Quando a lenda do gospel-blues Pops Staples precisava de um amplificador, ele sempre pedia um Fender com “shake”. Se Pops ainda estivesse conosco, ele poderia ter todo o “shake” de que precisava – e até mais – com o pedal Fender MTG Tube Tremolo.
Como outros pedais Fender que já vimos, o MTG homenageia o passado da empresa ao mirar nos sons tradicionais certos. Mas, neste caso, ele também explora o lado mais selvagem do efeito tremolo e oferece tanto controle que nenhum amplificador da velha escola poderia oferecer – em grande parte graças aos controles de onda altamente flexíveis projetados com Bruce Egnater.
Dentro da caixa
Há realmente uma válvula dentro do invólucro de metal ultra-resistente de 5″ x 4″ x 2″ deste pedal. É uma pequena válvula de pré-amplificador NOS 6025, feita na década de 1940. A Fender adquiriu milhares delas quando comprou a Groove Tubes nos Anos 90. Então, naturalmente, o dispositivo requer uma fonte de alimentação de 9 V – especialmente porque o volume ouvido cai um pouco à medida que a intensidade do tremolo aumenta, e girar o botão de nível compensa essa perda aumentando a tensão fornecida à válvula.
Aumentar o nível também funciona como um boost de sinal – mas só um pouquinho.
Todos os quatro botões têm marcadores de posição em LED que melhoram a visibilidade em palcos escuros, mas você pode desligar a iluminação no interruptor localizado na parte de trás do pedal. Este tem se tornado um recurso padrão nos pedais Fender – uma ideia brilhante e genuinamente útil.
Assim como em um amplificador Fender clássico, existem controles para velocidade e intensidade do tremolo. Mas o grau de precisão que o botão de velocidade do MTG fornece é muito melhor.
Úteis marcadores para subdivisões de batidas específicas – semínima, colcheia pontilhada, tercina de semínima, colcheia, semicolcheia pontilhada, tercina de colcheia e semicolcheia – estão ao redor do potenciômetro Speed, eliminando a necessidade de adivinhações.
Como não há posições fixas, você também pode definir o botão em qualquer lugar intermediário entre esses pontos. Configurações de velocidade mais personalizadas são possíveis por meio do switch tap tempo, e um LED piscando acima do pedal TAP sempre pulsa no tempo do tremolo ativo.
Fora da caixa
Os controles de modelagem de onda do Tremolo incluem um seletor de alternância de modo e um potenciômetro Wave. Esse último combina ou seleciona as formas de ondas disponíveis em um determinado modo e, juntas, elas produzem a magia – esculpindo formas de tremolo que vão desde lânguidas, suaves e calmas até os blips barulhentos de um radar marciano.
Com o seletor para cima, o interruptor de modo passa através de formas de onda triangulares, senoidais, até a faixa de onda quadrada, fornecendo texturas suaves tradicionais, bem como efeitos agitados.
Na posição do meio, o controle de onda abrange ondas dente de serra até ondas triangulares. Na posição para baixo, o controle de onda ajusta a largura de pulso de ondas quadradas duras, o que é ótimo para efeitos de cacofonia e gagueira.
O botão Wave realmente expande o potencial de cada forma de onda. Na posição do seletor para cima, por exemplo, deixar Wave na metade do curso fornece um equilíbrio cremoso entre suave e instável com pulsos mais amanteigados e fortes nos dois extremos. (percorremos todas as três configurações de alternância em diferentes posições do botão Wave no vídeo de demonstração a seguir)
As muitas variações de pulso e forma de onda podem se traduzir em texturas surreais com outros efeitos também: eu me diverti muito girando o botão Wave totalmente no sentido horário e passando o sinal por um delay granular para um som muito parecido com o de ratos conversando em código Morse.
Obviamente, o MTG não é apenas para quem busca estranheza. Muitos músicos que usam esse pedal estão procurando timbres tradicionais perfeitos. E com minha Stratocaster plugada em um Carr Vincent limpo com reverb no 3, o pedal Fender MTG Tube Tremolo foi um bilhete ida ao passado.
Encontrei uma grande variedade de sons de tremolo bonitos e articulados. Meus favoritos incluem os brilhos suaves que obtive com o equilíbrio de ondas triangulares e quadradas, bem como uma configuração de colcheia com a intensidade que ajustei em homenagem a Pops Staples.
Veredito
Tanto os conservadores quanto os rebeldes encontrarão timbres para amar no pedal Fender MTG Tube Tremolo, um legítimo pedal Fender super fácil de usar e de preço médio, que coloca as fórmulas clássicas de tremolo valvulado da marca – e muito mais – em uma conveniente caixinha.
Ted Drozdowski,
O editor sênior Ted Drozdowski é um jornalista premiado, além de músico, compositor, produtor e consultor de cinema. Ele é um maníaco por slides e guitarra psicodélica, e já fez turnês e ministrou workshops internacionalmente. Ted também é o proprietário do Coyote Motel, sua banda psych-roots.
Sobre o Autor
Premier Guitar
Artigo originalmente publicado em Premier Guitar, traduzido e publicado por Musicosmos sob licença de Premier Guitar. Todos os direitos reservados.