No início do ano de 1994 o Barão começava a ensaiar o novo trabalho, Carne Crua. Porém, o detalhe que me marcou mais na lembrança foi o surgimento de mais uma banda paralela na minha vida: Os Britos.

Na época, convidados pelo Circo Voador para lançar o filme “BackBeat – Os 5 Rapazes de Liverpool” no Brasil , eu, George Israel, Guto Goffi, Nani Dias e Dado Villa-Lobos, fomos prontamente homenagear o projeto com nossa presença. Tiramos todo o repertório do disco e formamos o quinteto do show de lançamento no Circo.

O filme tinha como mote a história dos Beatles pré sucesso do primeiro single. Era a época Cavern CLUB, Hamburgo, etc. E assim, no exterior montaram uma banda para gravar a trilha sonora do filme, com uma mistura de integrantes das principais bandas de Seattle. No Brasil queriam o mesmo. Éramos então chamados de BackBeat Project.

Ensaiamos no estúdio do George, todos nós cantávamos e o repertório era dos clássicos dos anos 50 e início dos 60: “Twist and shout”, “Long Tall Sally”, “Rock And Roll Music”, “Slow Down”, “Bad Boy”, “Money”, “Mr Postman”, etc .

Colocamos nossas roupas pretas e óculos escuros e fizemos um puta show no Circo! Foi tão divertido e bacana que resolvemos continuar depois. Samuel Rosa também havia sido convidado nessa época, mas não pôde vir ao Rio. Dado fez mais um show com a gente (com canja do Paulo Ricardo) e depois tanbém parou.

Nós 4 seguimos levando som e ensaiando e marcando outros shows. Em um desses ensaios surgiu o nome, trocadilho infame, OS BRITOS. Estava formado o quarteto que 11 anos depois iria à Inglaterra gravar seu primeiro DVD, e receber medalha do príncipe inglês. Mas isso eu conto mais na frente. Afina , 1994 era ano do meu segundo lançamento com o Barão. “Carne Crua”! 

1994 tinha mais! Muito mais!

Trilha sonora selecionada pelo Rodrigo Santos:

Sobre o Autor

Rodrigo-Santos
Rodrigo Santos
Website | + posts

Há 36 anos contando a história do pop rock nacional, o baixista e vocalista Rodrigo Santos foi durante 26 anos artista do Barão Vermelho (1991/2017) e também tocou com Lobão, Kid Abelha, Leo Jaime, Miquinhos Amestrados, Os Britos, Blitz e Moska.

Santos está em carreira solo há 11 anos, tendo lançado durante esse tempo solo 7 CDs (6 autorais), 2 DVDs e 1 livro – sua biografia, escrita em parceria com o jornalista Ricardo Puggiali. Na biografia, Santos – além de sua história musical – conta como largou álcool e drogas em 2005 e se tornou coordenador numa clínica entre 2006 e 2009, além de fazer palestras/shows em escolas e faculdades.

Hoje em dia, além de fazer 15 shows solo por mês do DVD "A Festa Rock" e estar lançado seu oitavo disco solo "Desacelerando ( canções simples de uma noite fria)" que já está nas rádios e plataformas digitais, Rodrigo montou outra banda, com o guitarrista inglês Andy Summers (The Police) e o baterista João Barone (Paralamas), chamada Call The Police. Estão rodando o mundo com a tour e Rodrigo canta e toca o baixo em todo o show, com repertório do The Police. Santos também está cantando junto de Leila Pinheiro e Roberto Menescal na tour "Faz Parte do Meu Show - Cazuza em Bossa Nova".  Rodrigo Santos se apresentou solo com muito sucesso nas 4 ultimas edições do Rock In Rio (2011/2013/2015/2017) . Além de ter tocado com Barão na edição de 2001 e com Lobão em 91.

www.rodrigosantos.com.br