Aprender Violão em 10 dias? Com estas aulas de violão para iniciantes, você pode.

Conheça o curso de violão e guitarra de Andy Crowley. O curso foi legendado em português pela Musicosmos. Aproveite.

Há uma infinidade de bons canais no YouTube para quem deseja aprender violão ou guitarra em casa, oferecendo aulas de violão para iniciantes sem que seja preciso recorrer a cursos formais com um professor ou escola de música.

É sempre uma boa ideia ter aulas pessoalmente com um grande músico, mas nos dias de hoje não podemos desconsiderar a facilidade e praticidade de encontrar material gratuito (ou pago) direto da internet.

A escolha é essa: se você pretende ter aulas presenciais e aprender violão com um professor, então terá que escolher entre os profissionais da sua cidade. Se pretende aprender violão na internet, terá o mundo inteiro para procurar. E isso pode ser um benefício ou um fardo.

Para facilitar sua vida, procuramos entre os inúmeros canais para tentar sugerir alguns que fazem um bom trabalho organizando o conhecimento e estruturando aulas de um modo útil. Não vamos entrar no mérito de discutir qual é a melhor forma de ensino, presencial ou online. Deixamos esta decisão para você.

Aprender a tocar violão com quem?

Nós entramos em contato com o gente-boa britânico Andy Crowley e firmamos uma saudável parceria. A Musicosmos traduziu o pequeno Curso de Violão e Guitarra de 10 Dias que Andy Crowley oferece em seu site www.andyguitar.co.uk, que você precisa conhecer se pretende aprender violão em poucas aulas e é um iniciante realmente sem experiência anterior. São aulas de violão para iniciantes de verdade!

Andy explica o conceito que norteia seu pequeno curso grátis de violão: se você fosse ter aulas com ele, pessoalmente, seriam estas as primeiras aulas. Seria este o conteúdo que ele te ensinaria nas primeiras aulas de violão.

O método de ensino de Andy é simples: ensina alguns acordes fáceis, algumas batidas, o mínimo de teoria, tudo para o aluno já tocar algumas músicas desde o primeiro dia, em versões simplificadas mas muito legais. Ele ensina boas músicas, a propósito, nada de “Parabéns para Você”. Você irá tocar sucessos de Buffalo Springfield, Bob Marley, Jason Mraz, entre outros.

A cada aula Andy mostra os acordes de violão que serão usados. Você verá detalhadamente como posicionar os dedos, além de aprender como afinar o violão, o nome das cordas do violão (ou o nome das notas de cada corda, melhor dizendo) e tudo o mais que se espera de um curso de violão para iniciantes.

Começando as aulas de violão

Electric-Guitar-Starter-Course-Andy-Crowley-aulas-de-violao-para-iniciantes

Você pode inscrever-se no canal Andy Guitar aqui e estará na companhia de mais de um milhão pessoas inscritas no canal. Está tudo lá no Youtube. Mas se quiser saber um pouco mais a respeito do curso, daremos algumas orientações a seguir.

Ao entrar no canal, procure a playlist chamada 10 Days Starter Course – ou procure pelo mesmo curso no site do Andy. Ao visitar o site, cuidado para não se perder no meio de tantas informações, o site tem muito material gratuito e também pagos.

Para exibir as legendas em português faça o seguinte: primeiro, na tela do vídeo do Youtube, habilite a exibição de legendas. Isso se faz em um dos símbolos que ficam no canto inferior direito. Depois, no ícone de uma engrenagem, vá em Legendas/CC e escolha nosso idioma. Pronto. As legendas estarão em Português do Brasil, cortesia de musicosmos.com.br para quem pretende realmente aprender violão e guitarra em poucos dias. Se você gostar, poderá fazer o curso de violão completo para iniciantes do Andy Crowley, com muito mais material e canções legais, além de um pouco mais de teoria.

Primeira Aula

A primeira aula você poderá ver a seguir, e é baseada na música For What It’s Worth da grande banda Buffalo Springfield, e tem apenas 2 acordes. Você também vai aprender um pouco de cifras de violão para acompanhar as músicas, assim como ler tablaturas.

Não deixe de ir ao site Andy Guitar, pois há material de apoio lá, como figuras de como fazer os acordes e coisas do tipo – tudo muito útil e muito simples.

Agora é com Andy e com você:

Segunda Aula

A segunda aula é baseada na música Born in the USA, um sucesso dos anos 80, que usa apenas os acordes de A e D. Se você não souber o que são acordes de A e D, não tem problema. Você aprenderá. A propósito, são os acorde de Lá Maior e Ré Maior.

Você também vai tocar uma pequena linha de solo que vai tornar a música imediatamente reconhecível. Muito legal.

Terceira Aula

Que tal tocar “Three Little Birds”, de Bob Marley? Além dos acordes A e D que você já aprendeu, irá tocar também Mi Maior, ou apenas “E”. Você vai ficar surpreso ao perceber quantas músicas legais se pode tocar com apenas alguns acordes simples.

Quarta Aula

Seu primeiro riff no violão! Todo mundo vai reconhecer “Wild Thing”, excelente música para um iniciante. O sucesso dos Troggs usa poucos acordes. Adivinhe só: E, A e D. Essa vai ser fácil e empolgante.

Continue estudando

Apesar de Andy chamar estas aulas de violão para iniciantes de “Curso de 10 dias”, isso não quer dizer que você tem que cumprir tudo em 10 dias. Lá tem material para você evoluir no seu tempo, levando quantos dias precisar em cada aula, sempre voltando e repetindo as músicas e exercícios das aulas passadas.

Não deixe de se divertir enquanto toca suas primeiras músicas no formato violão e voz.

Além dos vídeos, Andy colocou em seu site material de apoio, como tablaturas, desenhos dos acordes, diagramas do violão e suas partes, como afinar o violão, etc.

Não custa lembra que quem toca violão toca guitarra. Então este curso é também para guitarristas iniciantes. Na verdade, na maioria dos idiomas os dois instrumentos tem o mesmo nome. Ou seja, pesar de suas particularidades e diferenças, violão e guitarra são o mesmo instrumento.

Em resumo

Aprender a tocar violão online é um processo possível, ao seu alcance, mas depende da sua organização e disposição. Não desista antes do fim, e continue depois da décima aula. A jornada está só começando.

Se você quer saber realmente quanto tempo demora para aprender a tocar violão ou guitarra, não tenha mais dúvidas: leva a vida toda! Mas como você precisa começar de algum lugar, estas 10 aulas fáceis podem ser seu início de caminhada.

Vá ao canal do Andy para começar e boa sorte. E se precisar comprar um violão, dê uma olhada aqui:

Notícias do mundo da música e loja de instrumentos musicais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui