pedal Fender Drive Competition Series.

Este pedal é para você?

Escolher um pedal de overdrive é algo pessoal, não há escolha errada (a não ser que você acabe comprando um pedal realmente ruim, mal construído – mesmo assim, timbres toscos sempre tiveram lugar no rock).

Se você é um guitarrista que tem um Tube Screamer, não se incomode com este pedal da Fender, ele não é para você. Mas se você ainda está a procura de um overdrive de marca confiável, e barato, este Fender pode ser o que você procura.

Ou seja, a linha Competition Series entrega o que promete. Seja você um iniciante, ou apenas duro, vale a pena dar uma chance.

Este pedal da Fender é uma pechincha que pode ter lugar em qualquer pedalboard.

pedal-fender-drive-na-caixa
Licença Creative Commons

[su_box title=”Ei… Antes de ir, visite a Loja Musicosmos”]

[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”405,300,294,376″ order=”desc” orderby=”rand”]

[/su_box]