Contrabaixo Hofner B-Bass Hi-Series

O modelo de contrabaixo Hofner Violin Bass 500/1 foi projetado por Walter Höfner como uma alternativa aos contrabaixos existentes até então e foi exibido pela primeira vez ao público na feira Musikmesse de Frankfurt em 1956. Hoje em dia, o 500/1 é oferecido em vários modelos, da versão econômica Ignition até reedições especiais feitas à mão. Sua escala curta de 30 polegadas e seu peso ultraleve conseguiram conquistar o coração de muitos baixistas profissionais ao longo dos anos.

Contrabaixo-Hofner-B-Bass-Hi-Series

Tomando como desculpa a recente turnê de Paul Mccartney para apresentar seu mais recente trabalho “Egypt Station”, analisaremos um modelo clássico que faz parte da história da música moderna, o baixo Höfner Violin, especificamente o modelo B-Bass HI Series.

Começamos contando um pouco da história da marca fundada por Karl Höfner, que iniciou sua carreira como luthier de violinos em 1887, estabelecendo-se na cidade de Schönbach, na Alemanha, uma das cidades onde se concentrava a produção de instrumentos de cordas para toda a Europa Central.

Após a Primeira Guerra Mundial, ele expandiu sua fabricação para violas, violoncelos e contrabaixos, começando mais tarde a fabricação de violões e guitarras. Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, eles tiveram que se mudar para Möhrendorf, na Baviera, pois Schönbach tornou-se parte da República Tcheca.

Após anos de muito trabalho e crescimento, em 1950, eles decidiram fundar uma nova fábrica em Bubenreuth – que abrigava até uma pequena vila para alojar os trabalhadores.

Naquela década, e com o surgimento do Rock n Roll, a demanda por guitarras fez aumentar a produção e a exportação para todo o mundo, o que impulsionou a fabricação de novos modelos de guitarras e baixos. No início dos anos 60, a fábrica se expandiu várias vezes.

Em 1961, um jovem entrou em uma loja de música em Hamburgo e comprou um Violin Bass 500/1, pouco tempo depois ele e seu grupo mudaram o mundo da música e da cultura jovem, tornando o baixo Höfner um modelo icônico.

O jovem era, obviamente, Paul McCartney – baixista dos Beatles.

baixista-Paul-McCartney

O uso contínuo do Violin Bass por Paul ao longo de mais de 50 anos fez deste modelo um dos baixos mais reconhecíveis do mundo e ele permanece em produção constante na Höfner desde então.

Construção

O som deste contrabaixo Hofner é muito diferente dos baixos atualmente disponíveis no mercado, ele possui um som gordo, seco, quente e profundo, emulando o som acústico de um contrabaixo com uma ótima resposta à dinâmica. Todos esses recursos correspondem ao som de um baixo de escala curta com formato clássico.

headstock-do-Contra-baixo-Hofner

O pequeno tamanho do baixo o torna um instrumento muito confortável devido à proximidade das cordas, tamanho dos trastes e comprimento do braço. Além disso, o fato de pesar pouco é convidativo para que muitas horas sejam gastas tocando com ele.

Baixos de escala curta e eu geralmente não nos damos muito bem, pois estou habituado com o tamanho do Precision e do JazzBass, tornando esse formato de baixo um pouco desconfortável – mas ele tem um charme especial, especialmente se você é fã dos Beatles.

Quando conectado a um amplificador Aguilar e a uma caixa 2×12” da mesma marca, a primeira impressão foi muito boa, com pegada e gordura sem perda de definição.

O contrabaixo Hofner Violin Bass não é um instrumento para todos os estilos, mas se você procura um som clássico com pegada que emule pop, rock e beat dos anos 60, este pode ser seu baixo por um preço muito acessível – embora se você realmente gostar do modelo, pode encontrar no catálogo da Höfner algumas réplicas do baixo da época a preços altos, no mesmo patamar da Fender Custom Shop.

Alex Casal, B&B Magazine #53

contrbaixo-hofner-violoin
logo-revista-bajos-y-bajistas
Magazine Bajos & Bajistas

Artigo original de Magazine Bajos & Bajistas. Traduzido por Musicosmos e publicado sob licença de ®Magazine Bajos & Bajistas. Todos os direitos reservados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui