Antes de mais nada a guitarra é um instrumento fascinante! Seus solos arrebatadores e penetrantes, seus swings que nos fazem querer “balançar o esqueleto”. Sua capacidade de ser tanto destruidora e rebelde como suave e amável. Suas possibilidades sonoras infindáveis e sua história na música moderna e especialmente no Rock, dão à guitarra um lugar de destaque e se torna imprescindível em qualquer expressão musical na atualidade.
Para entendermos como funciona uma guitarra, vamos dividi-la em três partes principais:
- Madeira
- Parte Elétrica
- Ferragens
Madeira
O corpo da guitarra, assim como o braço, são de madeira. Esta influencia no timbre (voz) e no sustain (tempo que a nota continua).
Cada modelo de guitarra costuma ter seu tipo próprio de madeira no corpo, o que contribui no resultado sonoro final.
Por exemplo:
Les Paul: Mogno
Stratocaster: Alder
Telecaster: Ash
Existem muitas outras madeiras usadas em guitarras, estamos abordando apenas as principais.
Geralmente o braço das guitarras são feitos de Maple e a escala (parte da frente onde os dedos tocam) geralmente são de Rosewood, no caso de escalas escuras. Escalas claras não tem a parte de Rosewood. É tudo Maple.
A madeira não faz o timbre , mas ela contribui na sua construção. Na verdade cada madeira tem frequências que favorecem para o agudo ou grave, brilho ou opacidade, muito sustain ou pouco.
O som que é produzido nos captadores ressoam pela madeira do corpo e braço da guitarra, influenciando seu timbre.
Parte elétrica
Os captadores que ficam acoplados no corpo da guitarra são ímãs revestidos por dentro e capturam as vibrações das cordas ao serem tocadas.
Os circuitos que saem dos captadores e que ficam escondidos dentro de cavidades na madeira do corpo da guitarra tem a função de transformar estes sinais em sinais elétricos e transmitir para o amplificador através do cabo que sai da guitarra. A qualidade desses circuitos e dos captadores interferem bastante no som da guitarra.
Ferragens
As ferragens são a ponte (onde as cordas são afixadas no corpo da guitarra) e as tarraxas (onde as cordas são afixadas no braço da guitarra). Elas também tem funções muito importantes. A qualidade do material também influencia bastante.
Uma tarraxa de baixa qualidade por exemplo, faz com que as cordas desafinem constantemente, até mesmo durante uma única música. Enquanto que tarraxas de qualidade seguram a afinação por bastante tempo.
Pontes de baixa qualidade também prejudicam o som. Pois elas não fazem uma conexão firme entre cordas e corpo, não permitindo assim a interferência ideal da madeira no som. Além de não contribuir para um sustain de duração desejável.
A ponte também é onde a regulagem de uma guitarra é feita. Para que todas as notas da escala afinem com precisão, a ponte deve estar milimetricamente ajustada. Geralmente cada corda exige uma distância exata em relação às tarraxas e uma altura também exata em relação ao braço. Essa regulagem geralmente é feita por um luthier, com um afinador de alta precisão.
A guitarra tem muitas peças menores dentro dessas partes principais. Mas essas três partes são as que realmente definem o que é uma guitarra.
Meu canal do YouTube.
Trabalho autoral:
[su_label type=”black”]Nossos comerciais:[/su_label]
[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”5″ post_type=”product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”300,294,376″ order=”desc” orderby=”rand”]
Sobre o Autor
Anderson Paiva
Cantor, compositor, guitarrista, professor de guitarra & violão, colunista de música e produtor de jingles.
Toca guitarra e canta desde os 15 anos de idade. Suas maiores influências sempre foram os grandes mestres da guitarra e as grandes bandas das décadas de 60 e 70.
Toda a influência do Rock Clássico, do Blues e do instrumental, ele trouxe para suas composições, assim como também para seus métodos de ensino.
Participou do Festival de música e ecologia de Ilha Grande em 2019, com a música "É uma ilha, Ilha Grande". (Clipe no canal do YouTube) Composição selecionada entre quase 400 de todo o país para se apresentar ao vivo na categoria "Ecologia".
Ao longo da sua experiência de mais de vinte anos como guitarrista e professor, desenvolveu um método simples e direto de fazer o aluno que já toca guitarra aprimorar a criatividade e o sentimento.
Este método está no curso online 7 Passos para Você Criar Solos Incríveis.
Seu canal no YouTube traz todo um conteúdo aprofundado sobre o universo da guitarra. Com muitos tutoriais, documentários e um curso de guitarra gratuito sobre o estilo do mestre Jimi Hendrix, "Licks Between Chords".
Tem também um trabalho autoral, onde além de compositor, atua também como cantor e guitarrista. Está disponível em todas as plataformas digitais.