Como existem gostos e preferências variados, a Fender regularmente lança séries que recuperam e mantêm as características mais clássicas e, ao mesmo tempo, oferece outras séries que são evoluções focadas nas necessidades dos guitarristas atuais – em ambos os casos, sem perder de vista o caráter sonoro básico da Stratocaster como referência. Sendo assim, trazemos a nova guitarra Fender American Ultra Stratocaster, que é uma evolução, um passo à frente da American Elite Series, que fora lançada em 2016.
A American Ultra Stratocaster apresenta novos recursos modernos, construção de vanguarda e também novas nuances no design. Podemos concluir que é o instrumento mais avançado da Fender, que evoluiu junto com as necessidades dos guitarristas modernos.
Construção, mão e braço
A guitarra vem em um estojo Elite Molded e apresenta alguns novos recursos que serão descascados a seguir. Começando com as novas cores, temos a Red Burst Plasma da foto principal, Cobra Blue, Mocha Burst, Texas Tea, Arctic Pearl, Aged Natural e Ultraburst, entre outras.
É visível o cuidado nos acabamentos, o peso é leve e estável ao tocar em pé, passando uma impressão geral de conforto.
No headstock, vemos que ele ostenta um logotipo dourado (uma novidade), uma string tree para as cordas mizinha e si e tarraxas com trava Deluxe de postes curtos – cromadas como o restante do hardware da guitarra. O nut é de osso e tem um largura de 42,8 mm.
O braço possui um acabamento ultra acetinado com um perfil Modern D, um dos mais finos que já testamos em uma Stratocaster, muito confortável ao toque e empunhadura. Do lado posterior está a tira de walnut que cobre o canal no qual o tensor foi instalado, e o ajuste é feito pelo headstock, com uma chave Allen 1/8, uma ferramenta que é fornecida com a guitarra.
A escala de maple ou de rosewood possui um raio composto de 10″ a 14″ e abriga 22 trastes Medium Jumbo e marcações “black perloid dots” nos locais habituais. Todos os trastes parecem bem alinhados, sem bordas “estranhas”, e a guitarra soa afinada e com o mesmo volume em todo o braço.
Corpo e eletrônica
Outra novidade da guitarra Fender American Ultra Stratocaster é a modificação nos contornos do corpo, que foram redesenhados pela primeira vez em décadas. Há um recesso de ambos os lados na altura da articulação do braço com o corpo para permitir o acesso aos registros altos da escala mais confortavelmente. O recorte para a “barriga” também é mais profundo para melhorar a ergonomia.
Guitarra vem com os novos captadores Ultra Noiseless Vintage, um set para Stratocaster com novas opções de chaveamento que garantem a ausência de ruídos ao tocar ao mesmo tempo que aumentam as possibilidades de timbres.
Quanto à eletrônica, os captadores são selecionados com o interruptor habitual de cinco posições. Nos controles, temos o Volume Principal, com o comutador S-1, que adiciona o captador do braço às posições 1, 2 e 3. Depois há o Tone 1 para os captadores do braço do meio, e o Tone 2 para o captador da ponte. Com essas opções, você adiciona mais alcance de som à guitarra e, portanto, maior versatilidade.
A ponte incluída é uma 2-Point Deluxe Synchronized Tremolo com Pop-In Arm, bastante estável. Seu papel não é fazer dive bombs, mas cumpre perfeitamente o que se espera dela.
Por fim, o escudo no modelo que testamos é mint-green com três camadas, há diferentes em outros acabamentos.
[su_box title=”Visite nossa loja:”]
[su_posts template=”templates/list-loop.php” posts_per_page=”3″ post_type=”product,jp_pay_product” taxonomy=”product_cat” tax_term=”300,376″ order=”rand” orderby=”rand”]
[/su_box]
Timbres e conclusões
Devemos mencionar que a guitarra é confortável, e o perfil do braço é o que primeiro se nota, tão fino que o convida à velocidade mais do que outros modelos de Strat. Não vamos explicar como soa uma Stratocaster, todo guitarrista aficionado sabe como é, mas vale destacar as opções adicionadas com o S-1 que criam variações sobre o som clássico da Stratocaster. Deixamos um vídeo onde você pode comparar as sonoridades e também como eles se portam em um contexto musical.
O guitarra Fender American Ultra Stratocaster é uma sucessora digna da American Elite, com algumas implementações em design e opções que a tornam uma Fender Stratocaster mais moderna e que será inspiradora para toda uma geração de guitarristas que precisam de um bom som Fender, com versatilidade, mas que aplicam técnicas modernas de interpretação. Se você está procurando algo semelhante, não se esqueça de experimentá-la em sua loja favorita.
José Manuel López
[products limit=”4″ columns=”4″ orderby=”rand” ]
Sobre o Autor
Cutaway Revista de Guitarras
Artigo original de Cutaway Revista de Guitarras. Traduzido por Musicosmos e publicado sob licença de ©Cutaway. Todos os direitos reservados.