Um dos guitarristas mais bem sucedidos da história, Eric Clapton foi muitas vezes considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Em 2011, foi eleito o 2° melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.
Surgiu na década de 60, primeiro como guitarrista da banda Yardbirds, junto com Jimmy Page e Jeff Beck. O guitarrista base do Yardbirds, Chris Dreja, conta que sempre que Eric Clapton quebrava uma corda durante um show, ele ficava no palco e a substituía. O público esperava o atraso fazendo um “tapinha lento”, indicando tédio (do coloquialismo britânico “ter a mão lenta”.) Essas palmas lentas o renderam o apelido de “Slowhand”.
Depois formou um dos maiores power trios da história do Rock, o Cream – com vários clássicos em seu repertório, como Sunshine Of Your Love, White Room e Crossroads. Onde seu virtuosismo ficou realmente conhecido e ele ficou consagrado como um mestre da guitarra.
Nessa época usava uma Gibson 335 e chegou a ser chamado na Inglaterra de “Deus”. Dando origem a uma famosa fotografia de uma pichação em um muro de Londres, escrito “Clapton is god”.
Embora o seu estilo tenha variado ao longo do tempo, Eric Clapton sempre teve as suas raízes ligadas ao Blues. Sua tocabilidade e sonoridade, seus solos em geral, seguem o estilo Blues, com o uso da escala pentatônica como essência e com técnicas sentimentais, como o bend e o slide, muito comuns no blues.
Em sua carreira solo, passou a usar Fender Stratocaster, modelo que se tornou uma marca dele. Inclusive com modelos “Signature” fabricados pela Fender, como a famosa “Blackie”.
Nessa fase emplacou vários hits, como Cocaine, Bad Love, Layla “acústica” (vencedora do prêmio Grammy de Melhor canção de Rock em 1993), Wonderful Tonight, Tears In Heaven, Change the World, etc… Sua voz se tornou também muito familiar no mundo das paradas de sucesso, ao ter tais músicas muito tocadas nas rádios.
Por isso tudo, Eric Clapton se tornou um dos guitarristas mais bem quistos no mundo da música e foi constantemente convidado a participar de shows de outros grandes músicos e guitarristas.
Nos anos 2010, encabeçou uma série de Festivais nos Estados Unidos, chamados “Crossroads”, onde inúmeros guitarristas se apresentavam individualmente e em conjunto com ele. Isso deu a ele além de tudo, o posto de fomentador e agregador de guitarristas do mundo todo.
Nesses festivais, houve participações épicas de guitarristas como BB King, Jeff Beck, John Mayer, Buddy Guy, Carlos Santana, Robert Cray e muitos outros.
Eric Clapton ficará para sempre no imaginário de todos os amantes da música, do Rock e da guitarra.
Curso online de guitarra:
7 Passos para Você Criar Solos Incríveis
Sobre o Autor
Anderson Paiva
Cantor, compositor, guitarrista, professor de guitarra & violão, colunista de música e produtor de jingles.
Toca guitarra e canta desde os 15 anos de idade. Suas maiores influências sempre foram os grandes mestres da guitarra e as grandes bandas das décadas de 60 e 70.
Toda a influência do Rock Clássico, do Blues e do instrumental, ele trouxe para suas composições, assim como também para seus métodos de ensino.
Participou do Festival de música e ecologia de Ilha Grande em 2019, com a música "É uma ilha, Ilha Grande". (Clipe no canal do YouTube) Composição selecionada entre quase 400 de todo o país para se apresentar ao vivo na categoria "Ecologia".
Ao longo da sua experiência de mais de vinte anos como guitarrista e professor, desenvolveu um método simples e direto de fazer o aluno que já toca guitarra aprimorar a criatividade e o sentimento.
Este método está no curso online 7 Passos para Você Criar Solos Incríveis.
Seu canal no YouTube traz todo um conteúdo aprofundado sobre o universo da guitarra. Com muitos tutoriais, documentários e um curso de guitarra gratuito sobre o estilo do mestre Jimi Hendrix, "Licks Between Chords".
Tem também um trabalho autoral, onde além de compositor, atua também como cantor e guitarrista. Está disponível em todas as plataformas digitais.