A sua guitarra ideal

a-guitarra-ideal

Para escolher qual o seu modelo de guitarra ideal, é preciso avaliar alguns aspectos, para que a sua experiência mostre qual dos modelos mais te agrada. Neste assunto não existe melhor ou pior, existe o que mais se encaixa no seu estilo, conceito, gosto e características físicas.

Ao avaliar um instrumento, podemos destacar três aspectos principais:

  • Construção
  • Tocabilidade
  • Sonoridade

Construção

A maneira como a guitarra é construída varia bastante. A primeira impressão é com o design. Cada modelo tem seu design próprio, que foi idealizado pelos criadores e que traz um conceito já em si. As semi-acústicas se destacam nesse respeito, por serem diferentes das sólidas. Tanto por serem ocas como por terem desenhos específicos nas cavidades na frente do corpo.

O headstock (mão) da guitarra pode variar por ter tarraxas todas de um lado só (Stratocaster), ou três de cada lado (Les Paul). O corpo também varia por ter um cutaway (chifre) ou dois , ou ainda nenhum, como os violões.

O design é a primeira coisa que nos faz preferir um modelo ou não. Mas ele não é o mais determinante. O que acontece na maioria das vezes é que quando iniciantes, nos apaixonamos por um modelo pela sua aparência. Mas com o tempo o que vai falar mais alto, com a madureza e experiência, é a tocabilidade e a sonoridade.

Ainda neste aspecto de construção, entra o acabamento, mas essa é uma questão de qualidade e não de conceito. Acabamento bom existe em instrumentos de qualidade, sejam esses de qualquer modelo ou marca.

Tocabilidade

A tocabilidade é a forma como sentimos a guitarra em nossas mãos. O seu peso. Como a mão esquerda sente o braço da guitarra. Como o braço direito sente o corpo dela ao se apoiar. A tocabilidade é uma questão tátil. A sensação de pegar na guitarra e tocá-la.

Esse aspecto pode fazer grande diferença na escolha da sua guitarra ideal. Tocar guitarra deve ser algo confortável. Mas embora a Stratocaster seja pela lógica a guitarra mais confortável, por causa da sua construção, cheia de bordas arredondadas, isso não impede que muitos guitarrista prefiram outros modelos como mais agradáveis. É uma questão muito pessoal. Cada um sente a guitarra de um jeito diferente.

Sonoridade

A sonoridade é como a guitarra soa. Seu timbre. Suas possibilidades sonoras. E esse aspecto também pode ser muito pessoal. Existem guitarristas que só tocam com um modelo, porque o som dos outros pra ele não faz nenhum sentido. Isso é totalmente normal. O que não podemos é dizer que os outros modelos não prestam. Pois isso é um desrespeito pela história da guitarra e pelos guitarristas que amam esses modelos. O mais ideal é amar todos os modelos, amar a guitarra, mas preferir um pra fazer o seu trabalho autoral. Um que traduza mais perfeitamente o seu feeling.

Mas pense: imagina tocar Led Zeppelin de Stratocaster e Jimi Hendrix de Les Paul. Ambos os sons não teriam a mesma identidade. Daí a beleza da diversidade sonora. A personalidade musical de cada guitarrista fica mais marcante devido ao modelo que ele usa.

Veja um vídeo explicativo sobre os principais modelos de guitarra no meu canal do YouTube:

Curso online de guitarra: 7 passos para você criar solos incríveis na guitarra

Trabalho autoral:

Nossos Comerciais:

anserson-paiva-a-essencia-da-guitarra
Anderson Paiva
Toco guitarra desde os 15 anos de idade. Minhas maiores influências foram os grandes mestres da década de 60. Hendrix, Clapton, Page e Gilmour.
Portanto, meu conceito e estilo são pautados na busca pelos timbres orgânicos, encontrados nos modelos clássicos de guitarra e numa tocabilidade com sentimento e criatividade.
Daí  o nome da coluna, deixando claro a linha de conceito que compartilho.
Ao longo da minha experiência de mais de vinte anos como guitarrista e professor, desenvolvi um método simples e direto de fazer o aluno que já toca guitarra aprimorar a criatividade e o sentimento.
O aluno aprende a criar solos incríveis, com personalidade, seguindo os mesmos caminhos que os grandes mestres.
Através de uma visão no braço da guitarra , o aluno aprende os caminhos que favorecem a criação de solos com muita criatividade, sem o pragmatismo das escalas. Esses caminhos foram traçados pelos grandes mestres, muitas músicas deles são exemplificadas no curso. O aluno também aprende a imprimir as técnicas que favorecem uma tocabilidade com mais sentimento dentro desses caminhos.
Meu canal no YouTube traz todo um conteúdo aprofundado sobre o universo da guitarra. Com muitos tutoriais, documentários e um curso de guitarra gratuito sobre o estilo do mestre Jimi Hendrix, "Licks Between Chords".
Tenho também um trabalho autoral, onde além de compositor, atuo também como cantor e guitarrista.
Está disponível em todas as plataformas digitais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui