A Boss não requer apresentações entre os fanáticos por pedais de guitarra. Mas, embora a empresa tenha feito incontáveis pedais compactos clássicos desde o final dos anos 70, suas unidades multiefeitos tornaram-se figurinhas fáceis nos palcos por mérito próprio. Embora seja muito mais do que um simples pedal de múltiplos efeitos (ele também oferece simulações de amplificador e é programável), o Boss GT-1000CORE é o mais novo integrante desse ramo da linhagem Boss.

E embora a empresa goste de enfatizar o tamanho relativamente pequeno do CORE e a facilidade de instalação em pedalboards, é difícil não se surpreender com suas profundas capacidades.

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O GT-1000CORE tem o poder de processamento de seu irmão mais velho, o GT-1000, porém com menos funções integradas e sem pedal de expressão embutido. No entanto, existem 140 tipos de amplificadores e efeitos exclusivos disponíveis, bem como 24 blocos de efeitos simultâneos – todos renderizados via processamento de 96 kHz / 32 bits e conversão AD/DA. Ele também possui 250 posições de memória de usuário e 250 predefinições.

Desnecessário dizer que não haverá espaço aqui para discutir detalhadamente cada som, capacidade de edição e função de programação, mas a Boss oferece excelentes recursos online e manuais para ajudá-lo a navegar por esta unidade.

A seleção

A interface inclui cinco botões de edição de parâmetros, um botão seletor, um botão de saída master, três switches de pé e seis botões que cuidam de funções adicionais de menu, programação e navegação, que são monitorados por meio de um painel LCD de 4,44cm x 11,05cm.

Em teoria, quase tudo pode ser programado a partir do próprio Boss GT-1000CORE, mas, como a maioria desses processadores cheios de funcionalidades, pode ser mais fácil – e instrutivo – editar com seu Mac ou PC via USB – usando o amigável software de edição da Boss, o Tone Studio.

O CORE tem entradas e saídas estéreo (a saída esquerda funciona como uma saída de fone de ouvido estéreo), junto com conexões para vários pedais de controle externos e de expressão, dois conjuntos de loops send/return para uso com outros pedais, amplificadores e processadores, além de conectividade MIDI.

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Uma vez que pode ser usado como um processador multiefeitos ou como um simulador de efeito-e-amplificador, o GT-1000CORE pode ser configurado para ser conectado em um amplificador de guitarra tradicional ou em um equipamento de resposta totalmente plana (com ou sem o simulador IR de caixa/alto-falante acionado). As simulações de amplificador usam a nova tecnologia AIRD de Boss, um método que evoluiu do sistema Tube Logic nos conceituados amplificadores Katana de Boss.

A unidade também funciona muito bem indo direto para uma DAW para gravação e reamplificação. E… ufa, ainda nem chegamos aos sons.

Soando

Testado usando diversas guitarras e com variados métodos de conexão com amplificadores de guitarra tradicionais e monitores de estúdio, o Boss GT-1000CORE forneceu uma seleção alucinante de efeitos sonoros excelentes e simulações realistas de amplificadores que podem ser mixados e combinados no que parecem ser infinitas maneiras. Como se espera da Boss, os efeitos são as verdadeiras estrelas do show, e muitos deles que eu selecionei da gama impressionante de clássicos de Boss – e outros pedais – são praticamente indistinguíveis de seus originais.

A Boss incluiu muitas predefinições criativas na unidade, então é fácil colocá-la em funcionamento – e se divertir muito no processo – sem tocar em nenhum controle além do seletor. No entanto, ajustar e salvar seus próprios presets é muito fácil e você pode criar, reorganizar e manipular cadeias de sinal incrivelmente complexas que seriam difíceis de recriar no mundo real.

Em meio a toda essa diversidade de pedais virtuais, as simulações de amplificador são um ótimo bônus. Eles soam bem e reproduzem de forma bastante consistente a experiência de conectar-se à plataforma Katana. Dito isso, de um modo geral eu experimentei uma sonoridade mais natural e melhor sensação ao tocar desabilitando o AIRD e conectando o GT-1000CORE como uma unidade de efeitos em amplificadores valvulados tradicionais.

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O Veredito

O GT-1000CORE é efetivamente a coleção de pedais do sonho de um fanático pela Boss – tudo embalado em uma caixa muito compacta, prática e fácil de usar, com uma tonelada de recursos de bônus para conectividade flexível, edição, processamento com qualidade de estúdio, gravação e performance. É uma conquista e tanto pelo preço e pelo tamanho.

Os guitarristas obcecados com timbres de amplificador responsivos mais realistas e IRs hiper-realistas podem precisar considerar opções mais caras. Mas para um equipamento de viagem ou gravação doméstica, o Boss GT-1000CORE oferece muito valor.

Dave Hunter

Dave Hunter é escritor e músico que trabalhou nos EUA e no Reino Unido. Ele é o autor de The Guitar Amp Handbook, The British Amp Invasion, Guitar Effects Pedals, The Fender Telecaster, The Gibson Les Paul e uma dúzia de outros livros, além de colaborar regularmente com várias revistas de guitarra. Dave também lidera a banda A Different Engine, e mora em Portsmouth, NH, com sua esposa e seus dois filhos.

Sobre o Autor

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Premier Guitar
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Artigo originalmente publicado em Premier Guitar, traduzido e publicado por Musicosmos sob licença de Premier Guitar. Todos os direitos reservados.

VISÃO GERAL
Timbres
Facilidade de uso
Construção/Design
Custo/Benefício
FONTEPremier Guitar
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boss-gt-1000core-reviewPrós: Uma seleção alucinante de efeitos sonoros excelentes e simuladores de amplificadores. Conectividade versátil. Design bem projetado e executado, de fácil utilização. Contras: As simulações de amplificadores poderiam ser mais realistas. Preço: US$699 (nos EUA), cerca de R$7.500,00 no Brasil.