O segredo do sucesso

Sucesso: êxito, triunfo, vitória, feito, conquista, glória, felicidade, sucedimento etc…

Sucesso é uma palavra com sinônimos e entendimentos diversos e muito amplos. Mas que quase que inconscientemente todos buscamos de alguma forma. Pra muitos pode até ser sinônimo de “Felicidade”.

Hoje em dia é muito comum, até por uma questão – digamos assim -politicamente correta, usar a interpretação de sucesso como ser bem sucedido, que também é muito subjetivo, afinal, cada um de nós vislumbra, projeta ou até planeja o sucesso de forma muito pessoal. Alcançar determinados objetivos, sejam eles de cunho material, posicional, social, político, ou espiritual, é algo intrínseco a cada indivíduo.

Existe uma frase do personagem Yoda, mestre Jedi de Guerra nas Estrelas, blockbuster que já vem superando décadas de sucesso de bilheteria, que acho muito interessante e até costumo usar meio que de brincadeira com meus amigos, e comigo mesmo. Yoda diz, usando sua clássica sintaxe inversa, característica do personagem, a seguinte frase quando questionado sobre acontecimentos ainda por vir: “O Futuro difícil de prever é, porque em movimento sempre está”. E essa é uma frase que para muitos pode servir como conforto e entendimento da imprevisibilidade latente em nossas vidas, como também pode ser angustiante para aqueles que vêem a vida como um projeto que pode ser calculado e desenhado em uma prancheta de arquiteto imaginária.

Publicidade

Voltando a frase de Yoda, que na verdade tem em sua essência vários significados e interpretações,  chego a algumas conclusões. Cada vez mais, depois de muitos anos dedicados a música e sempre buscando de uma forma ou de outra evoluir naquilo que escolhi como digamos um “projeto de vida”, eu começo a entender que o sucesso vai se configurando de uma forma muito simples teoricamente, mas muito complexa no sentido prático. Entre outras coisas, entendo que as conquistas na maioria das vezes não dependem de fatores isolados, ou seja, não quer dizer por exemplo que se você estudar horas a fio diariamente, isso apenas, vai garantir que você toque naquela “gig” dos seus sonhos.

Na verdade é uma conjunção, às vezes sutil, de atitudes e fatores, que vão muito além de habilidades técnicas. E mesmo assim existe sempre o imponderável, algo que está além do nosso entendimento e que pode nos colocar às vezes em situações muito além das nossas expectativas, pro melhor, ou pior.

No final, vejo que o sucesso pode ser representado por algo muito simples, mas ao mesmo tempo muito subjetivo e difícil de assimilar na essência, que nada mais é do que paz de espírito. Algo que ao mesmo tempo nos coloca diante da realidade e aceitação de nós mesmos, nisso compreendem-se capacidades e limitações, e também nos estimula a evoluir independente de comparações e referências que não se encaixam nessa mesma realidade, sejam elas físicas, intelectuais ou estruturais.

Enfim, é entender o nosso contexto global, buscando o auto conhecimento, se respeitando e se adaptando naturalmente aos desafios que se revelam diante nós nessa caminhada, que parafraseando Yoda, é imprevisível e pode mudar a qualquer momento.

Por isso, sossega teu coração e segue em frente com determinação, que tudo há de se revelar, porque o sucesso na verdade está dentro de você mesmo.

Cassio-Cunha
Cássio Cunha

Nascido em Recife-PE, Cássio Cunha começou tocando caixa na banda marcial do Colégio Salesiano de Recife. Em 1986 iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música, aonde ficou até 1991. lá estudou com os professores José Gomes ,Severino Revorêdo, Geraldo Leite, Maestro Duda, Maurício Chiappeta e JedielFilho. Ainda durante seus estudos, começou sua carreira profissional tocando em grupos de música instrumental e acompanhando diversos artistas da região. Em1992 mudou-se para o Rio de Janeiro onde lecionou na escola de música In Concert por mais de dez anos. No Rio começou também suas pesquisas sobre música brasileira, lançando os livros IPC (Independência Polirrítmica Coordenada) eARB (Acentos Rítmicos Brasileiros) – Editora Multifoco.

Atualmente acompanha o cantor e compositor Alceu Valença e O Grande Encontro formado por Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

É também colunista da revista Modern Drummer Brasil e sócio proprietário do estúdio-escola Oficina de Bateria Brasileira em Copacabana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui