Timbres orgânicos

Timbres orgânicos são timbres que soam mantendo características naturais do modelo de guitarra. São vozes que a guitarra emite, por que ela foi construída com características próprias que fazem com que ela produza um som com determinada personalidade. Mesmo acrescentando efeitos como o drive, como um fator externo, ainda assim o modelo de guitarra continua com características próprias, produzindo um timbre que só ela tem, mesmo com o drive ligado. O uso de muitos efeitos inibe consideravelmente a percepção desses timbres. As guitarras de alta performance, também não costumam apresentar tais timbres de forma plena ou pura. Devido às sua construção voltada para alta performance e não para timbres.

Por exemplo, a escala com mais casas muda a posição do captador do braço, fazendo com  que ele saia do lugar chamado “nó de timbre”, milimetricamente posicionado para dar aquele timbre gordo e cheio de brilho do captador do braço. Guitarras com mais casas no braço perdem o potencial total desse timbre. Mas lembro que não estou definindo o estilo moderno como inferior, apenas diferente. Questão de gosto. Cada estilo com seus pontos fortes. Alto ganho e melodias mais agudas são o ponto forte do estilo moderno. O caso é que eu sou adepto ao estilo vintage e naturalmente abordo este estilo.

Podemos dizer que um dos fatores mais importantes quando o assunto é timbre são os captadores. Especialmente os dois principais e mais usados. Humbucker e single coil. Porque ela mudam drasticamente o som das guitarras. Os singles com uma sonoridade mais suave, brilhante e cristalina, e os humbuckers com mais agressividade, definição e opacidade.

Podemos então definir os dois principais timbres exemplificando com a Stratocaster e a Les Paul. A Telecaster seria um intermediário entre os dois. É claro que as madeiras de tais modelos também contribuem com esses timbres, já que elas favorecem à características de cada modelo. Mogno favorecendo frequências de som bem definidos e potentes, com pouco brilho e Alder favorecendo frequências com muito brilho e mais suaves. E no caso do Ash, a madeira da Telecaster, favorecendo frequências agudas. A forma de construção também, pois guitarras da Fender são feitas com braço aparafusado e nivelado ao ângulo do corpo, enquanto a Les Paul já tem braço colado e voltado para trás em relação ao corpo.

Temos como principais timbres orgânicos:

Stratocaster

Quack: som aquático no clean, especialmente nas Chaves 2 e 4.

Espumantes: som das cordas mais graves com o drive ligado.

Foto de Stoned59 [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

Les Paul

Crunch: som dos acordes abertos com o drive ligado.

Mordida: som das palhetadas nas cordas agudas com o drive ligado.

Telecaster

Twang: som agudo característico do modelo, no captador da ponte.

Jazzy: som aveludado no captador do braço.

Veja uma série de 8 vídeos sobre timbres orgânicos no meu canal do YouTube. Este é o primeiro:

Nos próximos artigos abordarei cada modelo separadamente.


Curso online de guitarra O SEGREDO DOS SOLOS.

Trabalho autoral no Spotify:


anserson-paiva-a-essencia-da-guitarra
Anderson Paiva

Cantor, compositor, guitarrista, professor de guitarra & violão, colunista de música e produtor de jingles.

Toca guitarra e canta desde os 15 anos de idade. Suas maiores influências sempre foram os grandes mestres da guitarra e as grandes bandas das décadas de 60 e 70.

Toda a influência do Rock Clássico, do Blues e do instrumental, ele trouxe para suas composições, assim como também para seus métodos de ensino.

Participou do Festival de música e ecologia de Ilha Grande em 2019, com a música "É uma ilha, Ilha Grande". (Clipe no canal do YouTube) Composição selecionada entre quase 400 de todo o país para se apresentar ao vivo na categoria "Ecologia".

Ao longo da sua experiência de mais de vinte anos como guitarrista e professor, desenvolveu um método simples e direto de fazer o aluno que já toca guitarra aprimorar a criatividade e o sentimento.

Este método está no curso online O Segredo dos Solos.

Seu canal no YouTube traz todo um conteúdo aprofundado sobre o universo da guitarra. Com muitos tutoriais, documentários e um curso de guitarra gratuito sobre o estilo do mestre Jimi Hendrix, "Licks Between Chords".

Tem também um trabalho autoral, onde além de compositor, atua também como cantor e guitarrista. Está disponível em todas as plataformas digitais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui