Pedal Fender Drive Competition Series

Pedal de Overdrive para guitarra de baixo custo que é da Fender!

Se você é guitarrista, certamente precisa de um pedal de overdrive. Se você não é rico, precisa que este pedal seja barato. Se você não conhece uma grande variedade de pedais de boutique, precisa que seja de uma marca consagrada por seus produtos de bom nível. Sendo assim, considerando que você não seja um guitarrista rico e cheio de pedais caros, este pedal Fender Drive Competition Series é algo que você vai querer conhecer. Embora seja fabricado por um gigante da indústria musical, este Fender Drive não é um pedal muito conhecido. E sabendo que a Fender não costuma colocar seu nome em porcarias, vamos matar sua curiosidade sobre este pequeno overdrive. Confira o preço aqui.

Fabricado na China, chama a atenção o baixo preço do equipamento. Afinal, ainda que seja chinês, é um Fender – e já passou o tempo de confundir fabricação chinesa com baixa qualidade. Aquela frustração de quando recebemos um produto barato – que aparenta e soa como barato – não se repete aqui. O pedal tem a aparência de um produto simples, mas não de baixa qualidade. Visualmente ele é austero mas bem acabado, seus knobs são firmes e aparentam robustez. Não é um pedal de boutique, mas não fará feio no seu pedal board.

O primeiro contato com a caixinha evidencia que a Fender economizou na embalagem. Não que seja tosca, é apenas uma embalagem simples se comparada com produtos semelhantes outras marcas. Parece que a Fender economizou neste aspecto, e apenas neste. Não há mais nada que denuncie tratar-se de um pedal de baixo custo, ao menos visualmente. O nome “competition series” vem do grafismo aplicado a esta série de pedais.

Os controles são exatamente aqueles que você esperaria encontrar em um pedal de overdrive, sem absolutamente nada de inovador (Tone, Gain, Level). Se isso é um defeito ou uma qualidade, você decide. Para nós, é perfeitamente adequado.

Em termos sonoros o pedal também não apresenta nada de novo. Mas isso é definitivamente uma qualidade. É um pedal de overdrive e pronto, sem dúvidas. O Ibanez TS-9, provavelmente o pedal mais copiado do mundo, é uma boa referência em termos de timbre para este Fender. Não é exatamente um clone do TS-9, mas trafega na mesma seara.

Como se nota, a Fender colocou no mercado um pedal convencional de boa qualidade e ótimo preço. E aí está o ponto. Ele rivaliza no preço com produtos de qualidade duvidosa, embora não seja um overdrive sofisticado capaz de competir com pedais de preço muito maior. Se seu ouvido não é tão sensível assim, não há nada de ruim em como este pedal soa. E você poderá ter uma ideia disso logo a seguir.

Pedimos ao guitarrista argentino Frederico Tarquini que gravasse um loop de guitarra direto na mesa, sem efeitos. E passamos o som pelo overdrive da Fender. O resultado é esse:

O primeiro trecho do áudio apresenta o som do amplificador, com o pedal desligado. O segundo trecho, já com o pedal ligado, tem todos os controles em 50% do curso. No último trecho, o controle gain vai para 75%, assim como o level. Na foto abaixo você pode ver os controles em detalhes.

O pedal pode fornecer um boost quase limpo, se te interessa, mas o seu forte está nas distorções de baixa e média intensidade. Pode fornecer um bom aumento de volume no momento do solo, junto com a distorção. Ou seja, faz o que um overdrive de ganho médio deve fazer. Sons de maior ganho também estão disponíveis, mas o pedal nunca soa como um distortion super agressivo.

Escolher um overdrive é algo pessoal, não há escolha errada (a não ser que você acabe comprando um pedal realmente ruim, mal construído – mesmo assim, timbres toscos sempre tiveram lugar no rock). O problema é que muitos de nós, amadores que somos, não temos muitas referências para julgar o timbre de um pedal em um teste rápido na loja, ou mesmo ouvindo o teste que fizemos acima. Guitarristas mais experientes podem dizer na hora se o pedal o agrada ou não. Talvez você também consiga, mas a verdade é que a maioria ficará feliz em saber que um pedal evidentemente bom, e convencional, está disponível por um preço razoável. Este é o grande lance deste pedal: qualidade e preço.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-995502290-fender-overdrive-pedal-competition-series-palheta-fender-_JM

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.